Sunday, July 30, 2017

Amanhecer no Mar da Palha


Menos popular do que as imagens de pôr do sol, registar o nascer do sol em fotografia no Tejo é bem mais estimulante, nomeadamente nos dias de Verão, em que a nossa grande estrela nos acorda logo pelas seis da manhã. As cores são sempre revitalizantes, a energia é mais dinâmica, e o resultado, recentemente foi este. A luz parece desenhar a montanha do Pico mesmo sobre Alcochete, a garantir ter valido a pena madrugar.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No mar a bordo do BRETAGNE


A navegar a bordo do navio de passageiros francês BRETAGNE, Maio de 2015


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, July 28, 2017

CREOULA ao largo de Cádis

O NTM CREOULA a navegar na baía de Cádis, saído de Lisboa a 27 de Julho. Quem me dera estar a bordo...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

TEJO BELÉM no estaleiro WestSea


O cargueiro TEJO BELÉM encontra-se no estaleiro da WestSea, em Viana do Castelo, num período de docagem e manutenção técnica, onde chegou a 18 de Julho, depois de ter estado fretado à Mutualista Açoreana.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Um olhar sobre o STAD AMSTERDAM

Um olhar fotográfico sobre o navio holandês STAD AMSTERDAM que visitou Lisboa mais uma vez a 23 de Julho, data em que registei estas imagens e umas quantas mais...
Um belíssimo navio em que ainda gostava de viajar, embora quanto a grandes veleiro, não me possa queixar, já viajei em vários e tenho tido o privilégio continuado de ver e fotografar algumas dezenas...
Sítio oficial do STAD AMSTERDAM a ver aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia







Dois gémeos em Lisboa

Fotografei recentemente em Lisboa dois grandes veleiros muito semelhantes, quase irmãos sem serem gémeos, o STAD AMSTERDAM e o CISNE BRANCO, ambos construídos nos estaleiros Damen, o primeiro fez escala em Lisboa a 23 de Julho para desembarcar passageiros, já o CISNE BRANCO visitou Lisboa em Junho, de onde largou na manhã de 14 de Junho...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


Thursday, July 27, 2017

Largada do DISNEY MAGIC


Largada do navio de cruzeiros DISNEY MAGIC de Lisboa em mais uma visita ao Tejo, a 25 de Julho de 2017. Uma manobra clássica, com o navio a afastar do cais e a abrir de popa, tirando partido do efeito da maré de enchente, rodando por forma a aproar à foz do rio.

O DISNEY MAGIC, de 83 969 GT e capacidade para 2456 passageiros foi o primeiro navio construído propositadamente para Disney Cruise Line, em 1997-98. Foi construído em Itália (Marghera / Veneza), tal como o seu gémeo DISNEY WONDER, tendo a frota sido reforçada em 2010 e 2012 com outra dupla, DISNEY DREAM e DISNEY FANTASY, com mais três unidades encomendadas actualmente.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia





Wednesday, July 26, 2017

MONTE DA GUIA em Santa Apolónia

Aspectos do porta-contentores português MONTE DA GUIA atracado ao terminal de contentores de Santa Apolónia, a carregar para mais uma viagem às Ilhas.
Fotografias registadas a 25 de Julho de 2017.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia



Rebocador AJAX



O rebocador AJAX, ontem a sair do cais de Santa Apolónia para o Mar da Palha, em apoio às operações portuárias com graneleiros ao largo. Fotos de L. M. Correia tiradas a 25 de Julho de 2017.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, July 23, 2017

Popas que passam


Navios que passam, as suas popas em movimento de afastamento. Popas em Lisboa. Navios em Lisboa, razão de ser e coreografia de um porto chamado de Lisboa, que a cidade é também do porto e parte do próprio porto.

Popas de navios no Tejo na tarde ensolarada de 19 de Julho de 2017: em cima, o graneleiro NAVIOS ORBITER e o costeiro HAV ZANDER; em baixo, popas portuguesas, com certeza, do navio-tanque SACOR II ed a corveta NRP JOÃO ROBY (F487). Popas de navios nos seus movimentos no Tejo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, July 20, 2017

Porto de Lisboa em imagens


Porto de Lisboa em imagens: cais de Santa Apolónia, vista leste. 
Imagens registadas a 19 de Julho de 2017
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CISNE BRANCO NO TEJO

Foi tão agradável a visita a bordo do navio-escola brasileiro CISNE BRANCO, que não vejo razão para publicar mais algumas das muitas imagens que registei a 13 de Junho de 2017, com o navio atracado ao cais da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa. Mais imagens do CISNE BRANCO aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, July 16, 2017

O Pesadelo da Desmaritimização


Nos tempos que correm, o "Desígnio do Mar" é uma mentira pouco imaginativa numa terra de brandos costumes e muita palermice. A realidade prática do Mar Português face aos discursos oficiais é um Mar de Mentiras. 
Quem devia saber não sabe e não sabe que não sabe, pois intelectos rasteirinhos sabem supostamente sempre tudo e de tudo. Os resultados são tristes. 
A Administração Marítima foi despovoada dos seus melhores elementos na sequência do desmantelamento do IPTM já há alguns anos e atinge agora níveis máximos de inoperacionalidade. O triunfalismo comunicacional associado aos sucessos do registo da Madeira, que já tem "mais de 500 embarcações" (contem as embarcações miúdas e serão já seguramente mais de 1000), é uma saloíce de água doce. A novela da legislação governamental da Taxa de Tonelagem dá vómitos. Nem se fale mais dos ATLÂNTIDAS, dos afretamentos de sucatas navegantes em sua substituição, dos esqueletos das Naveiros, das Soponatas, das Sacores Marítimas e dos armadores sem navios. Os episódios capazes de nos porem a chorar são recorrentes. Tudo tira o sono neste nosso mar deserto, o FUNCHAL, as trafulhices feitas à roda do FUNCHAL, ninguém querer saber do FUNCHAL e tudo o mais neste mar de ignorâncias enjoativas sem navios à vista. Se o banco onde o FUNCHAL e os seus dois companheiros de infortúnio encalharam não fosse tão incompetente, o assunto já estava ultrapassado e de preferência sem tantos milhões queimados. 
Alguém tem soluções para a Marinha Mercante, os navios e os marinheiros portugueses que não se conformam com a morte lenta do sector? 
Alguém tem ideias acerca de uma caracterização rigorosa do fenómeno da Desmaritimização desde 1975? 
Ignorância? 
Incompetência? 
Crime?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, July 15, 2017

Pintor de Marinha Stephen J. Card

Algumas das obras de Stephen Card: de cima para baixo, o cargueiro misto COTOPAXI, da Pacific Steam Navigation Comany, de Liverpool, os paquetes AMERICA e DUILIO e o cargueiro HOBART STAR, da Blue Star Line


Dois dos meus amigos do mundo dos navios e do mar e livros acerca desse universo que me diz tanto: William H. Miller e Stephen Card, apresentados aqui num diálogo ilustrado por algumas das obras de Stephen Card:
Recently, Bill Miller shared a photo of the German super liner Europa in a magnificent painting by Bermuda's Stephen Card.
Well, he was quick to respond: 
"A skeleton in the closet! This was one of my very early paintings... 1984. It is Number 8!!!!! 20 x 30 inches. Acrylics on canvas. Now 34 years later and 1,100 paintings, I think I am just now getting the hang of this painting 'stuff'. I wish I had gone to art school! I had two artists that helped along the way, Deryck Foster and Bill Muller. Two of the finest marine artists ever. On top of that I had to 'learn' about ocean liners. Always liners from early age, but it was in 1984 started to pay attention to detail and a lot of that came from many of your own books like the Dover books. I might have become a sail yacht painter, but I enjoyed the subject of liners much more. It has been a long voyage and I am still not even near the first port yet!"
Myself, I am just finishing a book about freighters of the '50s & '60s. Stephen has always been so generous. He has provided images of his numerous paintings. One of them, the attached Hobart Star of Britain's Blue Star Line, is included. As I sit here, I can see the mist that adds to the mood and even almost smell the sea salt. And I can feel the sense of determination: The 1956-built Hobart Star is heading home to London after a long voyage out to Australia & New Zealand. She's at​ top speed, her valuable cargoes of meat and wool yet to be delivered. Thank you, Stephen ... you keep these wonderful ships alive and in our memories. 
Conheço ambos há muitos anos como apreciador das obras respectivas. Tive o prazer de viajar de navio com o Stephen Card, sempre de "quarto" no Ocean Bar do Rotterdam. O Bill e eu encontrámos-nos pela primeira vez pessoalmente em 1983, em Portimão viajava ele no CANBERRA, e fomos ambos a Sines ver o INFANTE DOM HENRIQUE. Mais sobre o SJC aqui, e ainda aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia