Monday, September 30, 2013

Novo ocupante da Matinha...

O cais mais deprimente de Lisboa, em especial desde que foi associado ao paquete FUNCHAL e  sua agonia, felizmente ultrapassada, o cais da Matinha tem novo cliente no cargueiro CHAVES da Naveiro, empresa que tudo indica vive os ultimos momentos de 53 anos de existencia. 
Com toda a frota da Naveiro imobilizada e duas unidades entretanto vendidas, o CHAVES atracou na Matinha a 20 de Setembro, onde o fui fotografar a 29 de Setembro de 2013...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

n/m ILHA DA MADEIRA

Depois de ter andado a fazer transporte costeiro de contentores entre Vigo e Sines, ao serviço da Transinsular, o ILHA DA MADEIRA esta outra vez parado em Lisboa. Fotografia de 29 de Setembro de 2013. Olhando para a fotografia para al
em do navio, ressalta a falta de qualidade da arquitectura da zona oriental de Lisboa...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Porta-contentores C. S. SETUBAL


Porta-contentores C. S. SETUBAL atracado ao terminal de Santa Apolónia da Transinsular, a 29 de Setembro de 2013. Este navio é utilizado na carreira de Cabo Verde e Guiné, conjuntamente pelas empresas Portline e Transinsular.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

INSULAR em Lisboa


Ontem, dia 29 de Setembro de 2013, foi um Domingo cheio de navios nos cais de Lisboa, incluindo diversos navios portugueses, como o porta-contentores INSULAR, da Transinsular, mas com a chaminé da Box Lines, empresa a que está fretado para fazer a linha da Madeira.  Imagens do INSULAR atracado ao cais do Beato.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Rebocador AJAX


Rebocador AJAX atracado a uma das cábreas da Empresa Tráfego e Estiva na tarde de 29 de Setembro de 2013 com um dia cinzento, já a adivinhar mais um inverno nos cais de Santa Apolónia.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Porta-contentores CORVO em Lisboa

Porta-contentores português CORVO fotografado a 29 de Setembro de 2013, atracado ao cais de Santa Apolónia, em Lisboa, vindo dos Açores.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, September 27, 2013

GRIPSHOLM and KUNGSHOLM

Bill Miller recalls two handsome Swedish passenger liners and cruise ships I knew so well in the nineteen sixties and up to 1975: "The Swedish American Line had a glorious reputation: first rate service, food & ambiance. And of course they offered the most wonderful, long cruise itineraries. Their two ships, the GRIPSHOLM of 1957 & KUNGSHOLM of 1966, were thought to be much like "large yachts". The GRIPSHOLM, for example, carried only 450 passengers (out of a total of 842 berths on normal crossings) on her cruises -- and then with 450 handpicked crew. 
The two ships rarely met ... but on occasion, they did call in the same port. Here's a view from Copenhagen in 1972."
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Swedish American Line final call in Lisbon

Back in 1975 when I got my first good camera, Swedish American Line was one of the very best companies in the top cruise market: their two handsome twin funneled liners GRIPSHOLM and KUNGSHOLM were doing their final cruises however.
The company closed passenger services in that sad year, when so many other Pax shipping names went busted, but I was lucky to photograph both ships in Lisbon on their final season.
The KUNGSHOLM last call in Lisbon under the Swedish flag was an overnight call on 31st May - 1st June 1975. The photograph was taken at the Rocha Passenger Terminal on the evening of 31st May. The next day I took her underway leaving port. It was the end for SAL, due to high costs and lack of flexibility on the part of Swedish crews and unions. Sold to Flagship Cruises the KUNGSHOLM later returned to Lisbon under the Liberia flag and also as SEA PRINCESS, VICTORIA, MONA LISA and OCEANIC II...
Running mate GRIPSHOLM only returned once more as the NAVARINO.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, September 26, 2013

AZORES ex-ATHENA in her original form as STOCKHOLM

This painting from a company post card shows the passenger liner STOCKHOLM of 1948, the first of the post war liners of Swedish American Line. In 1960 she was sold to East Germany and became the cruise ship VOLKERFREUNDSCHAFT. Following total rebuilding in Italy she returned to service in 1994 as ITALIA PRIMA. In 2004 she became ATHENA of Classic International Cruises and now she belongs to Portuscale Cruises as the AZORES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LISBOA e PORTO trocaram de cais


Os navios de cruzeiros LISBOA e PORTO, que se encontravam atracados a Santa Apolónia, respectivamente desde 3 de Junho e 31 de Maio deste ano, trocaram de cais, mudando o PORTO mais para montante para dar o cais ao LISBOA que agora ficou atracado por Bombordo. 
As manobras decorreram em simultâneo entre as 08:00 e as 10:00 da manhã de 26 de Setembro, envolvendo quatro rebocadores. 
A troca de cais entre os dois navios da companhia Portuscale resultou da necessidade de preparar o cais jusante para a próxima fase de reparações e modernização do LISBOA, por forma a preparar o navio para regressar ao serviço em Fevereiro de 2014.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Tuesday, September 24, 2013

INSULAR fretado à Box Lines


A diminuição do volume de cargas para as Ilhas em consequência da crise económica tem levado à redução da frota de porta-contentores nas linhas da Madeira e dos Açores. 

Assim, o navio RUBY, afretado pela Box Lines há anos, foi reentregue ao armador e substituído na carreira da Madeira pelo INSULAR, que para o efeito está agora afretado pela Box Lines à Transinsular. 

O INSULAR deixou de fazer a linha dos Açores.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

COLUMBUS 2 arriving in Lisbon

Cruise ship COLUMBUS 2 underway on the river Tagus on 3rd September 2013 on another visit to Lisbon.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navio-tanque EXCELLO

Na manhã de 4 de Setembro de 2013 entrámos no porto de Leixões e fotografámos este petroleiro sueco cheio de personalidade: trata-se do EXCELLO, um navio de 19 999 TDW construído na China em 2008 para a companhia Domso Shipping K B. Um navio cheio de personalidade, propriedade de uma empresa armadora sueca familiar.

                                                                                                                                               



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Rebocador CASTELO DE ÓBIDOS

Rebocador português CASTELO DE ÓBIDOS, da companhia Tinita, fotografado em Leixões em Setembro de 2013. Construído em 2006, o CASTELO DE ÓBIDOS tem 1 083 GT (toneladas brutas) e 819 toneladas de porte bruto. Está registado na Madeira e opera em Leixões, dando habitualmente assistência aos navios-tanques que descarregam para a bóia ao largo de Leça.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Porto de Leixões: Lancha ANGEIRAS


Lancha ANGEIRAS, da Administração do Porto de Leixões, fotografada em Leixões em Setembro de 2013, por Luís Miguel Correia. Estive recentemente uns dias em Leixões e gostei muito de ver o porto bem ordenado e a funcionar em pleno. E ao contrário das outras administrações portuárias, Leixões mantém uma frota própria de rebocadores e lanchas. A pequena mas muito activa ANGEIRAS faz parte dessa frota.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, September 21, 2013

Navio oceanográfico ao fundo...

Para os praticantes de "Batalha Naval" hoje será dia de "Navio Hidrográfico ao fundo". Na costa do Algarve, para completar o projecto da Ocean Revival. Um belo navio, o ex-NRP ALMEIDA CARVALHO junta-se a uma fragata, uma corveta e um patrulha que passam a atrair mergulhadores, espera-se que muitos. O afundamento será hoje, 21 de Setembro pelas 13 horas...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Dia de LEIXÕES

Não se esqueça de colocar na sua agenda para hoje:

Dia do Porto de Leixões

- visita com entrada livre.

Disfrute e vá ver de perto um dos mais belos portos artificiais da Europa, talvez mesmo o mais laborioso.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, September 20, 2013

Molhe exterior de Leixões

Aspectos do molhe norte do porto de Leixões, fotografado a 17 de Setembro de 2013.




Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Lancha BARRA NORTE

Lancha BARRA NORTE, dos Pilotos de Lisboa, fotografada no rio Tejo a 17 de Setembro último.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, September 19, 2013

SAGRES largou de Lisboa para Aveiro

O Navio-Escola SAGRES largou esta manhã, 19 de Setembro, de Lisboa em viagem ao Norte de Portugal, com escala em Aveiro. A viagem da SAGRES ao Norte tem como objectivo a adaptação dos candidatos à Escola Naval. Até 27 de Setembro, os 50 jovens candidatos estão embarcados no Navio-Escola SAGRES, constituindo esta a última fase da Validação da Aptidão Militar Naval no processo de selecção do concurso da Escola Naval.
Durante a estadia no Porto de Aveiro, é de realçar ainda a participação do comandante do navio e de uma delegação da guarnição da SAGRES na inauguração da exposição de fotografias de D. Roberto Santandreu intitulada “Mar de Camões”, que ocorrerá no dia 21 de Setembro pelas 17h00, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega há 76 anos, 51 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objectivo, o navio representa o País e a Marinha no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal.
A Sagres é comandada pelo capitão-de-fragata Paulo Jorge Palma Alcobia Portugal e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem os 50 candidatos à Escola Naval.
Saiba mais sobre a Sagres aqui e aproveite para fazer uma visita virtual ao navio.
Fotografias de Luís Miguel Correia registadas a 19 de Setembro de 2013. Mesmo com falta de vento o navio envergou algum pano proporcionando um belo espectáculo numa manhã com uma luz magnífica a fazer desejar que o Tejo fosse sempre assim, vasto e belo, cheio de navios... Texto de LMC baseado no comunicado da Marinha sobre a partida da SAGRES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

MADEIRENSE 3 no mar

Três imagens do navio de carga português MADEIRENSE 3 a operar com as cores da companhia Box Lines (Grupo Sousa), fotografado no alto mar, ao largo da costa portuguesa a 17 de Setembro, quando navegava de Lisboa para Leixões. Notam-se nas imagens os efeitos da Nortada. O MADEIRENSE 3 está registado em Malta e opera na carreira Continente - Açores.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, September 18, 2013

LISBON FERRY TALES nomeado livro do mês pela Ships Monthly


O meu livro mais recente, o décimo nono dos 19 títulos que já tenho publicados, intitulado LISBON FERRY TALES, foi nomeado Livro do Mês em Inglaterra, com referências e comentários muito positivos ao livro e ao Autor, o que muito me sensibiliza e obriga a continuar, sempre, a procurar fazer melhor... O livro pode ser adquirido aqui, e para quem preferir a versão portuguesa, peçam um exemplar de DE LISBOA À OUTRA BANDA enviando o pedido para linerbooks@gmail.com...
Para o sucesso deste livro tive o contributo precioso do EUGÉNIO SANTOS, uma artista cheio de talento e gosto pelos navios, que fez as ilustrações dos antigos vapores do Tejo e de alguns mais recentes. Obrigado Eugénio...
Aos diversos Amigos que entretanto já viram a revista e tiveram a amabilidade de me felicitar, o meu muito obrigado...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, September 14, 2013

FAIAL em S. Jorge

Navio de passageiros e carga FAIAL da Empresa Insulana de Navegação atracado no porto das Velas, ilha de São Jorge, Açores.
O FAIAL foi comprado em Setembro de 1968 à Companhia Nacional de Navegação para substituir o LIMA na carreira dos Açores. Embora fosse um navio de passageiros em miniatura, construído inicialmente para fazer a cabotagem na costa de Moçambique com o nome LÚRIO, foi utilizado pela Insulana principalmente como cargueiro, transportando sempre um número reduzido de passageiros. Operou como paquete apenas alguns meses em 1970 quando passou a cumprir o itinerário do CARVALHO ARAÚJO, após este ter sido desviado para o transporte de tropas entre Lisboa e a Guiné. Em 1973 foi vendido para a sucata em Espanha. Foto enviada por Nuno Bartolomeu a quem se agradece a colaboração. Entretanto o porto das Velas cresceu e modernizou-se, sem perder a escala apropriada à ilha de São Jorge...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia