Monday, August 28, 2017

Veleiros em regata


Veleiros em regata ao largo de Cascais - 26 de Agosto de 2017







Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Farol de Santa Marta - Pormenores


Farol de Santa Marta, em Cascais. Detalhes diversos, 26 de Agosto de 2017








Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Wednesday, August 23, 2017

Navios de Guerra Desarmados


Três antigas unidades navais da Armada Portuguesa recentemente desarmadas e atracadas na Base Naval de Lisboa: patrulha P1165 ÁGUIA, patrulha P1140 CACINE e corveta F 486 BAPTISTA DE ANDRADE, numa imagem registada a 20 de Agosto de 2017.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Cais sem navios


Há dias assim em Lisboa: os cais não têm um único navio atracado, como aconteceu na manhã de 20 de Agosto. Para além de tudo o mais a actividade portuária é uma actividade mal amada pelos locais, as facadas ao cerno do porto têm sido mais que muitas, e a navegação escolhe outras paragens.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, August 22, 2017

SAGRES e MIRCEA: duas barcas irmãs no Tejo




A saída de Lisboa do navio-escola SAGRES, a 20 de Agosto de 2017, para a viagem a Leixões e ao Havre coincidiu com a presença no Tejo do seu irmão romeno MIRCEA, que chegou nessa manhã e atracou à Rocha. 
Especialmente para saudar o MIRCEA, a SAGRES navegou junto à margem Norte do rio e saudou o seu irmão romeno, um pouco mais novo, tendo resgistado as imagens possíveis,..
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, August 21, 2017

CUERA: outro ex-NAVEIRO no Tejo


Uma manhã bem produtiva, a de 20 de Agosto de 2017, passada no Tejo e arredores, a ver navios, pois então. Um dos navios a aguardar piloto mostrou logo semblante conhecido e não era caso para menos, o cargueiro CUERA que entrou de manhã e atracou em Palença, é mais um dos navios da Naveiro vendido ao estrangeiro depois de falida a companhia. 
O CUERA era o SILVES, e foi vendido em 2015, mantendo o registo da Madeira e pertencendo agora ao armador de Gijon Navinorte S.S., do Grupo Junquera Maritima, que além deste, inclui na sua frota, outro ex-Naveiro gémeo, o CORNION ex- VISEU. 
E assim se foram os nossos armadores e navios respectivos. No caso destes dois comprados pela Navinorte, quem terá sofrido mais terá sido o antigo BES, que detinha as hipotecas como garantias de financiamento.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


Tuesday, August 15, 2017

Em águas norueguesas


Estive algumas vezes na Noruega e quase sempre com um tempo quase mediterrânico, o que é raro por tais paragens. 

Aqui, o fiorde de Geiranger atravessado a bordo do magnifico MAXIM GORKIY de 1969...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, August 12, 2017

EBORENSE em rota de despedida


O "ferry-boat" EBORENSE, que há 11 dias foi rendido na carreira Belém-Trafaria pelo LISBONENSE, tendo passado temporariamente a um estatuto de "barco de reserva", até 12 de Setembro, regressou na tarde de 11 de Agosto à carreira da Trafaria, substituindo o LISBONENSE que efectuou uma operação de manutenção técnica. 

Provavelmente foi o adeus do airoso veterano saído dos Estaleiros de Viana do Castelo em 1954, pois a Transtejo não pretende renovar os certificados do EBORENSE que expiram em Setembro, passando o navio a situação de abate a partir de 12 do próximo mês. 
Com a retirada anunciada do EBORENSE chega ao fim uma época, pois este veterano é o último de uma ilustre linhagem dos tempos da Parceria dos Vapores Lisbonenses. O LISBONENSE e o seu irmão ALMADENSE não apresentam a mesma fiabilidade técnica e economia de exploração e são menos agradáveis, deixando os cacilheiros de serem o motivo principal para futuros embarques em Belém.
Fotografias de Luís Miguel Correia tiradas ao EBORENSE na tarde de 11 de Agosto de 2017 no Tejo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, August 08, 2017

Renegar os Paquetes da Matinha

Cada vez me incomoda mais a situação dos antigos navios de cruzeiros portugueses FUNCHAL e PORTO, atracados numa ponte-cais esquecida à Matinha, nos confins do Porto de Lisboa. 
O FUNCHAL está imobilizado desde Janeiro de 2015, o PORTO nunca navegou com este nome e encontra-se no Tejo desde 2013. 
Nem quase dados aparece quem os queira, as tripulações não são pagas há três meses, os navios degradam-se num exercício sórdido de incompetências múltiplas a atestar a suprema DESMARITIMIZAÇÃO da Marinha Mercante, esse ramo desconhecido do El Dourado do Mar Português que teima em ignorar o facto simples de que sem navios não há mar que se lhe diga.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Sunday, August 06, 2017

O magnífico paquete ANDREA DORIA de 1952



Orgulho da frota mercante italiana do pós-segunda guerra mundial, o paquete ANDREA DORIA entrou ao serviço em fins de 1952 e esteve em Lisboa no cruzeiro inaugural, numa escala de 1 a 3 de Janeiro de 1953, atracado à gare marítima de Alcântara. Foi uma visita do mais alto nível, com o ministro da Marinha Américo Thomaz e inúmeras outras individualidades a irem a bordo e recolher as melhores impressões. 
O armador português Bernardino Alves Corrêa gostou tanto da decoração e arranjos interiores do ANDREA DORIA que procurou reproduzir o que viu no futuro paquete INFANTE DOM HENRIQUE, o que efectivamente veio a acontecer, com o paquete português a ser encomendado em 1957, já depois da morte do fundador da Colonial.
Apesar do vanguardismo e qualidade geral do ANDREA DORIA, este navio estava destinado a uma vida curta, afundando-se a 26 de Julho de 1956 depois de abalroado pelo navio de passageiros sueco STOCKHOLM. 
O ANDREA DORIA visitou Lisboa sete vezes, em Janeiro de 1953 no cruzeiro inaugural, como referido acima, e a 5 de Abril, 15 de Maio, 16 e 30 de Dezembro de 1953, a 27 de Janeiro e 14 de Novembro de 1954 e a 19 de Dezembro de 1955, na viagem número 84. A última foi a 101.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, August 02, 2017

Navio-escola sueco FALKEN

Aspectos do navio-escola sueco FALKEN fundeado no porto do Funchal e durante a manobra de atracação, a 26 de Novembro de 2014. Sempre especial o ambiente à volta destes navios tão bonitos. Mais imagens do FALKEN e do seu irmão gémeo aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia







CRUZADOR AUXILIAR PEDRO NUNES ex-MALANGE


Cruzador-auxiliar PEDRO NUNES que serviu essencialmente como transporte de tropas para França durante a primeira guerra mundial. Tratava-se do paquete MALANGE da Mala Real Portuguesa que em 1902 foi comprado pela Empresa Nacional de Navegação e em 1918 foi transferido para a sucessora Companhia Nacional de Navegação. O PEDRO NUNES / MALANGE foi desmantelado em 1923. Quadro de autor desconhecido.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

TEJO BELÉM com novas cores

O cargueiro português TEJO BELÉM, antigo CHAVES da Naveiro, adquirido no início deste ano por uma nova empresa armadora, a Tejo Shipping Lines, de Lisboa, esteve nos estaleiros de Viana do Castelo de 18 a 31 de Julho, em trabalhos de manutenção técnica, tendo regressado a Lisboa a 1 de Agosto de 2017 pintado com as cores oficiais da nova empresa, casco azul e chaminé branca com o empblema da TSL. 
Fotografámos o TEJO BELÉM à chegada a Lisboa na tarde de 1-08-2017 e aqui ficam algumas das imagens.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia