Por irmos uns dias navegar no Atlântico Norte, o Blogue dos Navios e do Mar vai interromper a sua publicação por um curto período. Voltamos "dentro de momentos", para utilizar a expressão usada pela RTP nos seus primórdios televisivos, sempre que a emissão era interrompida por razões técnicas...
As we are going to sail in the North Atlantic for a short period, the SHIPS & THE SEA BLOG is holding new posts for the next few days...
Luís Miguel Correia - 2006
Sunday, September 24, 2006
QM2 despediu-se de Lisboa por este ano
Esteve em Lisboa este ano pela terceira e última vez o paquete inglês QUEEN MARY 2, em mais um cruzeiro ao Mediterrâneo.
O navio atracou em Alcântara a 22 de Setembro. Considerado o navio de passageiros mais prestigiado da actualidade, o QM2 já esteve nove vezes no Tejo desde que largou para a viagem inaugural em Janeiro de 2004.
Para o ano estão previstas mais duas escalas em Lisboa.
O navio atracou em Alcântara a 22 de Setembro. Considerado o navio de passageiros mais prestigiado da actualidade, o QM2 já esteve nove vezes no Tejo desde que largou para a viagem inaugural em Janeiro de 2004.
Para o ano estão previstas mais duas escalas em Lisboa.
Notícia e fotos de LMC - 2006
Cargueiro "Português" GREEN ISLAND no Tejo
Em 19 de Setembro estava "de quarto" junto à entrada da barra do Tejo a fotografar a navegação, quando apareceu no horizonte a silhueta de um cargueiro de entrada, que depois identifiquei como o navio de bandeira portuguesa (registado na Madeira) N/M GREEN ISLAND (7.617 GT / construído em 1996), propriedade da companhia panamiana Egmont Marine.
Aqui ficam duas fotografias a mostrar como ainda há cargueiros bonitos e bem apresentados. A segunda foi obtida a 22 de Setembro, no Tejo, com o navio de saída.
O GREEN ISLAND é operado pela companhia Pan Nautic, sediada em Lugano, Suiça, e tem mais dois irmãos gémeos, o BLUEMARLIN e o BLUEARROW, igualmente registados na Madeira.
Aqui ficam duas fotografias a mostrar como ainda há cargueiros bonitos e bem apresentados. A segunda foi obtida a 22 de Setembro, no Tejo, com o navio de saída.
O GREEN ISLAND é operado pela companhia Pan Nautic, sediada em Lugano, Suiça, e tem mais dois irmãos gémeos, o BLUEMARLIN e o BLUEARROW, igualmente registados na Madeira.
Apontamento e fotos de LMC - 2006
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m.s. Green Island
Friday, September 22, 2006
POSTCARDS of SHIPS
The SHIPS & THE SEA BLOG editor, Luís Miguel Correia, has been publishing special series of postcards of ships for collectors world wide.
There are about 200 different high quality cards available, including merchant and naval ships, with a large number of cruise ships and passenger liners.
The current list may be seen here
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Postais de Navios
POSTAIS DE NAVIOS
Luís Miguel Correia, o editor do Blog dos Navios e do Mar tem vindo a publicar uma série de postais de navios especialmente destinados a coleccionadores, tendo disponíveis cerca de 200 postais diferentes.
A maioria dos postais apresentam navios portugueses, tanto mercantes como de guerra, e navios de passageiros e cruzeiros. Junto apresentam-se postais dos paquetes CANBERRA (P&O, Londres, 1961-1997) e BLENHEIM (Fred. Olsen Lines, Londres, 1970-1984).
A lista actualizada pode ser consultada aqui.
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Postais de Navios
FRED. OLSEN DAY in LISBON
Two Fred. Olsen cruise ships, the BLACK PRINCE and the BOUDICCA shared the berth at the Rocha cruise terminal in Lisbon on 20 September 2006.
It is always nice to be able to photograph fleet-mates and the weather was particularly sunny.
The ships were scheduled to sail together at 6.00 PM but the BLACK PRINCE undocked first making it impossible to picture both underway. Here there are some photos.
The ships were scheduled to sail together at 6.00 PM but the BLACK PRINCE undocked first making it impossible to picture both underway. Here there are some photos.
DIA DA FRED. OLSEN EM LISBOA
Dois navios de cruzeiros da companhia norueguesa Fred. Olsen estiveram atracados juntos na Estação Marítima da Rocha em 20 de Setembro de 2006, proporcionando diversas imagens para o "album de família": o BLACK PRINCE, que frequenta o Tejo há cerca de 40 anos e o BOUDICCA.
Estava prevista a largada simultânea dos dois navios, mas tal não veio a acontecer, inviabilizando fotografias conjuntas a navegar.
Luís Miguel Correia - 2006
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Wednesday, September 20, 2006
MAIOR PORTA-CONTENTORES DO MUNDO
A companhia dinamarquesa Maersk Line colocou em serviço na carreira Norta da Europa - Extremo Oriente o maior porta-contentores do mundo, o N/M EMMA MAERSK, de 170.794 GT, 158.000 TDW e capacidade para 13.500 TEUs. O navio está a fazer a primeira viagem fazendo escala em apenas 7 portos - Bremerhaven, Rotterdam, Algeciras, Singapura, Tanjung Peleper, Hong Kong e Ning Bo - sendo a primeira unidade da nova classe SP da Maersk.
Construído em Odense, Dinamarca pelo estaleiro Odense Steel Shipyard (Grupo Maersk) - construção L203 - foi baptizado no estaleiro a 12 de Agosto e entregue ao armador em 1 de Setembro, iniciando a sua actividade em 7 de Setembro em Aarhus, primeiro porto de carga.
Com 398 metros de comprimento fora a fora, 56,4 metros de boca e 15,5 metros de calado, o EMMA MAERSK está equipado com um motor Diesel Wartsila de 14 cilindros e 109.000 bhp, sendo um navio muito automatizado, o que lhe permite navegar com apenas 13 tripulantes. Registado na Dinamarca, o EMMA MAERSK é o primeiro de 8 gémeos destinados à linha do Oriente. A capacidade de contentores "oficial" anunciada pelo armador é de 11000 contentores de 20 pés, incluindo 1300 frigorificos, mas é conhecido o secretismo da Maersk em revelar as características correctas dos seus navios, pelo que segundo observadores do sector a capacidade do novo Maersk será de 13.460 TEUs. As obras vivas do navio ( parte do casco abaixo da linha de água) estão pintadas com um revestimento de silicone que proporcionará uma economia de 1200 toneladas de combustível por ano.
Fotos: primeiras duas cedidas pela Maersk, a terceira de A. Carrasco, mostrando a chegada do navio a Algeciras na viagem inaugural. Texto de Luís Miguel Correia.
Fotos: primeiras duas cedidas pela Maersk, a terceira de A. Carrasco, mostrando a chegada do navio a Algeciras na viagem inaugural. Texto de Luís Miguel Correia.
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Maersk Line
Tuesday, September 19, 2006
TUNES para Angola
O navio de passageiros PINHAL NOVO, vendido à Companhia de Cruzeiros Fluviais pela Soflusa encontra-se desde 6 de Setembro atracado ao estaleiro da Rocha, em Lisboa, para reparação e conversão para operar em cruzeiros no Tejo, devendo passar a chamar-se ÓPERA.
No mesmo estaleiros encontra-se o KUANZA TOUR I, ex-TUNES, que está registado no Panamá e foi comprado por interesses angolanos.
Estes ferries foram construídos em São Jacinto para a CP e fizeram a ligação Lisboa - Barreiro até Maio de 2004, quando foram substituídos pela nova frota de catamarãns e imobilizados no Seixal.
LMC-2006
No mesmo estaleiros encontra-se o KUANZA TOUR I, ex-TUNES, que está registado no Panamá e foi comprado por interesses angolanos.
Estes ferries foram construídos em São Jacinto para a CP e fizeram a ligação Lisboa - Barreiro até Maio de 2004, quando foram substituídos pela nova frota de catamarãns e imobilizados no Seixal.
LMC-2006
Rebocadores vendidos para Cabinda
Os rebocadores CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU foram vendidos pelo Porto do Funchal (APRAM) para Angola e deverão passar a operar em Cabinda. Construídos na Figueira da Foz pelos Estaleiros Navais do Mondego em 1963, estes rebocadores prestaram muitos serviços em águas madeirenses durante mais de quarenta anos, tendo já sido substituídos por unidades novas, construídas em Espanha. Os rebocadores agora vendidos encontram-se no Funchal, mas devem navegar até Lisboa em breve, para reparação nos estaleiros Venamar e entrega aos angolanos. Nota: a venda destas unidades a Angola que chegou a ser dada como firmada acabou por não se concretizar e os rebocadores foram vendidos pela APRAM à empresa LUTAMAR, de Setúbal, encontrando-se em serviço no Continente.
O CABO GIRÃO e o PONTA do GARAJAU tiveram um gémeo, construído em 1964 para o porto de Ponta Delgada, o CORPO SANTO, que foi afundado há cerca de três anos ao largo de São Miguel, depois de substituído por uma nova unidade.
Angola está também a negociar a compra do catamarã INDEPENDÊNCIA, com o objectivo de o utilizar numa ligação entre Luanda e Cabinda. Nota: A venda do INDEPENDÊNCIA a Angola, e depois a Cabo Verde também não se concretizou. Depois de uma longa imobilização no Funchal, o INDEPENDÊNCIA acabou por ser vendido em Dezembro de 2008 à empresa LUTAMAR, de Setúbal e chegou a Lisboa procedente do Funchal a 23-12-2008.
Notícia e imagens de Luís Miguel Correia - 2006
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Sunday, September 17, 2006
Horário de saída dos paquetes
Procuramos ser correctos nas informações que aqui se publicam, e como tal há que rectificar frequentemente a lista de escalas de paquetes em Lisboa, que sendo feita com base em previsões está sujeita a alterações de última hora. É o caso das saídas dos três paquetes hoje em Lisboa: FUNCHAL - larga às 13h00, THOMSON CELEBRATION - sai pelas 15h00 e WIND SURF - partida às 18h30. Dados confirmados às 11h30 pelos Pilotos de Lisboa, a quem agradecemos a colaboração sempre pronta.
Luís Miguel Correia - 2006
Luís Miguel Correia - 2006
Tuesday, September 12, 2006
ORIANA e AURORA
Entrados ao serviço da companhia P&O Cruises respectivamente em 1995 e 2000, os paquetes ORIANA e AURORA foram ambos construidos em Papenburg pelo estaleiro Mayer, apresentando ambos uma nitida influência do CANBERRA (1961-1997) que entre 1994 e 1996 visitou Lisboa inúmeras vezes.
Por coincidência feliz, estes navios fizeram agora escala em Lisboa, em dias consecutivos, pelo que apresentamos o ORIANA fotografado a 11 de Setembro e o AURORA a 12 de Setembro de 2006.
A P&O é uma das mais antigas companhias de navegação do mundo, cujos navios visitam Lisboa desde 1835, quando passavam pelo Tejo a caminho de Gibraltar, numa carreira regular a vapor com início na Inglaterra.
A origem Peninsular da P&O está ainda hoje patente na bandeira da empresa, cujas cores azul e branca representam as cores da bandeira portuguesa em 1837, enquanto o amarelo e o vermelho são as cores espanholas. Em Lisboa os navios da P&O são representados pela agência James Rawes, que durante muitas décadas foi também agente da famosa Mala Real.
Luís Miguel Correia - 2006
Por coincidência feliz, estes navios fizeram agora escala em Lisboa, em dias consecutivos, pelo que apresentamos o ORIANA fotografado a 11 de Setembro e o AURORA a 12 de Setembro de 2006.
A P&O é uma das mais antigas companhias de navegação do mundo, cujos navios visitam Lisboa desde 1835, quando passavam pelo Tejo a caminho de Gibraltar, numa carreira regular a vapor com início na Inglaterra.
A origem Peninsular da P&O está ainda hoje patente na bandeira da empresa, cujas cores azul e branca representam as cores da bandeira portuguesa em 1837, enquanto o amarelo e o vermelho são as cores espanholas. Em Lisboa os navios da P&O são representados pela agência James Rawes, que durante muitas décadas foi também agente da famosa Mala Real.
Luís Miguel Correia - 2006
Monday, September 11, 2006
M/S FUNCHAL classic beauty
Two images of the Portuguese classic cruise ship FUNCHAL showing her timeless beauty although she has been considerably rebuilt at the stern area. Photographs taken off Lisbon on 10 September 2006 with the ship leaving for another cruise from Lisbon to Morroco and the Canary islands. Constructed in Denmark in 1961 for the old Empresa Insulana de Navegação, the FUNCHAL is the only survivor of the once proud fleet of Portuguese passenger ships that numberes 26 ships vessels forty years ago...
Photos by Luis Miguel Correia - 2006
Sunday, September 10, 2006
Largada do FUNCHAL
O FUNCHAL saiu de Lisboa para mais um cruzeiro a Marrocos e Canárias, tendo desatracado do cais de Alcântara pelas 17h30 de 10-09-2006.
Último sobrevivente da antiga frota de navios de passageiros portugueses, que há precisamente quarenta anos contava 26 unidades, o FUNCHAL mantém a mesma elegancia que o caracterizou desde que em Outubro de 1961 foi entregue à Empresa Insulana de Navegação para fazer a carreira das Ilhas. Este serviço foi mantido até Agosto de 1972, seguindo-se a reconversão para cruzeiros, efectuada em Amesterdão.
O navio pertence à companhia panamiana Great Warwick Inc., desde Agosto de 1985 operando com sucesso no mercado internacional de cruzeiros. É actualmente um dos navios mais antigos ainda a navegar com o nome e bandeira de origem, o que, curiosamente se deve ao armador grego George Potamianos, ligado ao FUNCHAL desde 1976 e que o comprou à CTM em 1985.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2006
Último sobrevivente da antiga frota de navios de passageiros portugueses, que há precisamente quarenta anos contava 26 unidades, o FUNCHAL mantém a mesma elegancia que o caracterizou desde que em Outubro de 1961 foi entregue à Empresa Insulana de Navegação para fazer a carreira das Ilhas. Este serviço foi mantido até Agosto de 1972, seguindo-se a reconversão para cruzeiros, efectuada em Amesterdão.
O navio pertence à companhia panamiana Great Warwick Inc., desde Agosto de 1985 operando com sucesso no mercado internacional de cruzeiros. É actualmente um dos navios mais antigos ainda a navegar com o nome e bandeira de origem, o que, curiosamente se deve ao armador grego George Potamianos, ligado ao FUNCHAL desde 1976 e que o comprou à CTM em 1985.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2006
Domingo de São Vapor em Lisboa
Antigamente quando chegava às Ilhas o paquete dizia-se que era Dia de São Vapor, uma espécie de feriado em que chegava gente, correspondência e mercadorias do Continente. Essse período romântico das comunicações a vapor já lá vai há muito, mas continua a haver paquetes e Lisboa encheu-se destes navios no Domingo 10 de Setembro de 2006, com cinco navios de cruzeiros atracados aos terminais de Alcântara (DELPHIN e FUNCHAL) e da Rocha (LE DIAMANT, THOMSOM DESTINY e STAAD AMSTERDAM). Oportunidade para umas largas centenas de turistas sentirem Lisboa e arredores, enquanto o FUNCHAL troca de passageiros ao terminar um cruzeiro a Tanger e iniciar outro a Marrocos e Canárias. O THOMSON DESTINY ex SONG OF AMERICA foi o primeiro a largar, pelas 14h00, seguindo-se o FUNCHAL às 17h00 e o DELPHIN às 18h00. Os restantes navios só largam a 11-09.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia- 2006
Five cruise ships called in Lisbon on Sunday 10 September 2006. The FUNCHAL and the DELPHIN used the Alcantara terminal while the THOMSON DESTINY ex-SONG OF AMERICA, the LE DIAMANT and the STAAD AMSTERDAM tied up at the Rocha terminal. The first dhip to sail was the THOMSON DESTINY at 2PM followed by the FUNCHAL at 5 PM and the DELPHIN at 6 PM. The remaining ships stay overnight.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia- 2006
Five cruise ships called in Lisbon on Sunday 10 September 2006. The FUNCHAL and the DELPHIN used the Alcantara terminal while the THOMSON DESTINY ex-SONG OF AMERICA, the LE DIAMANT and the STAAD AMSTERDAM tied up at the Rocha terminal. The first dhip to sail was the THOMSON DESTINY at 2PM followed by the FUNCHAL at 5 PM and the DELPHIN at 6 PM. The remaining ships stay overnight.
COSTA ATLANTICA no Tejo
Fez escala em Lisboa a 9-09-2006 o paquete italiano COSTA ATLANTICA que está a fazer um cruzeiro posicional do Norte da Europa para o Mediterrâneo. Este navio, de 85.619 toneladas de arqueação bruta e capacidade para 2680 passageiros, foi construído em Helsínquia e entrou ao serviço em 2000, sendo o primeiro navio de cruzeiros construído para a Costa após esta antiga empresa ter integrado o grupo Carnival.
The Italian cruise ship COSTA ATLANTICA (85,619 GT / built 2000) visited Lisbon on 9 September 2006 on a positioning cruise around Europe on her way to the Mediterraneran after the Baltic and Norwegian Fjords season. With accommodation for 2680 passengers - or paying guests as the Americans use to say(...)ageiros, the COSTA ATLANTICA was the first Costa newbuilding of the post Carnival period.
Photos and words by Luís Miguel Correia - 2006
Saturday, September 09, 2006
VER NAVIOS
Legenda das fotos: de cima para baixo, o FUNCHALENSE, porta-contentores que assegura a linha Funchal - Leixões da antiga Empresa de Navegação Madeirense, o LOBO MARINHO, da Porto Santo Line, o OCEANA em Lisboa. The container ship FUNCHALENSE operated by the old Empresa de Navegação Madeirense between Funchal and Leixões, the cruyise ferry LOBO MARINHO, and the cruise ship OCEANA taking-off from Lisbon...
Pois é, confesso que tenho passado a vida a ver... e a fotografar navios. Apenas lamento que tudo passe tão depressa. O primeiro navio que fotografei, em Fevereiro de 1975 era novo - o VISTAFJORD, e entretanto continua por aí, agora é fotografado como SAGA RUBY, está mais velho - um clássico, e comigo passa-se o mesmo. Mas é bom passar a vida a ver navios, e a fotografar e escrever sobre essas criaturas tão especiais. Para quem gosta de navios. Aqui ficam algumas fotografias cujo tema são... adivinhem... os navios!!!!
Luís Miguel Correia - 2006
A LIFELONG PASSION FOR SHIPS
The beautiful AUGUSTUS sailing from Lisbon in November 1975 and the new ARCADIA, a ship laid down by Carnival Corporation as the QUEEN VICTORIA...
All my life I have photographed and written on ships, but it has gone so fast. The official first ship photographed in February 1975 was the then brand new VISTAFJORD. She is stil with us but far from being a new ship she has joinned the club of classic cruise ships, and I am not in better shape, I' affraid... Here thera are some photos of ships "made by LMC"....
Luís Miguel Correia - 2006
Thursday, September 07, 2006
Coincidência sobre o LIMA
Se houve navios que marcaram a história das ilhas na Madeira e Açores, foi o velho paquete LIMA da Insulana, que serviu esta empresa de 1923 a 1968. Pois há dias estava a passear no molhe da Pontinha, no porto do Funchal quando deparei com uma pintura do navio auxiliar da armada alemã WESTERWALD a assinalar a sua passagem pela Madeira em 2004. A curiosidade está no facto de este navio ter o nome original do LIMA, construído em 1908 para a companhia HAPAG precisamente como WESTERWALD, e de o LIMA durante décadas ter atracado naquele local.
Palavras e fotografia de Luis Miguel Correia - 2006
Palavras e fotografia de Luis Miguel Correia - 2006
OCEAN ODYSSEY ex-JASON
Era uma vez uma companhia de cruzeiros grega muito antiga, com uma frota numerosa, composta por imensos navios antigos, comprados a outros armadores e modernizados, como os Gregos tão bem sabem fazer. Falo da Epirotiki, a empresa da família Potamianos que em 1995 deu origem à Royal Olympic Cruises, a qual por sua vez acabou por falir em 2004.
Parte da frota foi para a sucata, mas alguns navios acabaram por encontrar utilização por novos proprietários. É o caso do antigo JASON, que este ano foi comprado por um armador indiano e se chama agora OCEAN ODYSSEY.
O navio tem um programa de cruzeiros extremamente interessante, com saídas de Mormugão... operado pela Indian Ocean Cruises. Trata-se de viagens de 14 noites pela costa de Malabar e ilhas Lakshadweep, com saidas aos sábados de Mormugão, de 21 de Outubro a 5 de Maio de 2007. O OCEAN ODYSSEY está registado no Panamá em nome da Derwent Ocean, Ltd. Foi construido em 1965 em Itália e fazia parte de um grupo de 3 gémeos pagos pelo Estado italiano ao abrigo das indemnizações devidas pela segunda guerra mundial. (Texto de Luís Miguel Correia. Fotos da Indian Ocean Cruises e da internet com autor não identificado)
Parte da frota foi para a sucata, mas alguns navios acabaram por encontrar utilização por novos proprietários. É o caso do antigo JASON, que este ano foi comprado por um armador indiano e se chama agora OCEAN ODYSSEY.
O navio tem um programa de cruzeiros extremamente interessante, com saídas de Mormugão... operado pela Indian Ocean Cruises. Trata-se de viagens de 14 noites pela costa de Malabar e ilhas Lakshadweep, com saidas aos sábados de Mormugão, de 21 de Outubro a 5 de Maio de 2007. O OCEAN ODYSSEY está registado no Panamá em nome da Derwent Ocean, Ltd. Foi construido em 1965 em Itália e fazia parte de um grupo de 3 gémeos pagos pelo Estado italiano ao abrigo das indemnizações devidas pela segunda guerra mundial. (Texto de Luís Miguel Correia. Fotos da Indian Ocean Cruises e da internet com autor não identificado)
Friday, September 01, 2006
Paquetes em Lisboa: 31-08-2006
Navios em Lisboa: o paquete finlandês KRISTINA REGINA, o QUEEN ELIZABETH 2 - ambos fotografados em 31-08-2006, e o RHAPSODY à chegada ao Tejo a 30-08-2006
Os navios de cruzeiro despediram-se de Agosto em Lisboa com a presença de duas rainhas e uma antiga princesa: os navios KRISTINA REGINA e QUEEN ELIZABETH 2 não podiam apresentar maior contraste quanto ao porte de rainhas; a antiga princessa é o RHAPSODY da MSC, construido na Dinamarca e Itália e introduzido em 1977 pela Cunard como CUNARD PRINCESS...
Fotos de L. M. Correia - 2006
LISBON CRUISE SHIPPING
Two queens a and a former princess docked together in Lisbon on the last day of August: the queens were the ships KRISTINA REGINA and QUEEN ELIZABETH 2, while the former princess is the MSC cruise ship RHAPSODY, built in Denmark and fitted out in Italy as Cunard's CUNARD PRINCESS of 1977...
Photos by L. M. Correia - 2006
Os navios de cruzeiro despediram-se de Agosto em Lisboa com a presença de duas rainhas e uma antiga princesa: os navios KRISTINA REGINA e QUEEN ELIZABETH 2 não podiam apresentar maior contraste quanto ao porte de rainhas; a antiga princessa é o RHAPSODY da MSC, construido na Dinamarca e Itália e introduzido em 1977 pela Cunard como CUNARD PRINCESS...
Fotos de L. M. Correia - 2006
LISBON CRUISE SHIPPING
Two queens a and a former princess docked together in Lisbon on the last day of August: the queens were the ships KRISTINA REGINA and QUEEN ELIZABETH 2, while the former princess is the MSC cruise ship RHAPSODY, built in Denmark and fitted out in Italy as Cunard's CUNARD PRINCESS of 1977...
Photos by L. M. Correia - 2006
Paquetes em Lisboa - Setembro 2006
Setembro é um dos melhores meses em termos de visitas de navios de cruzeiros a Lisboa: 42 navios devem efectuar 49 escalas. Estes navios apresentam a habitual diversidade em termos de dimensões e outras características: o LEGEND OF THE SEAS (foto) é um dos visitantes...
Ver lista completa aqui...
Ver lista completa aqui...
Lisbon cruise scene September 2006
September is a very good month in terms of cruise shipping in Lisbon: 42 ships are scheduled to do 49 calls. The complete list is published here.
There is a wide range of ships, including the ROTTERDAM of Holland America Line (see photo), the FUNCHAL, the near sisters ASTOR and ASTORIA, the QM2, etc...
There is a wide range of ships, including the ROTTERDAM of Holland America Line (see photo), the FUNCHAL, the near sisters ASTOR and ASTORIA, the QM2, etc...
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