Monday, April 28, 2008

NAVIGATOR OF THE SEAS in Cascais 2008-04-23



O navio de cruzeiros NAVIGATOR of the SEAS fundeado em Cascais na tarde de 23 de Abril último. Uma presença pouco habitual pois estes navios normalmente saiem de Lisboa directamente para o mar e o porto seguinte. Esta visita inesperada à baía de Cascais de um dos maiores navios de cruzeiros do mundo deveu-se a uma varia técnica que só foi solucionada no dia seguinte, quando o navio largou para o Mediterrâneo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LANCHAS DOS PILOTOS DE LISBOA COM NOVAS CORES

Reparei que as lanchas dos Pilotos do Porto de Lisboa tiveram recentemente a sua aparência exterior alterada com a introdução, de uma forma mais explicita que anteriormente, da nova imagem institicional da APL.
Infelizmente a mudança é para pior, tornando as lanchas menos elegantes, o que é particularmente notório na TORRE DE BELÉM, que apresenta agora um aspecto fúnebre.
A muita simpatia que nutro pela APL e pelos muitos Amigos que lá tenho não me impedem de discordar com a actual imagem de marca do Porto de Lisboa, desenvolvida pela agência BRANDIA, que prima pela vulgaridade. A imagem anterior era muito mais adequada em termos estéticos e mais próxima da dignidade inerente a um grande porto internacional como é Lisboa apesar de todas as facadas que lhe vão sendo impostas por poderes vários na actual onda de desmaritimização da Capital.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, April 27, 2008

LISBOA integra nova aliança de portos de cruzeiros




O porto de Lisboa integra o grupo de 15 portos Atlânticos fundadores do novo projecto internacional de promoção conjunta de portos de cruzeiro, a Atlantic Alliance.
O projecto, apresentado publicamente durante o principal evento mundial da indústria dos cruzeiros, a “Seatrade Cruise Shipping Convention”, que decorreu de 10 a 13 de Março em Miami, pretende promover o Atlântico enquanto destino de cruzeiros contrariando o que até aqui vem acontecendo em que esta região serve essencialmente de passagem entre os destinos do Báltico e do Mediterrâneo.
Além do porto de Lisboa, o projecto conta também como membros fundadores com os portos de Vigo, Santander (Espanha), Bordéus, La Rochelle, Nantes, Brest, St. Malo, Cherbourg (França), Antuérpia (Bélgica), Roterdão, Amesterdão Ijmuiden (Holanda), Bremerhaven e Hamburgo (Alemanha). A curto prazo é objectivo do Hamburg Cruise Center, entidade que está a promover esta iniciativa, trazer mais membros para o projecto, nomeadamente os portos ingleses, nacionalidade do principal mercado emissor de passageiros de cruzeiros Europeu.
Tendo como slogan “Europe’s Prime Cruise Destinations”, o projecto pretende promover este “novo” destino de cruzeiros pela excelência das suas cidades, respectiva riqueza histórica e diversidade cultural e gastronómica, que oferecem a oportunidade para desfrutar de experiências únicas e diversificadas numa só viagem. Prevê-se que os resultados deste projecto se comecem a sentir apenas em 2011, pois as companhias de cruzeiro programam os seus itinerários com dois anos de antecedência. www.atlanticalliance.eu
Fotografias dos navios NORWEGIAN GEM, BLACK WATCH e PACIFIC PRINCESS fotografados em Lisboa a 26 de Abril de 2008.

Texto de comunicado APL / imagens de L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Fragata CÔRTE REAL detectou lancha suspeita de narcotráfico



A Fragata NRP CÔRTE REAL fotografada na manhã de 26 de Abril, ao regressar a Lisboa após a participação no exercício Phoenix Express 2008, que decorreu no Mediterrâneo Central no período de 08 a 22 de Abril.
No passado dia 24 de Abril, a cerca de 40 milhas a norte da costa africana, a Fragata “Côrte-Real”, detectou uma embarcação a alta velocidade, sem bandeira, a cruzar as linhas de tráfego marítimo de acesso ao Estreito de Gibraltar.
Empenhado o helicóptero orgânico do navio com vista à identificação da embarcação tipo “voadora”, esta, ao aperceber-se da presença da aeronave, inverteu o rumo em direcção à costa africana, começando a largar objectos para o mar.
O seguimento por parte do helicóptero da Marinha cessou face ao abandono de águas internacionais pela embarcação suspeita.
Desta acção resultou a recolha de meia tonelada de produto presumivelmente estupefaciente, que será entregue às autoridades nacionais à chegada do navio à Base Naval de Lisboa, no próximo sábado, dia 26 de Abril.
A “Côrte-Real” é comandada pelo Capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves Alexandre e conta com uma guarnição de 190 militares.
As fotografias apresentadas foram tirads à chegada do navio, vendo-se na segunda imagem o helicóptero a voar sobre o Tejo a caminho da Base do Montijo. Foi este helicóptero que provocou a fuga da lancha suspeita referida acima.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Texto adaptado de um comunicado da Marinha Portuguesa. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, April 25, 2008

Fragata CTE PEDRO CAMPBELL saindo de Lisboa




Fragata da Marinha do Uruguay CTE PEDRO CAMPBELL ex. NRP COMANDANTE SACADURA CABRAL fotografada cerca das 11h20 de 25 de Abril de 2008 após largar da Base Naval de Lisboa no início da viagem de entrega rumo a Montevideu.
A sua irmã URUGUAY ex. COMANDANTE JOÃO BELO acabou por não sair do Alfeite devido a um súbito ataque de nostalgia relativa aos 41 anos em que serviu briosamente a Marinha Portuguesa, pelo que a CTE PEDRO CAMPBELL seguiu para a baía de Cascais após passar a barra do Tejo, aguardando fundeada pela sua irmã.
Os navios da classe JOÃO BELO serviram Portugal no Mar durante um longo período em que marcaram diversas gerações de marinheiros e cidadãos amigos da Marinha. Recordo-me com saudade de ouvir as primeiras referências às novas fragatas "Francesas" no final da década de sessenta, quando as quatro unidades desta classe entraram ao serviço. Na escola cheguei a discutir com colegas acerca das virtudes destes navios, afirmando entusiasmado que eram melhores que o famoso couraçado alemão BISMARK...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navio-escola SAGRES de entrada


Aspecto do navio-escola SAGRES a entrar a barra do Tejo a 24 de Abril de 2008, no final de uma saída para o mar após fabricos no Arsenal do Alfeite.
Ia linda a nossa SAGRES, como sempre. Fiz mais algumas fotografias e veio-me à memória o processo de aquisição do navio em 1961-62, à Marinha do Brasil. Na altura terão havido diversas resistências à compra da GUANABARA, tendo contribuído positivamente para a compra do navio o Embaixador Pedro Teotónio Pereira, grande entusiasta do Mar...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

COSTA VICTORIA off Lisbon 2008-04-24

The Italian cruise ship COSTA VICTORIA photographed underway at speed off Lisbon on 2008-04-24 following another call to the river Tagus an Lisbon.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, April 23, 2008

NAVIGATOR stranded in Lisbon


The Royal Caribbean mega-cruise ship NAVIGATOR OF THE SEAS arrived yesterday morning in Lisbon on her positioning cruise to Europe, but did not leave port at 5 PM as planned due to technical problems. She is now at anchor off Lisbon at Mar da Palha as her berth was needed to BOUDICCA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

OCEAN MONARCH on sea trials 2008-04-22


O navio de cruzeiros de bandeira portuguesa OCEAN MONARCH efectuou ontem 22 de Abril, provas de mar na sequência de uma importante modernização efectuada em Lisboa pelo novo armador / operador Classic International Cruises.
O navio entrou em Lisboa pelas 16h00 e foi fotografado em frente a Belém já com o Piloto a bordo, tendo atracado a Santa Apolónia.
The new Classic International Cruises passenger ship OCEAN MONARCH underwent sea trials on 22 April 2008 following a very extensive refit and returned to Lisbon, where I was able to photograph off Belém at 16h00.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, April 21, 2008

The NORDNORGE off the Portuguese Coast 21 April 2008

The Norwegian cruise ship NORDNORGE photographed off the Portuguese Coast on 21 April 2008 outbound from Lisbon on her way home after another season of Antartic cruising.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Eight cruise ships in Lisbon 20 April 2008




Two ships shared the Alcântara Terminal: the ROTTERDAM and the WIND SURF. Another pair of ships docked at the Santa Apolónia Terminal, the AZAMARA JOURNEY on her first visit under her new name and the SEA CLOUD II, while the OCEAN MONARCH was nearby undergoing her extensive refit. Eight cruise ships could be seen in Lisbon on Sunday 20 April 2008...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Eight cruise ships in Lisbon 20 April 2008

The cruise ships SPLENDOUR of the SEAS and PRINCESS DANAE alongside the Rocha Cruise Terminal on 20 April 2008. The funnel of the HEBREDIAN SPIRIT can be seen over the PRINCESS DANAE bridge.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Eight cruise ships in Lisbon 20 April 2008

The 20th April 2008 was a special day for the history of Lisbon cruising activities with 8 cruise ships in port for the first time since the passenger liners days.

At the Rocha Passenger Terminal 3 ships shared the berthing facilities: the PRINCESS DANAE and the SPLENDOUR of the SEAS on turnaround cruises, while the HEBRIDEAN SPIRIT started a three-days call.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

The ROTTERDAM leaving Lisbon on 2008-04-20

The ROTTERDAM sailing from Lisbon on 20 April 2008 on her first call this year. One of eight cruise ships in port she looks very distinctive in her Holland America livery...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, April 19, 2008

The RAFFAELLO off Palma de Mallorca

When introduced in 1965 the new sisterships MICHELANGELO and RAFFAELLO replaced the veterans SATURNIA and VULCANIA of 1928 on the Mediterranean - North America route and allowed the Italian Line to became the first company on the North Atlantic in terms of passengers surpassing Cunard. However it was the swan song for those great liners and the ships only operated for ten years until laid up in 1975...
Photograph by Michael Sutcliffe. The RAFFAELLO is about to enter at Palma de Mallorca.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU

Rebocadores CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU fotografados juntos no porto do Funchal, em que estes navios serviram de 1963 a 2007. Actualmente encontram-se em Setúbal ao serviço da empresa Resistência, e perderam parte da sua elegãncia original devido às novas cores, com enfase no verde dos cascos e topo das chaminés.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CORTE REAL no Tejo


Com a transferência das duas últimas JOÃO BELOs para a Armada do Uruguai, a Marinha Portuguesa fica apenas com as três fragatas da classe VASCO DA GAMA, a que se vão juntar até 2009 duas unidades da classe BARTOLOMEU DIAS.
Quando me comecei a interessar por estes navios, no final da década de setenta, tinhamos as 4 JOÃO BELOs novas, as 3 ALMIRANTE PEREIRA DA SILVA ambém novas e a PERO ESCOBAR acabada de modernizar. Depois havia ainda as corvetas, em número de 10. Claro que nenhum dos navios dessa época se assemelhava em valor militar às fragatas actuais.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, April 18, 2008

FUNCHAL storming the North Atlantic

The last survivor of the once proud Portuguese passenger liners fleet, the cruise ship FUNCHAL was photograped in the Eastern Atlantic off the Portuguese coast on her return from Australia on 9th April.
The jewel in the fleet of Classic International Cruises, her timeless design and beauty make her a unique ship.
Since October 1961 she has sailed this sea countless times. When new, with black hull and yellow funnel, she was spotless and the best way to cross to the Atlantic Islands, calling at Funchal and Tenerife twice a month and then doing another monthly voyage to Madeira, and the main Azores ports of St. Michael's, Terceira and Fayal. She has been a full time cruise ship since May 1976.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, April 17, 2008

NCL vende três navios de cruzeiros

A companhia NCL - Norwegian Cruise Line, de Miami, vai vender três navios de cruzeiros da sua frota: o NORWEGIAN DREAM e o NORWEGIAN MAJESTY estão a ser negociados com a Louis Cruise Line, de Chipre, e o PRIDE OF ALOHA com a Pullmantur Cruises, o principal operador de cruzeiros espanhol, entretanto adquirido pelo grupo Royal Caribbean.
As negociações estão muito adiantadas com ambos os compradores.
O NORWEGIAN DREAM foi construído em França em 1992 com o nome DREAMWARD e alongado em 1998 em Bremerhaven, com a inclusão de uma nova secção central de 40 metros de comprimento, passando a ter então o nome actual.
O NORWEGIAN MAJESTY data igualmente de 1992 e foi construído na Finlândia para a Majesty Cruise Line, com o nome ROYAL MAJESTY. Foi adquirido pela NCL em 1997 alterando o nome. Em 1999 foi também alongado em Bremerhaven.
O PRIDE OF ALOHA é o mais recente do grupo. Entrou ao serviço em 1999 como NORWEGIAN SKY e foi projectado como gémeo do COSTA VICTORIA. O navio tem operado no Pacífico baseado nas ilhas Hawaii, mas as actividades da NCL neste mercado não têm corrido bem, obrigando à redução da frota, de três para um navio a partir de Maio.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Transporte G29 GARCIA D'ÁVILA

O novo Transporte da Marinha do Brasil GARCIA D'ÁVILA (G29), largando de Lisboa na tarde de 14 de Abril de 2008 na viagem de entrega rumo ao Brasil.
O GARCIA D´ÁVILA foi adquirido em Inglaterra em 2007 e integrado na Armada do Brasil a 4-12-2007. O navio saiu de Portsmouth a 31-03 e esteve em Lisboa de 11 a 14-04.
Anteriormente integrava o Royal Fleet Auxiliary Service da Marinha Britanica com o nome RFA SIR GALAHAD. Está classificado como navio de desembarque de carros de combate.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, April 16, 2008

FRAGATA URUGUAY em Lisboa



Fragata URUGUAY ex COMANDANTE JOÃO BELO (ROU 01) fotografada a navegar no Tejo a 15 de Abril último.
Fotografias tiradas com alguma emoção. Uma emoção contida pelo facto de ser preferível ver as nossas belas ainda que antigas fragatas renascerem ao serviço de outra Marinha, do que vê-las seguir para Alhos Vedros.
Alhos Vedros, cujo sucateiro espera pela sobrevivente da classe, já desarmada na Base Naval de Lisboa...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, April 14, 2008

Ferry ATLÂNTIDA já flutua

The new Portuguese Ro-Pax ferry ATLÂNTIDA alongside the fitting out berth of her builders, Messrs Vianayards - Estaleiros Navais de Viana do Castelo. The ATLÂNTIDA already shows her elegant and modern profile. She is the first new passsenger ship designed to operate in the Azores since the ol PONTA DELGADA was introduces in 1962 by Empresa Insulana de Navegação.
O novo navio de passageiros ATLÂNTIDA, em construção nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo já mostra as suas linhas elegantes e modernas, atracado ao cais de aprestamento.
Imagens registadas a 5 de Abril de 2008.
O ATLÂNTIDA vai ser o primeiro navio de passageiros novo destinado aos Açores desde que em 1962 entrou ao serviço o PONTA DELGADA, da antiga Empresa Insulana de Navegação, que serviu as Ilhas até 1984.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FERRIES em Viana do Castelo

Dois novos navios de passageiros do tipo Ro-Ro fotografados juntos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo a 5 de Abril de 2008: o navio espanhol VOLCAN DE TIJARAFE, na doca nº 1 do estaleiro, e à direita, o novo navio de passageiros português ATLÂNTIDA, atracado ao cais de aprestamento, e que se destina à companhia açoreana ATLÂNTICO LINE.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

MARCO POLO sailed from Lisbon


After a stay of 20 days in Lisbon, where she was delivered by Orient Line /NCL to new Greek-based owners, the cruise ship MARCO POLO sailed from Lisbon on saturday 12 April 2008, already with the funnel painted in TRANSOCEAN colours but still with the Orient Line logo on the bow. Photo taken in the morning of 11-04-2008 alongside the Rocha cruise terminal.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

IVAN FRANKO-class funnels


The cruise ship MARCO POLO had her funnel repainted in the livery of new charterers TRANSOCEAN, of Bremen, alongside Lisbon on 11th April 2008, as seen on the first photo.

The second photo shows the funnel of the ASSEDO ex-SHOTA RUSTAVELI as photographed in Lisbon on 2nd July 2003.
Neither funnel looks like it was as built, but there have been more changes on the MARCO POLO...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

A look at the ASSEDO



Two photographs of the Ukranian cruise ship ASSEDO on her first call to Lisbon under this name on 2nd July 2003.
Built in East Germany as the fourth ship in the IVAN FRANKO-class she sailed as SHOTA RUSTEVELI for many years until the colapse of the Soviet Union and the dispersion of their fleet of passenger and cruise ships.
Of the five IVAN FRANKO sisters, only the MARCO POLO ex-ALEKSANDR PUSHKIN remains in service.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

MARVILA in original livery as VOLKSDORF


The beautiful passenger ship VOLKSDORF photographed in Hamburg. Built in 1956 for HADAG of Hamburg, the VOLKSDORF was one of five German ferries sold by HADAG to TRANSTEJO in 1977, when she became the MARVILA.
Under this name she is still operating on the river Tagus between Belém, Porto Brandão and Trafaria, and she looks great under TRANSTEJO colours...
We have a special blog on the MARVILA / VOLKSDORF HERE...
Photograph copyright Jan Mordhorst, kindly sent by Cai Ronnau.
Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, April 11, 2008

GIANT POETRY IN LISBON WATERS

The brand new MSC Cruises flagship MSC POESIA has just arrived in Lisbon on her inaugural cruise. She is berthed alongside Alcântara Passenger Terminal and sails at 6 PM for the Mediterranean.
O Tejo está cheio de poesia hoje com a presença do novo paquete MSC POESIA em cruzeiro inaugural. O navio chegou esta manhã e larga às 18h00 para o Mediterrâneo.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia