Monday, May 31, 2010

COSTA DELIZIOSA in Lisbon



The newest ship in the fleet of Costa Cruises, COSTA DELIZIOSA, has just made her first call in Lisbon on 31 May 2010.
She arrived early in the morning and docked in Alcantara.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, May 29, 2010

SANTA MARIA MANUELA aberto a visitantes


O lugre SANTA MARIA MANUELA está aberto à visita dos seus muitos amigos durante este fim de semana na Gafanha da Nazaré: Sábado e Domingo, 29 e 30 de Maio de 2010 das 9h30 às 18h00, com intervalo das 12h00 às 14h00.
Uma boa oportunidade para ir a bordo de um navio magnífico renascido a partir de um velho casco graças a muitas vontades concretizados pela empresa Pascoal. Mais informações aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CELEBRITY ECLIPSE em Lisboa


Navio de cruzeiros CELEBRITY ECLIPSE entrando no Tejo pela primeira vez a 29 de Maio de 2010. Trata-se do terceiro navio da série mais recente da Celebrity, acabado de construir em Papenburg pelo estaleiro Meyer.
Cruise ship CELEBRITY ECLIPSE arriving Lisbon on her maiden call on 29 May 2010. Another great ship from Papenburg and the Meyer Werft.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

GUARDIÃO de saída


Rebocador costeiro GUARDIÃO a sair de Lisboa ao amanhecer de 29 de Maio de 2010.
Portuguese coastal tug GUARDIÃO leaving Lisbon early in the morning on 29 May 2010
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, May 27, 2010

ARRIAR O "JACK"

O "JACK" é a bandeira que os navios içam habitualmente à proa, no chamado mastro do jack. Dizem os preceitos náuticos que só deve ser içada assim que é largado o ferro ou passado o primeiro cabo a terra, isto é, quando o navio está parado, seja atracado seja fundeado.
As tradições vão-se perdendo e hoje é raro ver as bandeiras serem utilizadas correctamente.
Na imagem vê-se um marinheiro em dificuldades à proa do VENTURA no dia 25 de Maio de 2010, fora da barra do Tejo, com bastante vento. Depois de muito esforço, lá conseguiu desenrolar a adriça...
No caso dos navios da P&O o "Jack" é a bandeira da companhia, que devia ter sido arriada assim que o navio largou o último cabo ao desatracar em Alcântara. Mas cada vez se vê mais navios a navegar com o "Jack" içado... Na Marinha estas falhas dão direito a multas em cervejas...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Rebocador SPARTACUS no Algarve

Imagens do rebocador português SPARTACUS a navegar frente à Praia da Rocha na tarde de 22 de Maio de 2010.
O SPARTACUS é a primeira de três unidades gémeas construídas em 1976-77 em Alverca pelo estaleiro Argibay para o Gabinete da Área de Sines. Os seus irmãos são o ULISSES e o GOLIAS. Estes rebocadores têm 2400 cavalos de potência e são semelhantes aos rebocadores CABO DA ROCA e CABO ESPICHEL, construídos no mesmo estaleiro para a AGPL.
O SPARTACUS é operado presentemente pela firma REBOPORT e posicionado em Portimão quando necessário.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, May 26, 2010

MSC DE NOVO NO TEJO


Ontem enquanto pairava com o olhar e a máquina fotográfica na zona da barra do Tejo a aguardar a entrada do CREOULA fui brindado com este belo porta-contentores da MSC Shipping, que após alguns anos afastada de Lisboa está a voltar regularmente ao Tejo com os navios da carreira da América do Sul, caso desta unidade, o MSC BANU.
A MSC Shipping utiliza preferencialmente os portos de Sines e Leixões. Utilizou Lisboa durante muitos anos com o seu serviço "feeder" que passou para Sines.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, May 25, 2010

DESFILE NAVAL de Portimão

Fotografias dos navios da Marinha Portuguesa que desfilaram no rio Arade na tarde de 23 de Maio de 2010, encerrando as comemorações do Dia da Marinha de 2010 em Portimão.
Mantendo a ordem de saída dos navios, de cima para baixo os NRPs CENTAURO (P1155), AURIGA (A5205), BAPTISTA DE ANDRADE (F486), JOÃO ROBY (F487), D. FRANCISCO DE ALMEIDA (F334), VASCO DA GAMA (F330) e o navio de treino de mar CREOULA (UAM 201).
Como em muitas outras situações desta vida, os últimos são os primeiros, e o CREOULA encerrou o desfile naval com muitos aplausos e entusiasmo das centenas de populares que se distribuiram pelas margens do rio para gritar um sincero "Viva a Marinha".
Pela nossa parte além de um VIVA A MARINHA, um agradecimento sincero à Marinha e em especial ao Comando e Guarnição do CREOULA pelo apoio prestado a esta reportagem.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LISBONENSE e ALMADENSE baptizados em Aveiro

Notícia da Lusa, de 25-05-2010, relativa aos novos ferries LISBONENSE e ALMADENSE: "A Transtejo adquiriu dois novos ferries para renovação da frota na travessia do rio Tejo entre Cacilhas e Cais do Sodré. Os novos equipamentos representam um investimento de 14 milhões de euros e vão começar a transportar automóveis e passageiros já em Setembro deste ano.
"Os navios vão iniciar as chamadas provas de mar a 15 de Julho e, depois, ainda precisamos de um período de formação para a tripulação", explicou à Lusa João Pintassilgo, presidente da Transtejo.
As embarcações foram construídas no estaleiro da Navalria, em Aveiro, e vão proporcionar uma maior segurança, conforto e rapidez no embarque e desembarque dos veículos.
Também irão permitir uma poupança significativa em termos de manutenção em relação aos atuais cacilheiros que vêm substituir e que têm mais de 50 anos de serviço.
A empresa anunciou ainda que pondera retomar o transporte de passageiros entre Cacilhas e o Terreiro do Paço, que foi suspenso em 2000, aquando do acidente nas obras do Metropolitano, respondendo ao desejo de um "número significativo" de passageiros.
Os novos ferries estão equipados com um sistema de visão noturna para operar em condições desfavoráveis como visibilidade reduzida ou nevoeiro. As emissões de CO2 são muito inferiores aos limites legais, o que torna estas embarcações veículos mais amigos do ambiente com menor impacto ambiental."
Fotografia dos novos ferries da Transtejo atracados ao cais de aprestamento do estaleiro Navalria ontem, 24 de Maio, no dia em que se procedeu à cerimónia de baptismo das novas unidades. O LISBONENSE e o ALMADENSE foran "lançados à água" no dia 21-05-2010, quando sairam da doca seca onde foram construídos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

VASCO DA GAMA saindo de Portimão




Fragata N.R.P. VASCO DA GAMA fotografada a 23 de Maio de 2010 durante o desfile naval em Portimão que encerrou as comemorações do Dia da Marinha de 2010. A primeira das três fragatas Meko que compõem a classe VASCO DA GAMA da Marinha Portuguesa, esta fragata entrou ao serviço em 1991 e foi construída em Hamburgo pelo estaleiro Blohm & Voss.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, May 21, 2010

Canavilhas com ideias embrionárias




A equipa cultural da pianista Gab. Canavilhas, actualmente a actuar no Ministério da Cultura desmente a tentativa de acabar com o Museu de Marinha, tendo, em declarações hoje aos jornal PÚBLICO dito ser essa iniciativa uma ideia embrionária. 
O BNM reafirma um NÃO, NÃO, NÃO rotundo a aventuras da cultura governamental no Museu de Marinha de Lisboa e sugere à ilustre artista e governante que protagonize rapidamente o conceito de Museu da Viagem, solicitando respeitosamente a Sua Excelência e ao seu Secretário de Estado Elísio Sumavielle uma viagem só com bilhete de ida ao mais profundo e embrionário imaginário viageiro de longo curso.
Lamenta-se que Suas Excelências não possam embarcar num vapor nacional pois já foram todos abatidos com a Política de Desmaritimização dos últimos trinta governos provisórios e constitucionais.
No Museu de Marinha de Lisboa não se toca

Não deve ser difícil à Governação encontrar temas de desenvolvimento embrionário rápido em áreas
urgentes para o País. Germinem alternativas sem polémica. Podem começar por apoiar uma campanha nacional de combate ao analfabetismo cultural naval e marítimo...
Texto de L.M.Correia. Imagem da Internet de autor desconhecido. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

HELLENIC WIND a caminho dos Açores

Já vai a navegar rumo aos Açores, o navio de passageiros grego com registo de Malta HELLENIC WIND que deixou Lisboa esta madrugada.
Reparem na velocidade do navio - 30 nós - são as saudades dos Açores a prevalecer sobre uma velocidade mais económica. Haverá um petroleiro a meio caminho para fazer um reabastecimento, ou o navio está só a afastar-se depressa de eventuais zelos e inspecções em Lisboa?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

O SANTA MARIA MANUELA

Para nos alegrar e animar face às investidas do Ministério da (IN)Cultura contra o MUSEU DE MARINHA, aqui fica mais uma imagem do belo lugre SANTA MARIA MANUELA fundeado no Tejo a 11 de Maio de 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navio-tanque FURENAS

O navio-tanque FURENAS saindo a barra o Tejo a 19 de Maio de 2010. Um tipo de navio que faz muita falta à Marinha de Comércio portuguesa, infelizmente os nossos navios-tanques acabaram-se...
O FURENAS data de 1998 e tem 12.924 TDW, estando registado nas ilhas Faroe. Apesar do casco azul, fico verde de inveja com estes navios, talvez por saudades dos da antiga Sacor Marítima.

Faroe Islands-registered 12.924 DWT tanker FURENAS photographed on 19 May 2010 leaving Lisbon. A very impressive and elegant tanker.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Corveta BAPTISTA DE ANDRADE sob temporal


Duas imagens expressivas da Corveta N.R.P. BAPTISTA DE ANDRADE a sair a Barra do Tejo na tarde de 15 de Abril de 2010 sob temporal desfeito.
O navio tem hasteado no mastro a bandeira "R" indicativa de estar em serviço SAR - busca e salvamento, uma das actividades permanentes da Marinha apesar dos meios escassos de que dispõe. Valem estes navios eternos, a vontade de cumprir sempre e o tradicional TALENT DE BIEN FAIRE.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, May 20, 2010

CULTURA QUER USURPAR MUSEU DE MARINHA?

NÃO, NÃO, NÃO. 
No Museu de Marinha de Lisboa não se mexe. É uma afronta intolerável à Marinha, à Cultura Naval e Marítima e a todos os muitos amigos do Museu e interessados nos Assuntos do Mar.
A divulgação desta notícia no DIA DA MARINHA é ainda mais ofensiva. Querem usurpar as Galeotas para o Museu dos Coches? Querem fazer um Museu da Viagem? Tenham decoro, senhores governantes.
O regime actual tem levado a cabo subrepticiamente uma política desastrosa de destruição das actividades marítimas em Portugal nas últimas décadas em acções que vão desde a liquidação das Marinhas de Comércio e de Pesca à demolição de uma escola profissional moderna, como aconteceu recentemente com a ESCOLA DA MARINHA DE COMÉRCIO E PESCAS no Bom Sucesso. Não está provado que estas acções resultem apenas de incompetência ao mais alto nível.
Destruir o Museu de Marinha, sendo este uma instituição exemplar a todos os níveis e ainda por cima praticamente autónoma financeiramente é atentar contra os mais elementares interesses do País e insultar a Cultura Marítima Nacional. 
NÃO, NÃO, NÃO. No Museu de Marinha de Lisboa não se mexe.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Viva o DIA DA MARINHA, Viva o Dia Europeu do Mar

Vinte de Maio: Dia da Marinha e em simultâneo e por proposta portuguesa, Dia Europeu do Mar.
Um dia especial para pensar e viver o Mar e os Navios. Embandeirar os navios e trabalhar no sentido do regresso ao Mar efectivo e consistente. Divulgar o Mar Português e a sua cultura.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, May 18, 2010

KRISTINA REGINA last call...

KRISTINA REGINA made her final call to Lisbon as a cruise ship today. Another victim of SOLAS 2010 (well it all started with that dam tragic Titanic in 1912), she looked really pretty and very scandinavian with her twin funnels and grace.
Photographs taken off Lisbon on 18 May 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CRUISE SHIP FESTIVAL in Lisbon




May is always a busy time for cruise shipping in Lisbon and this year the ships and the weather coul  not have been more positive.
Here it is a glimpse of our present passenger shipping movements in Lisbon with photos of SAGA RUBY (16 May), BLACK WATCH, JEWEL of the SEAS, SILVER SPIRIT, AIDAcara (15 May).
Those and many other passenger ships have been the subject of busy ship photo sessions.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

HELLENIC WIND ex-VIKING in Lisbon

The Greek owned, Malta reistered and Portuguese chartered fast passenger ferry HELLENIC WIND ex-VIKING arriving in Lisbon on 16 May for inspection prior to the start of her summer service stint in the Azores islands operated by ATLANTICOLINE.
As the Isle of Man Steam Packet VIKING this ship already operated in the Azores in 2009.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

HELLENIC WIND no Tejo

Fotografia do navio de passageiros rápido HELLENIC WIND à chegada a Lisboa no passado dia 16 de Maio de 2010.
O navio está atracado em Lisboa no novo cais do Jardim do Tabaco para inspecção e tem saída prevista para Ponta Delgada para amanhã, dia 19. Trata-se do segundo dos dois ferries afretados pela empresa ATLÂNTICOLINE para assegurar as ligações sazonais de passageiros entre as ilhas os Açores. O primeiro navio, o EXPRESS SANTORINI já está a operar nos Açores.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, May 17, 2010

MSC ÓPERA no Tejo

Aspectos da chegada a Lisboa do MSC OPERA, em viagem transatlântica de posicionamento, do Brasil para o Mediterrâneo, no dia 17 de Maio de 2010. O navio atracou em Alcântara.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

PESCAS NACIONAIS

Hoje registamos a existência da embarção de pesca MÃE E FILHOS, do porto fluvial da Trafaria e essa imagem do pescador na sua embarcação de boca aberta Tejo acima tornou-se uma alegoria do estado a que chegou a causa dos assuntos do mar entre nós. Haverá sempre MÃE E FILHOS e embarcações similares, mas por este andar pouco mais...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia