Friday, December 31, 2010

Patrulha CUANZA no Funchal

Imagens do Patrulha NRP CUANZA atracado no porto do Funchal no passado dia 30 de Dezembro de 2010.
O CUANZA é um dos três sobreviventes de uma classe de 10 unidades ainda em serviço activo. Construídos para operarem em África, essencialmente na Guiné e Angola, os navios da classe CACINE têm sido uma presença constante na Madeira desde meados da década de 1970. Até há alguns anos estavam sempre destacadas duas destas unidades no Comando Naval da Madeira, mas entretanto a falta de navios levou à redução para apenas um navio...





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LOBO MARINHO rumo ao Porto Santo

Aspecto do LOBO MARINHO a caminho do Porto Santo minutos após largar do Funchal ao amanhecer de 30 de Dezembro de 2010. Sempre bonito este descendente simpático dos antigos paquetes portugueses...
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NORWEGIAN JADE leaving Funchal

NCL cruise ship NORWEGIAN JADE photographed on 29 December 2010 while leaving Funchal, Madeira Island.
I had just arrived from Lisbon for a few days of passenger shipping photography and the JADE was the first one.
Sorry if the photo was not up to my usual standard of quality, but with the present security measures and port restrictions, it is harder than ever to photographs the ships, and the cruise terminal in Madeira is now a secluded fortress...
NORWEGIAN JADE was built in Papenburg by the Meyer shipyard and delivered to NCL America as PRIDE OF HAWAII. She was renamed in February 2008. She is the fourth of six sister ships of the NORWEGIAN STAR class built between 2001 and 2007 for NCL.
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Thursday, December 30, 2010

BEAUTIFUL SHIP

The Danish sail training ship DANMARK photographed in Lisbon on 26 December 2010 showing all the beauty of an old style white ship...
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Tuesday, December 28, 2010

MONTE DA LUZ rebaptizado SAFADO

O rebocador MONTE DA LUZ, acaba de ser registado em Lisboa com o nome SAFADO, passando a operar ao serviço da empresa Lutamar.
O SAFADO foi construído em 1969 no estaleiro Argibay para a APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões.
Fotografias tiradas a 26 de Dezembro de 2010.
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VIÚVA ALEGRE

Ao contrário do que o nome pode sugerir, esta VIÚVA ALEGRE é muito sossegada, passa a maior parte do seu tempo atracada junto à Doca de Alcântara.
Como se pode depreender o batelão VIÚVA ALEGRE é uma das muitas embarcações auxiliares em serviço de tráfego local no Porto de Lisboa. Muitas, é uma forma relativa de as quantificar, pois já foram muitas mais, a desmaritimização não as poupou nestes anos mais recentes.
O batelão VIÚVA ALEGRE é propriedade da empresa AGUANAVE, foi construído em Lisboa pela empresa Eugénio & Severino no ano de 1965 e tem uma arqueação bruta de 218 toneladas. De referir que se apresenta sempre impecavelmente pintado.

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Andorinha do Mar no VIÚVA ALEGRE

É raro observar andorinhas do mar no porto de Lisboa, mas esta estava à minha espera na proa do batelão da água VIÚVA ALEGRE atracado junto às escadinhas da Sanidade (por sinal a pedir urgente beneficiação) no passado dia 26 de Dezembro.
Uma bela ave, e a presunção de haver vida no Tejo e docas de Lisboa para além dos navios...
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Capa com o FEDERICO C

Uma das minhas capas preferidas, dos velhos tempos da REVISTA DE MARINHA.
O navio era o paquete italiano FEDERICO C de 1958, que aparecia na imagem atracado à Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos em Julho de 1982 durante uma escala de uma viagem transatlântica.
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Monday, December 27, 2010

LISBON CRUISING

Lisbon is a very warm port of call for cruise ships even in winter time, as can be stated by this photograph of ARTEMIS berthed at Rocha cruise terminal, on 24 December 2010. The weather was sunny and nice... And more and more cruise ships are calling in the off-season.
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A LOOK INTO INTERNATIONAL SHIPPING

As 2010 draws to a close and a global economic recovery of sorts gathers pace, it is sobering to reflect on just how close the western financial system came to collapse two short years ago. Were it not for some swift and decisive action taken by governments to bail out the many banks that had overplayed their hand, goodness knows what shipping journalists would be writing about today.
Thinking about how close many industrialised nations came to civil disaster leads on to the realisation that modern lifestyles are almost totally dependent on the finely tuned logistics of global shipping. Computerisation and sophisticated voyage planning enable inventories to be minimised and supermarket shelves and petrol stations to be restocked on virtually a daily basis.
Such home truths often go unappreciated by a society which over the past two decades has become increasingly cosseted as well as more risk-averse than ever before. Rather than dwell on the ramifications of a global financial meltdown, people lie awake at night worrying about what are perceived to be the burning issues of the day, notably terrorism, climate change, environmental pollution, petrol prices and energy shortages.
Over the course of 2010 these fears have been fed by a steady stream of headlines along the lines of:
- “US trade jeopardised by lack of adequate port security measures”
- “India to refuse entry to single-hull tankers from 2011”
- “Piracy a major threat to energy and food supplies”
- “New call for carbon charges on aviation and shipping”
- “Future fuel bottleneck requires shipping industry action”
- “Implementation of ballast water regime presents major challenges”
- “Biofuels gain within fuel mix could be slow”
- “UK petrol prices hit new record amidst concerns over oil supplies”
Hindsight is a wonderful thing, but it has to be said that the global response to the 9/11 attacks could have been handled much better. The rush to establish a cordon sanitaire around the lives of every citizen in the immediate aftermath of the attacks played into terrorist hands, and sent out shock waves that are still being felt today. While no-one would decry the introduction of most of today’s new airport security measures, the wisdom of implementing an equally rigorous system for ships and ports worldwide is questionable at best. Politicians like to be seen to be taking effective action but over-reaction is a term that springs to mind when considering the extent to which they would like to see world freight shipments vetted. Homeland security divisions of government have set their enforcement agencies impossible targets and introduced a welter of restrictions on seafarers and port workers in the process. One wonders about the extent to which the skills of statisticians have been employed in assessing risks before moving ahead with some of the port security measures that have been tabled. The overseas screening of freight containers on a 100% basis, the expansion of vessel tracking to all small vessels and a major commitment to intelligence gathering are regarded as bridges too far by most wise heads in both industry and the enforcement agencies entrusted with policing the waterfront.
The number of seafarers that have been taken hostage by pirates in the Gulf of Aden and off East Africa in 2010 is approaching the record number established last year; this, despite the increasing number of naval patrol vessels deployed and other anti-piracy measures introduced by the shipping 
community. The trend adds further weight to the belief that the problem has to be tackled at source.
While the Royal Navy may have been successful in ridding the seas of slave traders two centuries ago, a
different approach is needed today. Until some degree of control is established in the lawless land that is Somalia and the era of the war lord is brought to a close, piracy is unlikely to go away. For those who thought the year of peak oil was 2007, it is time to think again. Preliminary results indicate that global oil consumption in 2010 will reach the record level of 86.7 million barrels per day (b/d), 100,000 b/d more than in 2007. While oil use in the US and Europe may be stable, increasing consumption by expanding Asian economies is driving the rebound in the demand for oil. However, the question as to whether or not the increase in oil consumption is sustainable is not going away. The extent to which oil reserves are finite is evidenced by the current rise in the price of oil towards the USD 100 per barrel mark. As the easily accessible oil deposits are depleted, the energy industry is moving offshore, into deeper waters, in search of new supplies. This, in itself, presents technological challenges while the full impact of the Deepwater Horizon blowout in the US Gulf last April on future drilling programmes remains to be felt.
The good news for the world at large is that gas is the new oil. Posted reserves of natural gas, already healthy, have been swelled in recent years by major finds of shale gas in the US. These discoveries have already turned the global gas market on its head and the promise of further unconventional gas development projects in other parts of the world over the coming decade heralds the dawn of the gas era. First off the block will be a series of major liquefied natural gas (LNG) export schemes in eastern Australia based on the use of Queensland coal seam gas. Gas is poised to relieve some of the pressure on the use of oil as a transport fuel. The number of LNG and compressed natural gas (CNG) fuelling stations worldwide is growing by the day. The initial beneficiaries have been the operators of taxi and municipal vehicle fleets but the attractions of gas, not least its competitive price and clean-burning properties, are gaining allies across the heavy goods vehicle community. Furthermore, gas is beginning to feature amongst the options being considered by ship owners facing up to the challenges posed by increasingly stringent requirements governing marine atmospheric pollution. Amongst the fossil fuels, natural gas in the form of LNG offers the optimum solution for limiting emissions of harmful pollutants and a number of LNG-powered coastal vessels are already in operation in Norway. Initially, it was thought that the use of LNG as a ship fuel would be limited to small vessels operating in close proximity to their fuelling stations. However, the technological challenges of providing LNG bunker 
tanks for large, deepsea vessels and supplying these tanks with the necessary fuel have been tackled with a range of exciting new designs. The use of gas as a transport fuel will also relieve some of the pressure imposed on biofuels by green lobby groups and politicians keen to limit man’s carbon footprint. It is now acknowledged that developing biofuels to anything like the volumes needed will impose unsustainable impacts on the global ecosystem. Looking back, 2010 has been another tumultuous year, made unnecessarily complicated by doom-laden and fear-inducing headlines repeated ad infinitum. Looking ahead, the worst of the global financial crisis is behind us and economies are beginning to grow again. The hope is that lessons have been learned and that careful thought will be given to the challenges which lie ahead. There are reasons to be cheerful this festive season and for moving on, into 2011, in an optimistic frame of mind. 
Source: Feature, BIMCO in DAILY COLLECTION OF MARITIME PRESS CLIPPINGS 2010 – 361
Texto by BIMCO. Imagens copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CRUZEIROS À MADEIRA no FIM DO ANO

Durante décadas, dos anos 1930 até 1975, uma das tradições mais agradáveis associadas aos paquetes portugueses era a realização de cruzeiros de Fim de Ano à Madeira a partir de Lisboa. Estes cruzeiros eram muito populares no Continente e bem recebidos no Funchal, tendo sido iniciados pela Empresa Insulana de Navegação com o paquete LIMA que mais tarde utilizou também os paquetes FUNCHAL e ANGRA DO HEROÍSMO para o efeito.
A Companhia Nacional de Navegação também chegou a fazer cruzeiros de Fim de Ano à Madeira, nomeadamente com o seu paquete NYASSA.
Também a Companhia Colonial de Navegação marcou presença no Fim do Ano funchalense a partir de Dezembro de 1948, primeiro com o SERPA PINTO, depois com os navios VERA CRUZ e SANTA MARIA. A venda deste em 1973 levou igualmente o INFANTE DOM HENRIQUE a passar a noite de São Silvestre na Madeira em Dezembro de 1974 e 1975, já com as cores da CTM.
Os navios saiam de Lisboa, normalmente cheios, uns dias a seguir ao Natal, sempre na última semana do ano. Muitas vezes faziam-se cruzeiros com dois paquetes diferentes e chegou a registar-se a organização de três cruzeiros no mesmo ano. Em 1955 o cruzeiro de Fim der Ano promovido pela Colonial largou do Tejo a 30 de Dezembro, rumo ao Funchal e incluiu ainda visita a Tânger, como refere o anúncio do cruzeiro publicado no Jornal da Marinha Mercante de Dezembro de 1955.
Com o desaparecimento da frota portuguesa, a tradição mantém-se com cruzeiros em navios estrangeiros que passam a noite de 31 de Dezembro no Funchal. 
For text in Engish click here.
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90 ANOS AÇOREANA

Foi há exactamente 90 anos que se constituiu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, a MUTUALISTA AÇOREANA, S.A.R.L., que resultou da fusão da Empresa Micaelense de Transportes Marítimos com a Empresa Mutualista de Navegação Acoreana.
Passados 90 anos a empresa integra o Grupo Bensaude como um dos armadores de maior prestigio da Marinha de Comercio nacional.
Parabéns e desejos de que os próximos 90 anos mantenham o rumo de sempre ao serviço de Portugal e dos Açores.
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BALMORAL em Lisboa 24-12-2010

Neste ano de 2010, em que a navegação de cruzeiros privilegiou o porto de Lisboa de forma tão significativa, coube ao paquete BALMORAL, da companhia norueguesa Fred. Olsen Cruise Lines ser o último navio de cruzeiros de 2010 a subir o Tejo, na manhã de 24 de Dezembro, um dia com sol e muitos navios de passageiros, pois além do BALMORAL, estiveram atracados nesse dia em Lisboa os paquetes INDEPENDENCE OF THE SEAS e ARTEMIS, ambos em transito, e ainda os navios FUNCHAL e PRINCESS DANAE, ambos em período de manutenção técnica. Fotografia do BALMORAL a passar S. Julião da Barra ao amanhecer de 24 de Dezembro de 2010.
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FUNCHAL na Matinha

Estranho e belo, ver o FUNCHAL atracado à velha ponte-cais da Matinha. Estranho por fora do comum, pois é a primeira vez que um navio de passageiros utiliza este antigo cais concebido para navios-tanques, vulgo petroleiros, na década de 1930.
Belo por dez mil razões, tantas quantas as toneladas de arqueação bruta deste fiel veterano da antiga frota de navios de passageiros portugueses. Belo por a sua permanência em cais tão fora do comum significar para o FUNCHAL uma nova oportunidade de continuar a fazer parte da frota de navios de cruzeiros internacionais após a importante modernização a que está a ser submetido, com conclusão prevista para o final de Junho de 2011. FUNCHAL, sempre...
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Sunday, December 26, 2010

REVISTA CRUZEIROS à venda nas bancas em Portugal

Está já à venda nas bancas a nova revista CRUZEIROS, uma nova publicação fundada e dirigida pelo jornalista Luís Filipe Jardim, inteiramente dedicada aos navios de passageiros e aos cruzeiros, cuja aquisição recomendamos vivamente.
Trata-se de um projecto editorial fora do comum, uma vez que, ao contrário do que habitualmente acontece, com a incursão de jornalistas generalistas no mundo dos navios, a revista CRUZEIROS  inova ao traduzir o contrário: uma revista de qualidade feita por especialistas em navios de passageiros empenhados na partilha de um entusiasmo genuíno e pelos navios e pelo mar e resolvidos a divulgar o mundo dos cruzeiros e navios sem preconceitos, sem trocar a proa pela popa, a chamar os nomes correctos a cada elemento.
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PRINCESS DAPHNE in Ships backcover

The shipping magazine SHIPS MONTHLY published this magnificent photograph of the Classic International Cruises passenger ship PRINCESS DAPHNE on the back cover of their December 2010 issue.
The photo shows the PRINCESS DAPHNE in British waters and was taken by Maritime phopographic.
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NPOs para a Nigéria?


Negócio complexo por envolver navios já vendidos à Marinha, mas que renderá pelo menos 50 milhões  de euros por unidade
O Estado autorizou a entrega à Nigéria do segundo navio de patrulha oceânica (NPO) destinado à Marinha, que cederá depois o que receber dentro de algumas semanas, soube o DN. A concretizar-se, "será um negócio complexo" que renderá aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) pelo menos 50 milhões de euros por navio, admitiram duas das fontes. Uma terceira fonte afirmou que o montante será superior.
A complexidade do processo, por ser material militar, resulta ainda de a venda dos NPO (os patrulhões) à Nigéria envolver os que estão contratualmente destinados à Marinha, o que implica rever esse contrato entre o Estado e os ENVC, confirmaram diferentes fontes.
A proposta da Nigéria foi apresentada após a visita aos ENVC do respectivo ministro da Defesa, no Verão. Na mesa estava a aquisição de quatro NPO, número reduzido para duas unidades quando os estaleiros disseram quanto custaria cada uma. Segundo fonte governamental, "está em aberto se serão dois ou quatro" os navios a vender à Nigéria.
Mas "a pressa" da Nigéria em ter os navios - e a necessidade dos ENVC, leia-se o próprio Estado, em fechar o negócio - "esbarra" no facto de os NPO em fase final de construção estarem vendidos à Marinha (que tem ainda mais urgência em os receber).
Fontes civis e da Armada coincidiram em dizer como o negócio pode evoluir: o primeiro NPO - o Viana do Castelo, em testes de mar - é entregue à Marinha nas próximas semanas e o segundo - o Figueira da Foz - é vendido à Nigéria. Posteriormente, a Armada "não se importaria" de ceder o Viana do Castelo à Nigéria quando a produção dos NPO seguintes estivesse já na sua fase final.
Notícia de 14-12-2010 in Diário de Notícias, Lisboa. Foto de Luís Miguel Correia -2007

Saturday, December 25, 2010

SAGRES RECEBIDA FESTIVAMENTE







Rio Tejo, amanhecer de 24 de Dezembro de 2010. A SAGRES vem aí, regressa a casa após 11 meses. Vamos todos dar as boas vindas, e o rio desperta cheio de embarcações em saudação ao N/E SAGRES que foi assim recebido festivamente, embora tenha faltado o povo entusiasmada nas margens do rio, um cacilheiro, etc...
Destaque para a presença da Marinha do Tejo, com a canoa-almirante ANA PAULA, e três rebocadores da companhia SVITZER, a lancha PRÍNCIPE D. LUÍS da Associação Naval de Lisboa, os veleiros da Escola Naval, do CNOCA e de diversos clubes náuticos. Faltou uma lancha de PILOTOS, mas houve lanchas da Polícia Marítima e do ISN. E em primeiro plano a SAGRES, com a sua bandeira de mil panos com flamula a condizer e mais uma missão cumprida. 
Fotografámos tudo, para partilhar aqui, pois claro, com alvorada às 6H00 e o apoio da Marinha e do CNOCA...





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Friday, December 24, 2010

CHEGADA DA SAGRES A LISBOA

A SAGRES regressou a Lisboa esta manhã, dia 24 de Dezembro de 2010, após uma ausência de mais de 11 meses em que representou honrosamente Portugal pelas sete partidas do mundo e dos mares.
Vinha linda, a nossa barca SAGRES, o Tejo vestiu-se de saudades para a receber e o sol encheu de luz o momento do regresso.


Registei a chegada do rio, de um do diversos veleiros que foram aguardar o nosso Navio-Escola SAGRES à entrada da barra do Tejo, agradecendo o contributo de diversos Amigos para o resultado fotográfico excelente obtido. Bem-hajam... 
Entretanto aqui ficam algumas das muitas imagens registadas, com cores de postais de Natal.
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SAGRES EM APROXIMAÇÃO A LISBOA

Posição do N/E SAGRES às 02H00 de 24 de Dezembro de 2010, na fase final da sua viagem à volta do mundo, com o navio a navegar a sul do cabo Espichel.
Com chegada a Lisboa prevista para as 09H00 de 24 de Dezembro, pode dizer-se que este ano o Natal chega a Lisboa a bordo da SAGRES. 
Parabéns à Marinha, ao Comando, Oficiais e Guarnição do N/E SAGRES por tão nobre missão cumprida ao longo de onze meses a renovar  orgulhosamente a nossa forma de viver o mar português com o "Talent de Bien Faire" de que o Infante D. Henrique foi pioneiro e a Marinha portuguesa é nobre continuadora.
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DESMARITIMIZAÇÃO GOVERNAMENTAL ANTI-CRUZEIROS

Cada passageiro embarcado terá de pagar três euros. A autorização para vir a terra custa mais dois euros. 
Foi já publicado em Diário da República o Decreto-Lei e a Portaria que criam novas taxas para os navios que passem por Portugal, independentemente da sua natureza ser turística ou comercial.
Cada passageiro embarcado terá, já a partir de 1 de Janeiro, de pagar três euros para circular por Portugal e, se pretender vir a terra, será obrigado a desembolsar mais 2 euros. São ainda criadas duas outras tarifas: 80 a 90 euros pela emissão da documentação de saída do navio - dependendo se a embarcação tem bandeira nacional ou comunitária, ou não comunitária -, e 1 euro pela concessão de visto para os tripulantes das embarcações comerciais virem a terra.
Os valores serão cobrados pelo SEF, revertem para o orçamento do organismo, e passarão a ser actualizados anualmente consoante a taxa de inflação calculada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Isentos ficam os navios-hospitais, os navios da Armada Portuguesa, as embarcações em missão científica, alguns equipamentos ao serviço do porto e as embarcações de tráfego local.


"Vamos perder escalas de navios de cruzeiro" 
António Belmar da Costa, director executivo da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, escreveu uma carta a José Sócrates, Rui Pereira e António Mendonça, onde avisa que estas tarifas poderão traduzir-se em "acréscimos de custos que poderão ser de 8 mil euros", afectando a competitividade dos portos portugueses e pondo "em causa duas áreas de negócio que deverão contribuir decisivamente para o Portugal do futuro: as Exportações e o Turismo".
Já em declarações ao Económico, o responsável afirma que "Vamos perder bastantes escalas de navios de cruzeiro se estas taxas forem para a frente. O efeito pode não se sentir já em 2011, porque muitos cruzeiros já estão encomendados e organizados, mas, a partir de 2011, vamos ter um recuo muito significativo num sector que tem estado a registar fortes crescimentos nos últimos anos".

O turismo de cruzeiros em Portugal gera receitas directas de cerca de 180 milhões de euros por ano, segundo um estudo recente divulgado pela APDL - Administração dos Portos do Douro e de Leixões.
Este sector de actividade deverá trazer este ano a Portugal Continental e Regiões Autónomas cerca de um milhão e meio de pessoas, incluindo cerca de um milhão de turistas e entre 400 e 500 mil tripulantes, segundo as estimativas avançadas ao Económico por Belmar da Costa.
O crescimento desta actividade levou os portos de Lisboa e de Leixões a fazerem avultados investimentos, de quase 45 milhões de euros, que estão em curso, em novos terminais de cruzeiros: cerca de 25,5 milhões de euros em Santa Apolónia e cerca de 19 milhões de euros em Leixões. 
Artigo de Nuno Miguel Silva e Pedro Latoeiro in Sapo Económico - 23-12-2010 (16H40).
Imagens de L. M.Correia, do paquete CRYSTAL SERENITY  a sair de Lisboa a 1 de Dezembro de 2010 / images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Thursday, December 23, 2010

GOVERNO E SEF PRECONIZAM ACABAR COM CRUZEIROS EM PORTUGAL

O Governo Sócrates vai acabar o ano com uma importante medida de desmaritimização ao implementar uma nova taxa sobre os navios de cruzeiros em portos portugueses a partir de 1 de Janeiro de 2011, que está a ter a pior receptividade por parte dos armadores internacionais, os quais estão a considerar reduzir substancialmente as escalas em portos portugueses.
Trata-se de uma taxa cobrada pelo SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras relativa a cada passageiros embarcado, desembarcado e em trânsito, e ainda aos tripulantes dos mesmos navios, situação inédita e absurda. A receita reverte para financiar novos equipamentos de segurança.
Segundo uma fonte ligada a um dos mais importantes operadores que há mais de 150 anos vem a Lisboa e Funchal, este novo encargo é superior aos encargos portuários suportados actualmente, cifrando-se em cerca de oito mil euros para uma escala de um navio de cerca de 3.000 PAX.
Esta medida parece seguir a linha de muitas outras orientações que nas últimas décadas levaram ao afastamento do Mar por parte de Portugal. Deu-se cabo da Marinha de Comércio, promoveu-se o quase desaparecimento da Marinha de Pesca, inverteu-se a dinâmica da Industria Naval, reduziu-se ao mínimo a Marinha Militar tudo isto enquanto se propala que o futuro do nosso País passa pelo regresso ao Mar. A DESMARITIMIZAÇÃO no seu melhor expoente de ignorância aplicada à coisa pública. Péssimo.
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A propósito do NPO VIANA DO CASTELO

Boa notícia a da próxima entrega do primeiro patrulha oceânico NRP VIANA DO CASTELO no dia 30 de Dezembro de 2010. Como é do conhecimento público o projecto e a construção destes navios arrasta-se desde 1976 e seria interessante reflectir sobre as causas de tão longo período de tempo. Temos de ser capazes de fazer melhor.

Sobre os navios desta nova classe, recomendo a leitura do artigo respectivo no excelente blogue BARCO À VISTA.
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