Tuesday, February 19, 2019

SANTA MARIA na Revista de Marinha

Capa e artigo publicado na REVISTA DE MARINHA (RM) de Janeiro de 1987 dedicado ao saudoso paquete português SANTA MARIA. 
Ligado de forma próxima à revista desde 1980, trabalhava na altura como Director-Adjunto e Gerente da empresa proprietária da revista, a ENN - Editora Náutica Nacional, Lda., sendo responsável por dar continuidade ao espírito do antigo Jornal da Marinha Mercante, absorvido pela RM em 1972, divulgando os assuntos contemporâneos e a história da nossa Marinha de Comércio e navios respectivos, nada que não continue a fazer nos dias de hoje, embora em contexto diverso, que o mundo mudou muito desde 1987 e quase desapareceu para a Marinha Mercante Nacional.
Enfim, uma forma de recordar o SANTA MARIA, cuja fotografia a cores foi tirada pelo fotógrafo madeirense João Pestana em Fevereiro de 1968, parte de um trabalho encomendado pela Companhia Colonial de Navegação, que depois aproveitou um outro slide, tirado quando da largada do paquete, ao final da tarde, rumo a Tenerife e La Guaira, para fazer um postal muito bonito.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Tuesday, February 12, 2019

Porto, Tejo e Navios


Domingo, início de tarde, junto ao Tejo, a vislumbrar alguma paisagem marítima no fundeadouro do «Quadro Central» do Porto de Lisboa. 
O graneleiro ACHILLEUS, da companhia Portline acaba a operação de abastecimento de combustíveis, em mais um episódio de serviço de bancas, vocação que tem visto algum crescimento nestes últimos anos e trazido ao Tejo navios interessantes, caso deste ACHILLEUS com as cores portuguesas na chaminé desenhada pelo artista português Acácio Santos em 1985 (quando a Portline arrancou com 25 milhões de euros de capital público a substituir a CTM e CNN). 
Atracado, o super-petroleiro SACOR II, da Sacor Marítima, a empresa armadora da Galp que nos últimos anos tanto tem contribuído para o engrandecimento da Marinha de Comércio Nacional. 
Em primeiríssimo plano, o velho cais de Porto Brandão, a precisar urgentemente de obras de restauro, e que se tem vindo a desfazer na sua textura portuária e física, com o passar do tempo e a indiferença selectiva da entidade responsável.
A magia está na fotografia, que pelo recurso a um enquadramento criteriosos, permite reinventar um momento de maritimidade portuária à moda antiga lisbonense. Parece que o porto regurgita navios a disputarem a paisagem portuária. Coisa rara nos dias que correm, mas sempre de apreciar e registar. Para quem goste de navios e deste porto maravilhoso que é o de Lisboa, um dos melhores do mundo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, February 10, 2019

MEIN SCHIFF 2 christened in Lisbon

TUI Cruises brand new flagship MEIN SCHIFF 2, now doing her maiden cruise, has just made a very special visit to Lisbon: a three day-call on 8 to 10 February 2019 that included the christening official ceremony held on the river Tagus, off the city of Lisbon and the iconic suspension bridge full of light and action, including a display of fireworks.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Baptismo do navio MEIN SCHIFF 2


O novo paquete de cruzeiros MEIN SCHIFF 2 foi baptizado no Tejo na noite de sábado último, dia 9 de Fevereiro, numa cerimónia cheia de movimento, cores e emoção que projecta o Porto de Lisboa ainda mais na sua merecida grande qualidade turística e portuária. 

O MEIN SCHIFF 2 foi construído na Finlândia para a companhia Tui Cruises, especialmente para o mercado alemão e a cerimónia incluiu fogo de artifício e a navegação do navio pelo rio, no âmbito de uma escala de três dias, integrada na viagem inaugural.
Fotografias de L. M. Correia mostrando o navio na noite de 9 de Fevereiro de 2019 no Tejo.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, February 01, 2019

As praias da morte dos navios


As más práticas associadas ao desmantelamento de navios apresentadas num trabalho de investigação jornalística apoiado pela organização NGO SHIPBREAKING PLATFORM, entidade sediada em Bruxelas, intitulado WHERE SHIPS GO TO DIE
Um dos navios fotografados e apresentados nesta peça é o navio de cruzeiros OCEAN GALA, antigo ISLAND ESCAPE, no qual viajei diversas vezes em travessias transtlânticas entre Portugal e o Brasil, navio de que gostei particularmente e que acabou encalhado em Alang em Abril do ano passado. Curiosamente quando entrou ao serviço em 1982 foi tema de um dos meus primeiros grandes artigos dedicados a novos paquetes que então começaram a surgir em modo de renascimento da frota de navios de cruzeiros, fenómeno que acompanhei a par e passo na minha primeira fase de Revista de Marinha, de 1980 a 1995. https://www.shipbreakingplatform.org/spotlight-swiss-focus/

Texto /Text copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia