Saturday, June 29, 2019

Dois LÚRIOS


Hoje distraí-me a apreciar umas fotografias LMC originais de um dos navios de cruzeiros mais interessantes que em 50 anos tive oportunidade de fotografar no Tejo: o paquete ORIENT EXPRESS ex-PHAROS de 1955, que passou em Lisboa uma única vez em 1988 e esteve atracado na Rocha. O navio era muito parecido com os nossos gémeos LÚRIO e ZAMBÉZIA da CNN e, por preguiça, para não levantar o traseiro da cadeira e consultar um Lloyd´s, fui pesquisar no Miramar para ver se eram do mesmo estaleiro. 
Não são, os nossos são de Ardrossan e o PHAROS foi construído pelo estaleiro Caledon. Tudo escocês e tudo desaparecido bem como os navios de que falamos.


Fotografias do LÚRIO de 1950 na sua versão original e como FAIAL da Empresa Insulana (1968-1973).
Isto tudo para me interrogar por que raio a Empresa Insulana se deu ao trabalho de mudar o nome do GORGULHO de 1949 para LÚRIO, razão pela qual aparecem três LÚRIOS na pesquisa. Foi uma mudança para libertar o nome GORGULHO para um navio de carga adquirido em 1972 à DFDS. A minha curiosidade reside na falta de ligação deste nome às insulanidades da Insulana, era um nome africano. O nome do navio comprado em 1968 à Nacional que depois foi o FAIAL. Acho que foi o mesmo problema que me fez evitar da cadeira. Preguiça. Foi o primeiro nome disponível que lhes veio à cabeça. E o LÚRIO ex-GORGULHO foi um LÚRIO de pouca duração. Foi vendido pouco depois para gregos. E passou a chamar-se MADALENA, o nome do seu irmão gémeo. Mas isso já é outra história.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Wednesday, June 12, 2019

ORIANA em Lisboa pela última vez


O navio de cruzeiros ORIANA despede-se de Lisboa hoje, 12 de Junho de 2019, porto que visita pela 125.ª vez desde que aqui veio no cruzeiro inaugural, a 20 de Abril de 1995. 

Em Abril de 1995 o ORIANA era o orgulho da P&O Cruises, um dos maiores navios de passageiros do mundo de então e grande afirmação do estaleiro alemão Meyer, de Papenburg. A chaminé amarela tradicional da P&O (Buff, para ser mais preciso) era apresentada orgulhosamente como tendo sido inspirada na do CANBERRA de 1961, então ainda em serviço na frota da P&O. 
Tudo mudou nestes 24 anos: a P&O deixou de ser um dos grandes armadores mundiais para se tornar numa marca do grupo Carnival, o navio perdeu as suas cores aristocráticas para se vulgarizar numa imagem sem graça nem fineza, sob bandeira das Bermudas, os navios de cruzeiros cresceram de forma inacreditável fazendo do ORIANA um navio pequeno e limitado em termos de aposta lucrativa, e por último a China despertou e tornou-se imperial e global. O ORIANA foi comprado por chineses (registered owners Oriental Fleet Cruise 01 Ltd. desde Junho de 2018) e depois de terminar o actual programa com as cores da P&O a 9 de Agosto próximo, deverá passar a chamar-se PIANOLAND e operar para o mercado chinês. Merecia melhor sorte o belo ORIANA. 
Fotografias tiradas ao amanhecer, à chegada ao Tejo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Saturday, June 08, 2019

Rebocador SVITZER CASCAIS


Rebocador SVITZER CASCAIS, ex-FRIESELAND, a navegar no Tejo a 3 de Junho de 2019, já com o nome e registo português, depois de um longo processo burocrático inimaginável num país que se quer de tradição marítima renovada. O SVITZER CASCAIS foi construído em 1982 e tem 251 GT e uma força de tracção de 31 Toneladas.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, June 07, 2019

Quando as fotos caiem do céu


Mais uma fotografia do Luís Miguel Correia usada à revelia do seu criador. Provavelmente caída do céu algures. Quarenta e nove anos a fotografar navios dá nisto, nunca se roubou tanto e tão descaradamente. Fartar vilanagem, pois claro.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, June 06, 2019

VASCO DA GAMA nome de navios


O navio não é português, seria altamente improvável nos tempos desmaritimizados que correm. O nome sim, Vasco da Gama, é português e do mundo. 
Talvez o nome português mais internacionalizado em costados de navios mercantes (VASCO DA GAMA), mas muito pouco usado nos navios da Marinha Mercante portuguesa. De significado, só me vem à memória o paquete VASCO DA GAMA ex-INFANTE DOM HENRIQUE, escolha do armador grego George Potamianos em 1988 quando a pedido do afretador alemão Neckermann teve de arranjar uma alternativa para o INFANTE, dada a dificuldade da pronúncia na Alemanha do nome do nosso Infante D. Henrique. E mesmo este majestoso VASCO DA GAMA, nos 7 anos em que navegou com essa designação, teve à popa a bandeira do Panamá. 
O sítio Equasis refere seis navios mercantes e de pesca com o nome VASCO DA GAMA, incluindo o ex-STATENDAM, cuja proa registei dia 3 a cortar o Tejo.


Se o nome VASCO DA GAMA não reuniu simpatias na frota mercante portuguesa, o mesmo não se pode dizer quanto à Armada, com duas naus, um cruzador e duas fragatas chamadas VASCO DA GAMA, incluindo a actual Meko 200 PN.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

VASCO DA GAMA ex-STATENDAM em Lisboa


Na manhã de 3 de Junho de 2019 visitou Lisboa pela primeira vez com o nome actual o navio de cruzeiros VASCO DA GAMA da companhia CMV - Cruise & Maritime Voyages, que está a completar o cruzeiro inaugural, iniciado em Singapura em Abril e se destinava a Londres (Tilbury) e Amesterdão.

Trata-se do antigo STATENDAM de 1993, construído em Itália para a companhia Holland America, que serviu até ser transferido em 2015 para a P&O Austrália com o nome PACIFIC EDEN.
Com 55,877 GT e capacidade para cerca de 1200 passageiros, o VASCO DA GAMA é o maior dos seis navios de cruzeiros operados actualmente pela companhia grega Global Cruise Lines, de Atenas, que detém a propriedade do operador britânico Cruise Maritime Voyages. A entrega ocorreu em Singapura a 5 de Abril e após docagem, o navio largou a 24 de Abril para a Europa. 
O VASCO DA GAMA vem tomar do lugar do ASTOR na operação da Transocean no mercado alemão, fazendo cruzeiros de Bremerhaven e Kiel de Abril a Outubro, quando se deixa a Europa em viagem posicional para a Austrália, operação que tem ocupado o ASTOR nos últimos anos, ficando este navio agora todo o ano ao serviço do mercado alemão.
O VASCO DA GAMA volta a Lisboa a 13 de Outubro, a caminho da Austrália.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, June 05, 2019

Conferência Cte. António Morais sobre o comando do FUNCHAL


O capitão da Marinha Mercante António Morais, que comandou o Paquete FUNCHAL na fase final da Classic International Cruises em 2012 e depois durante a reparação do navio na Navalrocha e no arranque da Portuscale, vai fazer uma palestra sobre esta sua experiência, dia 6 de Junho, no Palácio Beau Séjour, em Benfica. Aqui fica a divulgação para os interessados e a sugestão de que vão assistir à palestra. Falar-se-há certamente de um período tão difícil quanto interessante na vida do FUNCHAL.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, June 04, 2019

FAROL de Cacilhas mal estimado

Ontem, 3 de Junho de 2019, o Farol de Cacilhas apresentava este aspecto decrépito e sujo, a pedir manutenção, respeito e carinho, como seria natural face a uma peça patrimonial destas.
Cedido pela Marinha de Guerra Portuguesa há cerca de 10 anos à Câmara Municipal de Almada, a reposição deste farol no Pontal de Cacilhas foi na altura uma mais valia para o local.
Hoje o semi-abandono a denotar desprezo contrasta com o património activo da Direcção-Geral de Faróis, com os faróis sempre impecáveis ao longo das nossas costas. O Farol de Cacilhas merece mais atenção e estima. Aqui fica este PROTESTO.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Uma FADISTA no meio de Marinheiros


Apanhada em flagrante, a lancha FADISTA, da Lisboat, a navegar nas águas protegidas dos patrulhas da Marinha Portuguesa NRP MONDEGO e NRP SETÚBAL. Em Lisboa, a 3 de Junho de 2019.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia