Friday, July 26, 2013

UM BARRACUDA EM CACILHAS...

Na tarde de 25 de Julho de 2013 entrou na doca seca nº 1 do antigo estaleiro Parry Son de Cacilhas o submarino BARRACUDA, segunda das quatro unidades de construção francesa que integraram a quarta esquadrilha de submarinos da Marinha Portuguesa em 1967-69.
O BARRACUDA vai ser transformado em museu passando a integrar o núcleo de Cacilhas do Museu de Marinha, de que faz parte também a fragata D. FERNANDO II e o farol do pontal de Cacilhas.
O BARRACUDA fez assim a sua última viagem, da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, para Cacilhas, a reboque do ALERTA, um pequeno veterano cujo casco completa 100 anos este ano, e o SVITZER LISBOA. Auxiliou ainda a manobra de entrada na doca a lancha PIONEIRO DO RIO.
O acontecimento despertou a atenção de muita gente, de entre amigos da Marinha e dos navios a simples curiosos. O BNM também lá esteve e registou algumas imagens...















Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia



Uma Fragata no Tejo


A fragata portuguesa NRP CORTE REAL entrou ontem, 25 de Julho, de manhã no Tejo no final de mais uma missão SAR e o BNM cruzou-se com este belo navio de guerra no meio do Tejo, e registou o acontecimento em constatação de que afinal as Fragatas não desapareceram totalmente do Tejo...

O mesmo terá sentido o navio de passageiros de tráfego fluvial S. JORGE, da Transtejo, que se cruzou com a CORTE REAL a meio do rio no decurso de uma das suas travessias de Cacilhas para o Cais do Sodré.

Ambos os navios são de construção alemã, embora com características e dimensões muito diferentes...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia



Nova chaminé do FUNCHAL


Ficou concluída ontem, dia 25 de Julho de 2013, a nova pintura da chaminé do paquete FUNCHAL, com as cores adoptadas pela nova empresa operadora do navio, a Portuscale Cruises. Em termos de proporções a aplicação do símbolo gráfico da Portuscale resultou melhor no FUNCHAL do que no final de Junho no PORTO. 

O FUNCHAL está a ser modernizado no estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa e os trabalhos estão a entrar na fase final, estando previsto que o navio retome o serviço de cruzeiros internacionais já em Agosto de 2013. A título de curiosidade, a chaminé do FUNCHAL passa agora pela sua 11ª versão em termos de cores, desde 1961. 
Mais imagens e informações alusivas ao FUNCHAL aqui...
FUNCHAL showing her new funnel colours: The Portuguese cruise ship FUNCHAL had her gracious funnel repainted in the livery of the new operator PORTUSCALE CRUISES yesterday, 25th July, in Lisbon. This is the eleventh different funnel colours in the 52 years of history of the FUNCHAL, a Classic Beauty looking fantastic again and due to return to international cruises service next August in European waters. She is set to become the "Great Old Girl of Classic Cruising", as an American PR team could classify her... Although FUNCHAL is in fact a 52-year old passenger ship, she must be seen as the more genuine of the few remaining active post-war passenger ships. Although she has had a long, mostly successful and varied active life the final 35 months have turned the most challenging with the demise of the previous owners and a negative economic environment leadind to a possible sad end to FUNCHAL. Well she has been rescued from a possible final trip to Aliaga and on 17 January 2013 FUNCHAL and three of her fleet mates were purchased by a new Portuguese company and since then she has returned to life. Nothing seems to be spared to turn her into a beautiful reconditioned 4-star cruise ship and in fact FUNCHAL now starts to look better than ever although when new she was a masterpiece of beauty and perfectionism...
More about the FUNCHAL here...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, July 24, 2013

Submarino BARRACUDA



Amanhã de tarde, o submarino BARRACUDA vai entrar na doca seca nº 1 do antigo estaleiro Parry & Son, de Cacilhas, onde passa a integrar o núcleo museológico de Cacilhas, com a fragata D. FERNANDO II E GLÓRIA. Após mais de quarenta anos ao serviço da Marinha Portuguesa e mais de 52 mil horas navegadas, o ex-NRP BARRACUDA, que fez a última navegação em 2010, vai integrar o núcleo museológico do Museu de Marinha em Cacilhas, ficando aberto ao público juntamente com a Fragata.
Esta iniciativa tem como base um protocolo assinado a 19 de Dezembro de 2011 entre a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Almada. Desde então, e de modo a tornar possível a entrada em doca e musealização do BARRACUDA, foram efectuadas diversas acções de desassoreamento do canal de acesso e da antecâmara da doca, a substituição da comporta e a preparação do submarino para a sua carenagem e musealização.
Depois de instalado na zona ribeirinha, junto ao Farol de Cacilhas, o submarino estará equipado como se fosse participar em missões, tendo no entanto sido reestruturado de modo a garantir a abertura a visitas em segurança.
A manobra, que consiste na deslocação do ex-NRP Barracuda desde a Base Naval de Lisboa até à doca nº. 1 de Cacilhas, em Almada, e assentamento do submarino, será efectuada de acordo com o seguinte programa:

14:30 - Saída de autocarro de Cacilhas, junto à Fragata D. Fernando II e Glória, para a Base Naval de Lisboa (BNL). 
15:45 - O submarino largará da BNL.
16:45 - Início da manobra de entrada em doca. Após a entrada do submarino em doca, a comporta será recolocada com recurso a uma grua, dando-se início ao esgoto da água e à manobra de assentamento do submarino em picadeiros.

Datas marcantes na história do ex-NRP Barracuda:

24-Set-1964 Assinatura do contrato de construção dos submarinos da 4ª Esquadrilha
19-Out-1965 Assentamento da quilha
24-Abr-1967 Lançamento à água
04-Mai-1968 Aumentado ao efetivo
07-Mai-1968 Primeira navegação
16-Mai-1968 Primeira Imersão (duração de 1h 30m)
10-Nov-1968 a 13-Nov-1968 Viagem de Lorient para lisboa
04-Set-1979 Primeiro exercício de rendez-vous em imersão com submarinos Portugueses.
15-Dez-1982 Barracuda larga para efetuar o afundamento do "Bandim"
11-Jun-1997 a 11-Jul-1997 Durante a Operação "Endurance" atingiu-se a autonomia máxima dos Submarinos da Classe Albacora (31 dias no mar).
27-Jan-2010 Última navegação
02-Ago-2010 BARRACUDA - Passou ao estado de desarmamento.
Fotografia do BARRACUDA no Alfeite a 16 de Juho de 2013. Luís Miguel Correia

Tuesday, July 23, 2013

Exposição dos 150 anos do Museu de Marinha





Foi inaugurada a 22 de Julho de 2013, uma grande exposicao comemorativa dos 150 anos de existencia do Museu de  Marinha.

Esta exposicao estara patente ao publico ate ao final de Setembro.

 Escudo que pertenceu a Corveta couraçada VASCO DA GAMA, uma das pecas de grande interesse expostas em Lisboa para comemorar os 150 anos do Museu de Marinha.

Historia do Museu apresentada em paineis. Aqui aspecto da inauguracao a 15 de Agosto de 1962 das actuais instalacoes do Museu  de Marinha, nos Jeronimos, pelo Almirante Am]erico Thomaz.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sessão comemorativa dos 150 anos do Museu de Marinha


Sessão solene comemorativa dos 150 anos do Museu de Marinha: 



Chegada do Sr. Almirante CEMA, Alm. Saldanha Lopes, recebido pelo Sr. Alm. Bossa Díonísio e Cte. Costa Canas, respectivamente Director da Comissão Cultural da Marinha e Director do Museu de Marinha; 


Imagens das várias intervenções dedicadas ao Museu, após o que se procedeu à condecoração do Museu com a medalha Naval Vasco da Gama...


Fotografias registadas na tarde de 22 de Julho de 2013 no Museu de Marinha.





Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Os 150 anos do Museu de Marinha

No âmbito das comemorações dos 150 anos do Museu de Marinha, cujo aniversário decorreu hoje, 22 de Julho de 2013, o Almirante CEMA descerrou uma lindíssima placa alusiva tendo a seu lado o Director do Museu, Cte. Costa Canas...



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Concerto da Banda da Armada no Museu de Marinha

Imagens da actuação da Banda da Armada, esta tarde em Belém por ocasião das comemorações dos 150 anos do Museu de Marinha. 
Fotografias a cores mas sem o som e ritmo fantásticos da nossa Banda. Valeu a pena mais uma vez...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


Monday, July 22, 2013

Com a MSC até Cape Town

A MSC Cruzeiros apresenta no Inverno de 2013 duas rotas exclusivas a bordo do MSC Opera e MSC
Sinfonia nas suas “Grand Voyages” para a África do Sul. Estes cruzeiros proporcionam verdadeiros
momentos relaxantes e evocam memórias de uma época passada, quando a viagem era tão importante quanto o destino e quando a viagem significava viajar em conforto e em grande estilo, num ritmo mais lento e tranquilo.
Estas duas rotas de lazer de Génova para a Cidade do Cabo são o escape perfeito, especialmente para os viajantes que desejam embarcar numa viagem relaxante de auto-descoberta e sair da rotina por um período prolongado. Durante a viagem, estes cruzeiros oferecem o complemento perfeito de destinos deslumbrantes, programas de enriquecimento e de entretenimento únicos e a oportunidade ímpar para levar a vida no seu próprio ritmo durante os vários dias no mar.
A 25 de Outubro, o MSC Opera vai partir de Génova para uma “Grand Voyage” de 18 dias/17 noites, com escalas em Villefranche-sur-Mer, França, Valência, Espanha, Casablanca e Agadir, Marrocos, Dakar, Senegal, e Walvis Bay, Namíbia, antes de chegar à Cidade do Cabo a 11 de Novembro. Ao longo da viagem, os viajantes vão desfrutar de um total de 10 dias completos no mar, incluindo 6 dias consecutivos, quando navegam entre Dakar e Walvis Bay.
O MSC Sinfonia realizará também uma “Grand Voyage” para a África do Sul em Novembro. Durante o seu itinerário de 20 dias/19 noites, o MSC Sinfonia fará escala em Marselha, França, Barcelona, Espanha, Lisboa e Funchal, Portugal, Mindelo, Cabo Verde, e Walvis Bay, na Namíbia, chegando à Cidade do Cabo a 30 de Novembro. No MSC Sinfonia, os viajantes poderão aproveitar 12 dias completos no mar, incluindo 7 dias consecutivos enquanto o navio desliza ao longo da costa oeste de África. Além de portos populares no Mediterrâneo, os destaques deste itinerário são os vários destinos pouco comuns nos itinerários de cruzeiros regulares.
Fotografias de Ian Shiffman em Cape Town...

150 ANOS MUSEU DE MARINHA


Passam hoje exactamente 150 anos relativamente à data de fundação do Museu de Marinha de Lisboa, que desde 1962 está aberto ao público nos Jerónimos, em Belém, e constitui uma das mais importantes referências marítimas e navais da cidade de Lisboa, sendo reconhecido internacionalmente como um dos melhores museus de marinha do mundo.
Parabéns ao Museu e à Marinha e aqui fica a sugestão de visitar o nosso Museu de Marinha com regularidade. Há sempre muito para ver, aprender e  apreciar...

L.M.C.