Thursday, May 24, 2018

LOBO MARINHO revisitado


Navio de passageiros português LOBO MARINHO atracado no porto do Funchal a 18 de Maio de 2018. Prestes a completar 15 anos de serviço regular entre o Funchal e a vizinha ilha de Porto Santo, parece que o tempo não passou pelo LOBO MARINHO, cujo excelente estado de conservação o faz parecer novo. Um belo navio, com padrões de qualidade muito acima da maioria dos ferries actuais.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia





NRP AURIGA no Funchal


Navio-hidrográfico português NRP AURIGA atracado no porto do Funchal a 17 de Maio de 2018.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, May 23, 2018

Toda a beleza imponente do FRANCE

O paquete FRANCE de 1962 surgiu na altura em que eu despertava para o mundo fascinante dos grandes (e pequenos) navios e era então a última palavra em termos de arrojo da construção naval.
Um dos maiores navios de passageiros da segunda metade do século XX, um navio de prestígio com as cores da França celebradas nas águas do Atlântico Norte, no que seria a fase final de uma época. Teve uma carreira fulgurante e curta, só navegou de 1962 a 1974, quando o Governo Francês lhe cortou o subsídio operacional.
Vi-o diversas vezes na sua forma e nome originais, a primeira das quais em Fevereiro de 1964 em Lisboa, quando da sua primeira escala, atracado ao Cais da Rocha. Um gigante feito de harmonia e bom gosto, o que hoje em muitos casos não se poderá dizer da geração actual de gigantes dos mares construídos para passageiros.
A história do FRANCE e depois a vida deste aristocrata dos mares como NORWAY está disponível no meu livro publicado na série Liner Books, e que recomendo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, May 22, 2018

IMPÉRIO no Funchal


Andava há dias a passear pelos cais do porto do Funchal, eis senão quando dei com o IMPÉRIO atracado próximo do LOBO MARINHO. Que diferente que está o IMPÉRIO, que não via desde 1974 quando foi vendido para a sucata e desmantelado na longínqua ilha Formosa. Um mistério, será que o antigo paquete foi reciclado e transformado neste pequeno IMPÉRIO mais bem dimensionado à nossa realidade desmaritimizada actual? De qualquer maneira, este pequeno IMPÉRIO registado no Funchal apresenta uma falha na sua imagem: tem o nome mais pequeno que o porto de registo. A tradição e as boas práticas marinheiras dizem o contrário... Cada um tem os impérios que merece, valha-nos o espírito santo.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, May 21, 2018

Porto do Funchal a 31-12-1935


Fotografia panorâmica do porto do Funchal na tarde de 31 de Dezembro de 1935, com uma belíssima luz e uma fantástica «colecção» de navios de passageiros. Da esquerda para a direita, vê-se o Aviso de segunda classe NRP PEDRO NUNES, os paquetes AGUILA (Yeoward Line), LIMA (Insulana), COLUMBUS (Norddeutscher Lloyd), VOLTAIRE (Lamport & Holt), MILWAUKEE (Hapag), ANGOLA (CNN) e CAP ARCONA (Hamburg Sud). Esteve também fundeado no Funchal nesse último dia de 1935 o paquete MONTE ROSA (Hamburg Sud) que não se vê na imagem. 

Uma frota de navios de passageiros verdadeiramente magnífica, infelizmente destinado à destruição absurda decorrente da Segunda Guerra Mundial. Deste grupo, só sobreviveram ao trágico conflito os navios portugueses LIMA e ANGOLA, além do paquete alemão MONTE ROSA.

Funchal Bay, Madeira Island, on the evening of 31st December 1935, a beautiful sunny day with a great fleet of passenger and cruise ships in port waiting for the famous New Years's fireworks. From left to right, the Portuguese Navy sloop NRP PEDRO NUNES, the passenger ships AGUILA (Yeoward Line), LIMA (Empresa Insulana), COLUMBUS (Norddeutscher Lloyd), VOLTAIRE (Lamport & Holt), MILWAUKEE (Hapag), ANGOLA (Companhia Nacional) and CAP ARCONA (Hamburg Sud). A second Hamburg Sud liner, the MONTE ROSA was also in port on that day but is not depicted on the image 

A great fleet of passenger ships, most of them on cruises. The tragic events started four years later - WW2 - led to the loss of all those ships, only the Portuguese ANGOLA and LIMA and the German MONTE ROSA were still afloat in 1945 after the war was over in Europe.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, May 19, 2018

Panorama ribeirinho do Funchal




O Funchal é um belo porto de mar, o primeiro da expansão marítima portuguesa, no século XV. Hoje o porto do Funchal mantém toda a sua beleza de sempre, que em anos recentes ganhou novas formas que aqui se retratam em imagens de Luís Miguel Correia registadas a 18 de Maio de 2018.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, May 16, 2018

BLACK WATCH azul e cinza


Uma espécie de foto do dia, com o BLACK WATCH, ultra-imponente, a sair do porto de Lisboa na tarde de 14 de Maio, com uma belíssima luz, o que ultimamente não tem sido regra. Um BLACK WATCH com o velho pedigree de ter sido o primeiro navio da Royal Viking Line, em 1972, ano em que o conheci, na Madeira, e que na altura achei tão feio, atracado ao molhe da Pontinha. Os anos passaram pelo ROYAL VIKING STAR, que já conta 46, e hoje é considerado um dos navios de cruzeiros mais bonitos da actualidade. As cores da Fred. Olsen também ajudam, são finas e distintas, agora com mais uma mudança, os quatro paquetes estão a ser pintados de azul no casco, em substituição do cinzento, também muito bonito e menos vulgar que o azul.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, May 14, 2018

Panorama fluvial


Lisboa, 2018-05-14: Navio de cruzeiros fluviais ÓPERA a navegar frente à Estação Marítima da Rocha onde se pode observar, atracado, o rebocador alemão ANTEOS. Pela proa do ÓPERA navega a embarcação da Lisboat, nos seus cruzeiros regulares Tejo acima e abaixo. Aos poucos os navios e embarcações com vocação turística vão enchendo o Tejo, e tirando algum do protagonismo tradicional dos cacilheiros, que são cada vez menos.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, May 11, 2018

Lancha de pilotos BAÍA DE CASCAIS


A lancha de pilotos BAÍA DE CASCAIS,dos Pilotos de Lisboa, fotografada a 27 de Abril de 2018, em navegação no rio Tejo.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Varino LIBERDADE


LIBERDADE: mas que belo nome para um varino, o Varino LIBERDADE, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, fotografado todo airoso em navegação no rio Tejo, na tarde de 9 de Maio de 2018.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, May 10, 2018

A inauguração do Paquete AMÉLIA DE MELLO em 1966






Dos paquetes portugueses que conheci, o AMÉLIA DE MELLO reveste-se de uma simpatia especial. Era muito bonito, com linhas alemãs aerodinâmicas, era branco, todo branco com linha de água verde a contrastar com a chaminé preta, vermelha e branca. Cores finas, bom gosto como já não se vê. O AMÉLIA DE MELLO transmitia um pouco da aristocracia da família Mello e do Grupo CUF, de que a Sociedade Geral era uma das jóias. 
Foi comprado à companhia israelita Zim Lines, por cerca de 70 mil contos, e entregue em Haifa a 14 de Fevereiro de 1966, de onde largou a 17 para Lisboa, com chegada a 23 de Fevereiro. Seguiram-se mais de dois meses de reparações feitas pela Lisnave Rocha, com o navio atracado à Doca de Alcântara e no final de Abril procedeu-se à inauguração com uma série de visitas de entidades oficiais, como espelham as notícias que aqui se reproduzem, antes da largada para viagem inaugural a São Vicente, Luanda, Lobito e Moçâmedes, com regresso pelos mesmos portos e ainda Cabinda e Funchal. A fotografia do navio foi tirada no Funchal na viagem inaugural, a 2 de Junho de 1966, pelos fotógrafos Perestrellos. Notícias publicadas no Diário de Lisboa.
Durante pouco mais de 5 anos o AMÉLIA DE MELLO fez a linha de Angola, até Agosto de 1971, quando foi retirado do serviço e posto à venda. Teve mais sorte do que a maioria dos outros navios de passageiros portugueses da época, pois foi comprado por um armador grego, o Sr. Vlassopulos, que promoveu a sua reconversão para cruzeiros, o que possibilitou que o navio operasse até 2004, primeiro com o nome ITHACA e posteriormente, quando foi posicionado nos Estados Unidos, como DOLPHIN. 
No âmbito dos trabalhos profundos de investigação que estou a fazer há dois anos associados ao meu novo livro NAVIOS DE PASSAGEIROS PORTUGUESES, tenho estado a reconstruir todas as viagens dos nossos paquetes, e assim acabo por reviver o muito que na época vi e registei e de certa forma viajar no tempo. Recentemente tenho estado a registar as viagens do AMÉLIA, do seu irmão ANGRA, e de mais uns tantos. Dá muito trabalho, o conhecimento, mas vale a pena. Espero que valha...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Friday, May 04, 2018

Navios e Armadores - precisam-se em Portugal

Há muito tempo que não se falava do Mar em Portugal com tanta frequência como nestes tempos mais recentes, em que paralelamente se esvaziou finalmente o registo convencional de navios de comércio registados em Lisboa com as transferências das últimas unidades registadas em Lisboa para o registo Internacional de Navios da Madeira, por decisão da Transinsular / grupo ETE.
A distância ao zero marítimo absoluto do registo convencional reside na existência de dois resistentes, porta-contentores, registados em Ponta Delgada.
Não tenho nada contra o registo da Madeira, até porque nos tempos que correm a natureza e cores das bandeiras são folclore. O que interessa é o negócio do transporte marítimo, o qual pode implicar ter pelo menos alguns navios próprios, ou a operação de navios em si, para depois serem fretados a outros operadores.
Tudo isto implica ter navios, sabedoria e experiência, e isso pressupõe armadores e em Portugal os armadores contam-se pelos dedos e são todos de pequena dimensão a nível internacional. Precisamos de mais e melhor mas nas últimas décadas perdeu-se a nossa cultura marítima, se é que esta alguma vez existiu. 
Por tudo isto e muito mais, Portugal precisa de Navios e de Armadores.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia