O novo cargueiro SILVES, da Naveiro, fotografado a descarregar cereais procedentes de França no terminal cerealífero da Trafaria, no passado dia 7 de Maio de 2009.
Durante muitos anos os navios graneleiros descarregavam cereais no Mar da Palha para batelões. O primeiro graneleiro português foi o MONCHIQUE (II), (ex-BORNES), comprado em 1964 à Soponata pela Sociedade Geral que o transformou de navio-tanque para transportador de cereais.
A frota desenvolveu-se depois gradualmente com a compra de 3 unidades pela SOFAMAR (RIO ZAIRE, RIO ZAMBEZE e RIO CUANZA), e depois com a aquisição do CASSINGA pela Nacional. Esta empresa reforçaria a frota de graneleiros com os navios NACIONAL AVEIRO, NACIONAL BRAGANÇA, NACIONAL MONCHIQUE e NACIONAL SINES, ao mesmo tempo que eram construídos na Setenave 3 graneleiros gémeos da classe NACIONAL "F" (NAC. FARO, FIGUEIRA e FUNCHAL). Com a liquidação da CTM e CNN em 1985, registou-se uma maior abertura deste mercado, com a aquisição de graneleiros por parte das empresas PORTLINE, ECN, COMPONAVE e COMTRAMAR.
A adesão à União Europeia veio alterar os nossos hábitos em termos de aquisições de cereais, que passaram a ser comprados aos nossos parceiros comunitários em quantidades menores, levando ao desaparecimento dos grandes "bulk carriers" portugueses do Porto de Lisboa e ao aparecimento de mais unidades "short sea", do tipo representado pelo SILVES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Durante muitos anos os navios graneleiros descarregavam cereais no Mar da Palha para batelões. O primeiro graneleiro português foi o MONCHIQUE (II), (ex-BORNES), comprado em 1964 à Soponata pela Sociedade Geral que o transformou de navio-tanque para transportador de cereais.
A frota desenvolveu-se depois gradualmente com a compra de 3 unidades pela SOFAMAR (RIO ZAIRE, RIO ZAMBEZE e RIO CUANZA), e depois com a aquisição do CASSINGA pela Nacional. Esta empresa reforçaria a frota de graneleiros com os navios NACIONAL AVEIRO, NACIONAL BRAGANÇA, NACIONAL MONCHIQUE e NACIONAL SINES, ao mesmo tempo que eram construídos na Setenave 3 graneleiros gémeos da classe NACIONAL "F" (NAC. FARO, FIGUEIRA e FUNCHAL). Com a liquidação da CTM e CNN em 1985, registou-se uma maior abertura deste mercado, com a aquisição de graneleiros por parte das empresas PORTLINE, ECN, COMPONAVE e COMTRAMAR.
A adesão à União Europeia veio alterar os nossos hábitos em termos de aquisições de cereais, que passaram a ser comprados aos nossos parceiros comunitários em quantidades menores, levando ao desaparecimento dos grandes "bulk carriers" portugueses do Porto de Lisboa e ao aparecimento de mais unidades "short sea", do tipo representado pelo SILVES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment