Paquete EUROPA de 1981 da companhia alemã Hapag-Lloyd atracado no cais da Rocha em 22 de Maio de 1999, no final da sua carreira com as cores alemãs, em vias de ser entregue a compradores de Singapura (Star Cruises). Este grande paquete foi um dos navios que marcaram o renascimento da frota de navios de passageiros em 1980-81 e a opção pelas novas construções, numa época em que pouco antes, em 1977, quando a Princesa Grace do Mónaco baptizou o CUNARD PRINCESS em Nova Iorque, se pensava que cerimónias destas não se repetiriam facilmente num futuro próximo.
O EUROPA de 1981 foi substituído em 1999 por um navio com o mesmo nome, construído de raiz na Finlândia para a Hapag-Lloyd, mas ao contrário do navio de 1981 que estava registado em Bremen e interiorizava um nome e as tradições do Norddeutscher Lloyd, o EUROPA de 1999 é um navio cem por cento Hapag, isto é de Hamburgo, a antiga rival do NDL com que se fundiu em 1970. Entretanto ao EUROPA de 1999 juntou-se mais recentemente o EUROPA 2, com características mais iternacionais e os padrões de luxo e exceleência de serviço que de há muito caracterizam os navios de cruzeiros da Hapag-Lloyd.
O EUROPA de 1981 substituiu um anterior EUROPA, de duas chaminés, muito bonito, construído na Holanda em 1953 e comprado à Swedish American Line em 1965 para substituir o BERLIN ex-GRIPSHOLM de 1925. Em 1973 o Nordeutscher Lloyd esteve para comprar o HANSEATIC ex-HAMBURG de 1969, que acabou por ser depois o MAKSIM GORKIY, se tal tivesse acontecido, o EUROPA de 1981 nunca teria sido construído.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment