Wednesday, May 27, 2009

QUADRO NAVAL NO TEJO





Imagens da Fragata ÁLVARES CABRAL e da Corveta JOÃO ROBY a sair de Lisboa na manhã de 26 de Maio de 2009, quando entrava no Tejo uma Força Naval da NATO.
Belos navios os nossos, apesar de os números dizerem que dos países marítimos da Europa, Portugal tem a Marinha mais reduzida em termos de unidades navais: os únicos navios de guerra portugueses com algum valor militar actual são as 4 fragatas., todas a meio das suas vidas úteis.
Comparativamente, a Grécia tem 14 e a Turquia 20 fragatas.
E ainda há em Portugal quem chore os meios postos à disposição da Marinha, apesar de estes meios serem mais bem geridos e aproveitados que muitos outros recursos públicos nacionais. Temos meios para assegurar a nossa defesa e a a ZEE de que tanto se fala como galinha de ovos de ouro para um futuro radioso em que o País se irá reeencontrar com o seu destino marítimo?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Anonymous said...

Fiz serviço na Roby, e retenho bons momentos nessa Corveta.

Na Argentina existe a Classe Espora - MEKO 140, cujo desenho a qual é baseado nas nossas corvetas da classe João Coutinho / Batista de Andrade.

Outros paises também as têm ainda operacionais.

Há quem diga que pelas qualidades nauticas são bem superiores ao "Patrulhões".

Na Argentina estão equipadas com um Aluette III, tendo a última entrado ao serviço em 2002.

No fundo ainda estão no cátálogo da B&V.

Como o navio Ponta Delgada, são do lápis do C/Al Rogério D'Oliveira.

A

Rui

CAP CRÉUS said...

Na minha opinião, não temos. Antes pelo contrário.