Frente e verso de uma "fotografia oficial" do lugre-motor MARIA DAS FLORES, construído na Murraceira para o armador PESCAL - Empresa de Pesca Comercial e Industrial, S.A.R.L., em 1946.
Este lugre de 3 mastros com casco de madeira foi desenhado pela Sociedade de Construções Metálicas, de Lisboa, que, como a PESCAL, era uma empresa ligada a Bernardino Alves Corrêa, fundador e presidente da Companhia Colonial de Navegação.
O MARIA DAS FLORES foi construído pelo mestre José Maria Lopes de Almeida no estaleiro do Bico da Murtosa, no interior da ria de Aveiro. Estava previsto o seu lançamento à água a 26 de Fevereiro de 1946, mas registaram-se mudanças nas marés e o mestre do estaleiro mandou meter na água o navio a 18 de Fevereiro desse ano, data do lançamento.
O delegado do Governo junto dos organismos das pesca, comandante Henrique Tenreiro nunca perdoou esta situação e após ser lançado à água o MARIA DAS FLORES ficou encalhado, por falta de água suficiente na ria.
A história do salvamento do MARIA DAS FLORES, protagonizada pelo capitão da Marinha Mercante Manuel Bento dava para se escrever um livro, mas esse é assunto para outros "posts". Digamos que com muito esforço e engenho, o MARIA DAS FLORES foi safo em Maio de 1946 e veio a reboque para Lisboa onde se concluiu o aprestamento deste bacalhoeiro.
O navio teve uma carreira relativamente curta, afundando-se em Setembro de 1958 na Terra Nova, com água aberta.
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5 comments:
Caro Luís
O navio foi construido na Murtosa ou na Murraceira (Figueira da Foz)?
Cumprimentos
Luiz Gaia Braz
O MARIA DAS FLORES foi construído na Murtosa, na ria de Aveiro, em 1946. Em Maio foi rebocado para o Tejo e acabado em Lisboa e Cacilhas.
LMC
Este ano de 1958 foi terrível em mau tempo e consequentemente de fracas pescas para a campanha de pesca do bacalhau.
A 7 de Agosto naufragou o "CRUZ DE MALTA", a 25 de Agosto o "LABRADOR,
a 2 de Setembro o "grande" "MILENA". a 9 de Setembro o "ANA MARIA", ano em que acabou com este navio a frota só à vela, a 20 de Setembro o "MARIA DAS FLORES" e o "SANTA IZABEL" em viagem de regresso a Portugal muito danificado e acompamhado pelo N/M "SENHORA DA VIDA" tendo este recolhido os naufragos do "IZABEl".
Os naufragos do "MARIA DAS FLORES" foram repatriados a bordo do arrastão "ÁLVARO MARTINS HOMEM".
O "CRUZ DE MALTA" era comandado por ANTÓNIO FERNANDES MATIAS, o "MILENA" por JOAQUIM MANUEL MARQUES BELA, o "LABRADOR" por JÚLIO PERERA DA BELA, o "MARIA DAS FLORES" por MANUEL DE OLIVEIRA VIDAL JUNIOR, o "ANA MARIA" por JOAQUIM AGONIA DA SILVA eo "SANTA IZABEL" por FRANCISCO FERNANDES MANO.
O comandante do "SENHORA DA VIDA", salvador dos naufragos do "SANTA IZABEL" era o capitão ALFREDO SIMÕES JUNIOR.
J.D.MARQUES
O "GAZELA" comandado pelo capitão ANTÓNIO MARQUES DA SILVA, durante a campanha de 1958, aguentou firmemente no mar o furacão "HELENE", por não ter conseguido a tempo abrigar-se no porto de St. John's.
O navio ficou alquebrado, mas chegou a Lisboa com toda a tripulação sã e salva, bem como o seu precioso carregamento de bacalhau.
Não fez a campanha seguinte (1959) para sofrer uma grande reparação feita por Manuel Maria Bolais Mónica na doca seca flutuante dos Estaleiros Mónica.
Continuou a ir à pesca do bacalhau até 1969.
Em 1971 foi vendido para os USA e ainda hoje navega sob a orientação de um grupo de amigos do navio.
J.D.Marques.
Olá,
gostei muito desta publicação, eu sou descendente do dono do barco maria das flores e se me poder fornecer alguma(s) fotos do maria das flores que tenha ao seu dispôr ficaria-lhe grato.
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