Monday, July 26, 2010

O lugre-motor MARIA DAS FLORES

Frente e verso de uma "fotografia oficial" do lugre-motor MARIA DAS FLORES, construído na Murraceira para o armador PESCAL - Empresa de Pesca Comercial e Industrial, S.A.R.L., em 1946.
Este lugre de 3 mastros com casco de madeira foi desenhado pela Sociedade de Construções Metálicas, de Lisboa, que, como a PESCAL, era uma empresa ligada a Bernardino Alves Corrêa, fundador e presidente da Companhia Colonial de Navegação.
O MARIA DAS FLORES foi construído pelo mestre José Maria Lopes de Almeida no estaleiro do Bico da Murtosa, no interior da ria de Aveiro. Estava previsto o seu lançamento à água a 26 de Fevereiro de 1946, mas registaram-se mudanças nas marés e o mestre do estaleiro mandou meter na água o navio a 18 de Fevereiro desse ano, data do lançamento.
O delegado do Governo junto dos organismos das pesca, comandante Henrique Tenreiro nunca perdoou esta situação e após ser lançado à água o MARIA DAS FLORES ficou encalhado, por falta de água suficiente na ria.
A história do salvamento do MARIA DAS FLORES, protagonizada pelo capitão da Marinha Mercante Manuel Bento dava para se escrever um livro, mas esse é assunto para outros "posts". Digamos que com muito esforço e engenho, o MARIA DAS FLORES foi safo em Maio de 1946 e veio a reboque para Lisboa onde se concluiu o aprestamento deste bacalhoeiro.
O navio teve uma carreira relativamente curta, afundando-se em Setembro de 1958 na Terra Nova, com água aberta.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

5 comments:

Anonymous said...

Caro Luís

O navio foi construido na Murtosa ou na Murraceira (Figueira da Foz)?
Cumprimentos

Luiz Gaia Braz

LUIS MIGUEL CORREIA said...

O MARIA DAS FLORES foi construído na Murtosa, na ria de Aveiro, em 1946. Em Maio foi rebocado para o Tejo e acabado em Lisboa e Cacilhas.

LMC

Anonymous said...

Este ano de 1958 foi terrível em mau tempo e consequentemente de fracas pescas para a campanha de pesca do bacalhau.
A 7 de Agosto naufragou o "CRUZ DE MALTA", a 25 de Agosto o "LABRADOR,
a 2 de Setembro o "grande" "MILENA". a 9 de Setembro o "ANA MARIA", ano em que acabou com este navio a frota só à vela, a 20 de Setembro o "MARIA DAS FLORES" e o "SANTA IZABEL" em viagem de regresso a Portugal muito danificado e acompamhado pelo N/M "SENHORA DA VIDA" tendo este recolhido os naufragos do "IZABEl".
Os naufragos do "MARIA DAS FLORES" foram repatriados a bordo do arrastão "ÁLVARO MARTINS HOMEM".
O "CRUZ DE MALTA" era comandado por ANTÓNIO FERNANDES MATIAS, o "MILENA" por JOAQUIM MANUEL MARQUES BELA, o "LABRADOR" por JÚLIO PERERA DA BELA, o "MARIA DAS FLORES" por MANUEL DE OLIVEIRA VIDAL JUNIOR, o "ANA MARIA" por JOAQUIM AGONIA DA SILVA eo "SANTA IZABEL" por FRANCISCO FERNANDES MANO.
O comandante do "SENHORA DA VIDA", salvador dos naufragos do "SANTA IZABEL" era o capitão ALFREDO SIMÕES JUNIOR.
J.D.MARQUES

Anonymous said...

O "GAZELA" comandado pelo capitão ANTÓNIO MARQUES DA SILVA, durante a campanha de 1958, aguentou firmemente no mar o furacão "HELENE", por não ter conseguido a tempo abrigar-se no porto de St. John's.
O navio ficou alquebrado, mas chegou a Lisboa com toda a tripulação sã e salva, bem como o seu precioso carregamento de bacalhau.
Não fez a campanha seguinte (1959) para sofrer uma grande reparação feita por Manuel Maria Bolais Mónica na doca seca flutuante dos Estaleiros Mónica.
Continuou a ir à pesca do bacalhau até 1969.
Em 1971 foi vendido para os USA e ainda hoje navega sob a orientação de um grupo de amigos do navio.
J.D.Marques.

Anonymous said...

Olá,

gostei muito desta publicação, eu sou descendente do dono do barco maria das flores e se me poder fornecer alguma(s) fotos do maria das flores que tenha ao seu dispôr ficaria-lhe grato.