Tal como ainda hoje acontece com as viagens transatlânticas posicionais de navios de cruzeiros da Europa para a América do Sul e regresso, o porto de Lisboa foi sempre uma importantíssima porta de saída e entrada associada aos navios de passageiros utilizados nas carreiras regulares entre a Europa e a América do Sul desde o arranque destes serviços na década de 1850 até ao seu desaparecimento no final dos anos oitenta do século XX.
Uma das companhias de navegação europeias mais destacadas nesta carreira foi a Hamburg-Süd, ainda hoje uma das mais importantes empresas armadoras da Alemanha e que até 1939 teve um papel importante no tráfego de passageiros e em cruzeiros.
Curiosamente em Lisboa a Hamburg-Süd tinha dois agentes de navegação separados, conforme se tratasse dos navios mais luxuosos ou daqueles mais modestos e destinados à emigração, como se pode observar do anúncio de saídas publicado no Jornal O Século, de Lisboa, no ano de 1937, que reproduzimos.
O paquete mais importante da Hamburg Süd era o famoso CAP ARCONA de 1927, frequentador assíduo do Tejo, com as suas três chaminés brancas e vermelhas, a última das quais era falsa. Os navios da Hamburg Süd rivalizavam com os melhores paquetes das companhias Royal Mail Lines, Cie Sud-Atlantique e companhia Itália.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment