Monday, November 10, 2008

Contratorpedeiro DOURO (1936-1959)

Lançamento à água do Contratorpedeiro DOURO no estaleiro da Rocha, em Lisboa, onde foi construído pela Sociedade de Construções Navais.
Não sabemos se se trata do primeiro ou segundo navio igual do mesmo nome saído destes estaleiros na década de 1930, tal como aconteceu com o TEJO, pois foram ambos cedidos à Colômbia e substituidos por construções novas com os mesmos nomes.
Último dos cinco navios da classe VOUGA, entrou ao serviço em 1936 e conservou-se em serviço activo até 1959.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

Ricardo Matias said...

Não sabiamos, mas agora já sabemos. (desenterrei o livro aonde está publicada uma foto do lançamento do Douro). O livro é Catalogo da exposição fotográfica de homenagem a H.M. Seixas-1988.
O Douro a ser lançado tem o casco pintado de cinza escuro ou preto ou vermelho, que em fotos PB são cores parecidas. No lançamento não há sinais de festa, nesta epoca só se fazia a festa uma vez, se fosse agora, haveriam duas.
A fotografia tem a legenda "Douro segundo lançamento 17 Agosto 1935".
Este Douro foi o último navio a ser acabado, mas o primeiro a ser abatido. O primeiro Douro passou a ser o Caldas da marinha colombiana e foi adquirido à pressa face à disputa fronteiriça com o Peru. Esta acabou por ser resolvida e os navios não chegaram a ser precisos.

Ricardo Matias

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Obrigado,
Ricardo Matias

Pelas informações a complementar e datar uma fotografia tão interessante como esta.
Ainda me lembro de ver um destes navios desarmado dentro da Doca da Marinha em finais da década de 1960.

É sempre bom partilhar conhecimentos sobre navios

LMC

Edgar Faustino said...

Estou a escrever um livro e necessitava saber se o contratorpedeiro " Guadiana " foi totalmente construído no Arsenal e em que ano?
Se houver a foto igualmente gostaria de a ver.
O meu contacto: faustinoedgar9@gmail.com
Obrigado

Anonymous said...

Olá, tenho o privilegio de ter conseguido adquirir algumas fotos tiradas a bordo deste navio, durante umas manobras nos Açores em 1939. Ainda ñ estão reveladas em papel mas pelo que deu para ver nos negativos, são fotos de enorme importância. Tem uma foto excepcional dos 3 submarinos então em funcionamento... :)