Tuesday, January 16, 2007

ESTÍLO NAVIO






Os navios constituem, nas suas formas motivos de grande beleza a que se convencionou um estilo náutico, responsável pela diversidade cromática dos ambientes marítimos.


Curiosamente, toda a gente gosta de adoptar esse estilo, sinónimo de um estatuto privilegiado, mas poucos se entusiasmam para vestir uma verdadeira pele de marinheiro.

E o problema não é só de agora, sempre houve suspeição dos terráqueos face aos lobos do mar. No período dos Descobrimentos, engajavam-se marinheiros à força na via pública ou nas prisões, por falta de voluntários, e ao Marquês de Pombal se atribui a ideia de que "há gente para tudo, até para andar no mar". E de facto andar no mar pode ser duro, por muitas razões e circunstâncias, mas não há nada que pague um horizonte de 360 graus como local de trabalho...


Reflexão e imagens de Luís Miguel Correia - 2007


4 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

Que bela reflexão... Um horizonte de 360º de azul e de estrelas... de preferência à vela e com tripulantes sossegados, para se conseguir ouvir o mar.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,

A minha melhor sensação do MAR é navegar à vela, ao leme, com toda a tripulação a dormir e eu ali, com um veleiro de 12 metros na minha mão, encantado com o silêncio do mundo que se ia desfazendo pela popa, lá longe, e a musicalidade da água a acarinhar o costado, o vento a encher as velas... E no céu milhares de estrelas...

LMC

Jose Angelo Gomes said...

Vamos quando??
Sexta estou no rio, à tarde com VHF ligado. O MMSI é 263 846 570 e o C.S. CRA 2024

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Blue Moon,

Óptima ideia... assim que houver uma oportunidade...

LMC