Monday, January 15, 2007
Lugre PRINCIPE PERFEITO
Era uma vez um rapaz que sonhava ser um dia armador. Daqueles proprietários e operadores de navios a sério. Na Escola Náutica fez-se marinheiro, nos navios cruzou os mares e em 1998 criou a empresa VELTAGUS.
Um velho cargueiro norueguês deu corpo ao sonho ao ser adquirido em 2001: chama-se PRINCIPE PERFEITO e foi reconstruído como lugre de 3 mastros para até 200 passageiros.
O armador chama-se Rafael Silva e o nome do seu navio reflecte a nostalgia associada ao antigo paquete homónimo, por sinal construído 12 anos depois do actual PRÍNCIPE.
O lugre PRINCIPE PERFEITO está baseado em Lisboa destinando-se a cruzeiros turísticos no rio Tejo, podendo ser utilizado em fretamentos para cruzeiros na costa portuguesa. Dispõe de 5 camarotes para passageiros.
Comprado o navio LARS TORE, Rafael Silva promoveu a sua reconstrução. intalação de uma máquina nova e alterações estruturais na Suécia, restante aprestamento em Peniche. Um sonho feito realidade, atracado na doca de Alcântara, disponível para passeio no Tejo, ou para um cruzeiro de sonho com a dimensão da sua própria imaginação...
O PRINCIPE PERFEITO foi construído em França em 1949 pelos Chantiers Navals de Caen, em Blaineville como arrastão a vapor MONT DES CATS, nome que manteve até 1973. Convertido em cargueiro costeiro, navegou de 1973 a 1977 com o nome ESMI e de 1977 a 1996 como BOSTON. Em 1996 recebeu o nome LARS TORE sendo comprado em 23-10-2001 pela VELTAGUS e registado em Lisboa com o nome PRINCÍPE PERFEITO a 7-03-2002. Com 41,52 m comprimento e 7,52 m de boca, o PRINCIPE PERFEITO tem 299 GT (arqueação bruta), 5 camarotes duplos para passageiros e pode embarcar até 200 passageiros para cruzeiros no Tejo.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 15 Janeiro 2007
Etiquetas:
Lugre Príncipe Perfeito,
Navios Portugueses,
Veltagus
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Até que enfim aparece alguém com iniciativa neste ramo.
Ricardo M,
Pelos vistos estão a aparecer uma série de iniciativas neste sector..., pois além do PRINCIPE PERFEITO há mais alguns projectos em preparação na área do turismo fluvial no Tejo...
LMC
Post a Comment