Friday, January 12, 2007

TRANSMAÇOR PERDE INTER-ILHAS

O Governo Regional dos Açores acaba de cancelar o contrato de concessão
do serviço público de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas dos Açores, que havia sido atribuido à companhia TRANSMAÇOR em 2006.
A empresa governamental ATLANTICOLINE está agora a desenvolver contactos para assegurar o posicionamento de dois ferries de passageiros em águas açoreanas para a época de 2007, que tem início em Maio e se prolonga até ao final de Outubro.
O ferry ILHA AZUL, da TRANSMAÇOR, que em 2006 assegurou o serviço, está imoblilizado na doca de Alcântara em Lisboa, e o navio que anteriormente fez o inter-ilhas, o GOLFINHO AZUL, da companhia AÇOR LINE, foi vendido em Agosto último e deixou o Tejo em Outubro rumo ao Mar Vermelho.
A ligação ferry nos Açores é subsidiada pelo Governo dos Açores e serve cerca de 60.000 passageiros cada ano, estando encomendados aos estaleiros de Viana do Castelo dois navios novos com entrega programada para 2008. Dificuldades diversas levaram o GRA a substituir a operação da AÇOR LINE, que teve a concessão até Outubro de 2005, pela TRANSMAÇOR, mas em 2006 a operação suscitou ainda mais reclamações que nos anos anteriores. O enquadramento definitivo do serviço para 2007 deverá ser apresentado até a final deste mês pelo secretário da economia dos Açores.
O serviço inter-ilhas de passageiros foi iniciado em 1955 pela antiga Empresa Insulana, com os navios CEDROS e ARNEL, construídos propositadamente para o efeito em Viana. O ARNEL perdeu-se em Santa Maria em 1958 sendo substituído pelo PONTA DELGADA, construído em Lisboa em 1961, que se manteve nos Açores até 1984. O serviço seria retomado a partir de 1997 pela AÇOR LINE.
Fotos: de cima para baixo, os navios ILHA AZUL, GOLFINHO AZUL e PONTA DELGADA, que efectuaram as ligações ferry nos Açores. (Fotos de L.M.Correia)
Texto de Luís Miguel Correia - 12 Janeiro 2007

7 comments:

Anonymous said...

Olá,
Que tipo de reclamações?

Anonymous said...

mas já o transporte de mercadorias é um bocado confuso, sobretudo para o grupo ocidental... este Verão quando estive nas Flores não havia coisas tão simples como iogurtes... "o último barco não trouxe!" "e agora quando há outro barco?" "já aí está, mas não pode acostar..." não deve ser fácil...

Caiê said...

O transporte de mercadorias é difícil para as ilhas do grupo ocidental, por vezes. São as duas ilhas mais isoladas, com condições atmosféricas mais difíceis e uma delas tem muito poucos habitantes. Isto faz com que sejam (injustamente) votadas a um certo abandono.
O transporte de passageiros acontece de forma regular entre as ilhas do triângulo durante todo o ano, até por uma questão de proximidade geográfica. Não faria sentido que fosse de outro modo. Essa está assegurada e bem assegurada.
A questão que se levanta é a de transporte de passageiros entre as nove ilhas - obviamente, uma questão sazonal, que só se passa no Verão. Não tem resultado. Vamos a ver qual a empresa que é capaz de o fazer com barcos em condições e com cumprimento mínimo.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Malheiro do Vale,
Incumprimento do contrato estabelecido com o Governo Regional dos Açores, isto é a empresa ATLANTICoLINE, como começar o serviço inter-ilhas semanas depois do programado, o segundo navio nem chegar a aparecer, o primeiro andar sempre atrasado, com a máquina cansada, por aí fora...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Malheiro do Vale,
Incumprimento do contrato estabelecido com o Governo Regional dos Açores, isto é a empresa ATLANTICoLINE, como começar o serviço inter-ilhas semanas depois do programado, o segundo navio nem chegar a aparecer, o primeiro andar sempre atrasado, com a máquina cansada, por aí fora...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Garina do Mar,

Até há excesso de tonelagem a servir os Açores, com 4 porta-contentores a ligar o Continente aos principais portos dos Açores todas as semanas. Depois a ligação inter-ilhas já é mais complexa. O que é rentável é descarregar em Ponta Delgada (metade da população Açoreana está em S. Miguel) e voltar. A peregrinação pelos outros portos que os armadores mantêm faz parte do serviço público... Há ainda nos Açores a imprevisibilidade do estado do mar... Mas há navios para as Flores com regularidade...

LMC

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caiê,

Viver numa Ilha tem estes condicionamentos. Já era assim nos tempos do "dia de S. Vapor". Acabaram-se os paquetes em 1975 e 1984 mas depois vieram os ferries no período de verão...
Não tem sido fácil a manutenção do serviço inter-ilhas. Mesmo com subsídios a AÇOR LINE perdeu muito dinheiro. A TRANSMAÇOR em 2006 meteu os pés pelas mãos e ainda fez pior figura. As coisas só vão melhorar em termos de equipamento com a entrada ao serviço dos navios novos em 2008... Até lá será o melhor que se conseguir...