Wednesday, February 14, 2007

TRADIÇÃO DAS FIGURAS DE PROA




A companhia de navegação norueguesa Fred Olsen Lines foi a última grande empresa armadora a manter a tradição das proas dos seus navios decoradas com carrancas, podendo um dos mais atraentes exemplos desta prática ser ainda hoje observado na proa do paquete de cruzeiros BLACK PRINCE, de 1966.

Uma forma muito atraente de embelezar os navios, que a Fred Olsen soube transformar em arte.

Hoje a empresa tem uma importância crescente no mercado britanico de cruzeiros, com quatro paquetes a operar e mais um adquirido...

Texto e imagens de L. M. Correia - 14 Fevereiro 2007

10 comments:

PauloMestre said...

Uma tradição que infelizmente irá desaparecer quando o BLACK PRINCE finalmente for para a sucata.
Os navios mais recentes da Fred. Olsen já não recebem figuras de proa, nem mesmo adaptando ou desenhando a carranca à medida da forma da proa.

Paulo Mestre

garina do mar said...

agora há uns que inventaram uma pseudo figura de proa... pintando uma boca e os olhos na vante do navio! não sei se é só um ou são vários mas pelo menos anda muitas vezes por aí: "Aida" será?

PauloMestre said...

Sim, todos os navios da Aida Cruises têm umas pinturas algo sui generis nos cascos:
http://www.aida.de/schiffe.77.0.html

O antigo CROWN PRINCESS, quando passou para o mercado Alemão, foi baptizado com o nome A'ROSA BLU e pintaram-lhe na proa uns lábios a segurar uma rosa, com pétalas a voar pelo casco.
Depois passou para a Aida e foi pintado com as cores "regulares" da frota.

A NCL também segue a moda das pinturas no casco, mas ainda mais extravagantes que as da Aida.

Mas o prémio vai para a Moby Lines, que pinta personagens de desenhos animados da Warner Bros (Tweety, Bugs Bunny, etc) nos cascos dos ferries.

Paulo Mestre

Raquel Sabino Pereira said...

Prefiro esta, Paulo... LOL

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Paulo,
A figura de proa do Black Prince actual já pertencia ao paquete anterior do mesmo nome, e sendo a Fred Olsen uma empresa familiar e muito conservadora, não me admirava nada que qualquer dia fosse construido um novo BLACK PRINCE, com esta mesma figura de proa...
A companhia já divulgou que o BALMORAL, a introduzir este ano será o último comprado em segunda mão...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Garina do mar,
A decoração dos cascos dos paquetes da companhia AIDA inserem-se na preocupação actual de as empresas terem associadas imagens originais. E a da AIDA funciona na perfeição...

LMC

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Paulo,
Acho que asdecorações dos cascos dos paquetes da NCL são mais discretas que as dos da AIDA. E são todos diferentes, embora com um padrão base comum...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,
Vejo que tem bom gosto...

PauloMestre said...

Sim, a reutilização das obras de arte nos navios da Fred. Olsen é uma constante.
A Fred. Olsen de certeza que não quis ver perdido o investimento na figura de proa do BLACK PRINCE de 1938 (e afundado durante a guerra), devem ter ido busca-la quando o navio foi desmantelado.

Convém pensarem em nova tonelagem... O BLACK PRINCE não vai indo para novo e à velocidade que a P&O dá tiros no pé (fim da Swan Hellenic e com a P&O cada vez mais influenciada/parecida com a Princess), a quota de mercado da Fred. Olsen vai aumentar em muito.

Paulo Mestre


Paulo,
A figura de proa do Black Prince actual já pertencia ao paquete anterior do mesmo nome, e sendo a Fred Olsen uma empresa familiar e muito conservadora, não me admirava nada que qualquer dia fosse construido um novo BLACK PRINCE, com esta mesma figura de proa...
A companhia já divulgou que o BALMORAL, a introduzir este ano será o último comprado em segunda mão...

PauloMestre said...

Pessoalmente não acho.

As decorações da NCL America ainda compreendo, são baseadas no nome do navio, por isso é que o PRIDE OF AMERICA tem uma águia estilizada no casco, ou os colares de flores do PRIDE OF HAWAI/ALOHA.

Mas as de navios como o NORWEGIAN JEWEL ou GEM já são mais dificeis de entender, a base é apenas o facto de se parecerem com uma fita ao longo da secção de vante...

Isto das decorações é muito bonito nas cabeças pensadoras dos tipos do Marketing, que se preocupam mais a garantir que o navio por fora chama a atenção.
Na realidade o que interessa num navio de cruzeiro é a qualidade do produto a bordo que se oferece, e isso por vezes é a melhor publicidade que há, não é preciso ter-se um casco pintado de cores garridas.

Paulo Mestre


Paulo,
Acho que asdecorações dos cascos dos paquetes da NCL são mais discretas que as dos da AIDA. E são todos diferentes, embora com um padrão base comum...