Monday, March 26, 2007

CARGUEIROS EM CASCAIS


Quem observa habitualmente a baia de Cascais vê quase sempre diversos navios de carga fundeados.
Muitas vezes são navios a aguardar entrada em Lisboa, outras são navio que fundeiam em Cascais a aguardar ordens, ou para efectuar pequenas reparações e depois continuam viagem. É frequente contar 5 ou 6 navios fundeados ao largo de Cascais.
No último Sábado, 24 de Março, passámos junto aos dois cargueiros então fundeados em Cascais, a bordo do lugre PRINCIPE PERFEITO.
O graneleiro TALTY, da companhia Polish Steamship Company é um navio de 16.728 TDW e 11.676 GR construído no Reino Unido em 1979 com o nome KOPALNIA SZOMBIERKI, designação que manteve até 1993, quando adoptou o nome actual. É um navio elegante, provavelmente no seu ciclo final de vida útil. Estava carregado e tinha as tampas das escotilhas dos porões abertas. O navio trazia um carregamento de trigo para Lisboa.
A seguir fotografámos o porta-contentores Lituano GEDIMINAS, um navio de 4.502 TDW e capacidade para 264 TEUs, com 3.097 GT, construído em 1996 na Lituania e propriedade da companhia DFDS Lisco, uma associação entre a DFDS de Copenhaga e a empresa Lisco Baltic Service, de Klaipeda. Este porta-contentores veio a Lisboa carregar 4.200 toneladas de cimento com destino a Bissau.
A título de curiosidade, em especial para o nosso companheiro de viagem Luis Filipe Morazzo, aqui ficam estes elementos informativos e imagens dos dois navios.


Text and images copyright L.M.Correia, unless otherwise stated. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia

1 comment:

Anonymous said...

mete as dimensoes do barco filho da puta tou aqui a tentar fazer um trabalho de arquitectura e por tua causa nao consigo!!!e um blog de navios???foda-se!!get a life