Thursday, March 22, 2007

DIA MUNDIAL DA ÁGUA (DO TEJO)

Ora aqui fica assinalado solenemente o Tejo, na sua expressão líquida de H2O mais aditivos poluídos quanto baste, neste DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
Para mim a água é uma das grandes riquezas de Lisboa. Não a água transvazada do Zezere, do Alviela, ou das antigas nascentes de Belas devidamente encanadas.
Apenas a água do Tejo. O rio.
Rio esse que apesar do crescimento insustentável em forma de betão e noutras realidades agressivas de valor acrescentado ainda me consegue surpreender.
Nesta praia perdida da margem Sul, entalada no esquecimento, por entre uma horta clandestina e um rebanho de carneiros, mesmo por baixo do Instituto das Estradas de Portugal, antiga JAE.
Hoje andei pela margem Sul a ver o rio e a cidade de Lisboa e constatei uma vez mais a má gestão que vamos fazendo de um recurso natural precioso.
O Tejo. Desperdiçado e tão ignorado, no Dia Mundial da Água. À portuguesa, ou não fossemos nós peritos em meter água por tudo e por nada...
Text and images copyright L.M.Correia, unless otherwise stated. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia

8 comments:

Rafael Silva said...

LM,

Isto da papela neste país põe-me com a cabeça completamente em água!
Na terça-feira fui depositar na Capitania do Porto de Lisboa o requerimento que me foi dito ser necessário para ser concedida autorização para ir até Cascais. Isto deve-se ao facto do Príncipe Perfeito estar ainda registado no tráfego local e, a viagem até Cascais ser conciderada uma viagem Costeira.
Pois bém assim foi, pedi autorização e pedi vistoria aos meios de salvamento. Ontem fui confrontado com um parecer do Exmo. Sr. Vice-Cte do Porto de Lisboa que escrevia, no documento de requerimento entregue, que só autorizaria o navio ir a Cascais se o meu pedido para substituir os 2 marinheiros do tráfego local que constam do certificado mínimo de segurança, para serem substituidos por 1 Piloto de 2ª classe e por 1 Marinheiro de 2ª classe, vosse acompanhado po (2) pareceres de (2) sindicatos da marinha mercante que deveriam dizer que concordavam com a substituição.
Eu nem queria acreditar!!! Até me parecia que o STCW 95 tinha sido revogado pelo Governo.
Realmente, no certificado mínimo de segurança do navio vem escrito que o navio deve ter como tripulantes, 2 marinheiros do tráfego local. Mas pela legislação nacional, estes não podem navegar em águas costeiras. Se o navio necessita de autorização para ir para águas costeiras, então os tripulantes a bordo, têm também de estar certificados para isso, e por isso é necessário substituir no Rol ambos os Marinheiro do TL.
Resposta do Exmo Vice da CPL:
- Mas esta situação nós autorizamos. O Sr é comandante do navio e eles vão só atracar e largar os cabos! Apenas poderá acontecer que eles devido à falta de experiência possam vir a enjoar um pouco.
Depois desta resposta, fiquei alguns segundos sem resposta...
Disse ao Sr Exmo Vice Cte da CPL que como Cte do Príncipe Perfeito, eu não autorizava o embarque dos marinheiros do TL a bordo por não terem certificados para tal e que, se a Capitania se responsabilizasse por isso, pedia-o por escrito, não obstante de eu levar mais um Piloto de 2ª classe e mais um Marinheiro de 2ª Classe. Foi então que ficou a olhar para mim.
Caro LM, neste momento não sei ainda se a viagem a Cascais se irá realizar. Terei de lhe ligar amanhã pela hora de almoço para lhe confirmar. É certo que não-se realizando, irei colocar o Governo em tribunal, no nome da Capitania de Lisboa por prejuízos causados e por contribuir e aconselhar os armadores a infringirem as leis mais básicas de seguraça a nível internacional.

Luis Daniel Vale said...

Essa do parecer dos sindicatos é bem a imagem do país que temos...

Quanto aos srs. das Capitanias, padecem do mal de muitas horas de secretária e poucas horas de mar, como tal desconhecem a realidade do mundo em que (ainda) são autoridade.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Surrealismo puro. Tenho estado a falar a Amigos para irem amanhã, neste momento não sei o que dizer...

Raquel Sabino Pereira said...

E AGORA???

O QUE VAI ACONTECER À CAMIONETA CHEIA DE GENTE DA MOITA??? E AO NOSSO PROFESSOR S.O.S.??? E A NÓS?
E ÀS TRINTA E TAL PESSOAS MINHAS AMIGAS QUE FICARAM DE ME CONFIRMAR???

EU POR MIM AVANÇO NA MESMA!

NEM QUE SEJA PARA IR ATÉ À BARRA E VOLTAR!!!

Raquel Sabino Pereira said...

EU TENHO CARTA DE MARINHEIRO!!!

NÃO É SUFICIENTE???

Rafael Silva said...

Ainda estou a tentar ver se o problema deixa de o ser. Poderemos ir até ao Parque das Nações e depois até à barra.

Raquel Sabino Pereira said...

Ó QUE MAÇADA!!!!!!!!

Raquel Sabino Pereira said...

Informo os ilustres leitores deste blogue que a situação está resolvida e que podemos embarcar amanhã! Desconsiderem assim o comentário anterior.
Era só o que faltavam obstaculizarem uma iniciativa das Produções Atlântico Azul - Ships & the Sea!!!

Até amanhã!!