
Para mim a água é uma das grandes riquezas de Lisboa. Não a água transvazada do Zezere, do Alviela, ou das antigas nascentes de Belas devidamente encanadas.
Apenas a água do Tejo. O rio.
Rio esse que apesar do crescimento insustentável em forma de betão e noutras realidades agressivas de valor acrescentado ainda me consegue surpreender.
Nesta praia perdida da margem Sul, entalada no esquecimento, por entre uma horta clandestina e um rebanho de carneiros, mesmo por baixo do Instituto das Estradas de Portugal, antiga JAE.
Hoje andei pela margem Sul a ver o rio e a cidade de Lisboa e constatei uma vez mais a má gestão que vamos fazendo de um recurso natural precioso.
O Tejo. Desperdiçado e tão ignorado, no Dia Mundial da Água. À portuguesa, ou não fossemos nós peritos em meter água por tudo e por nada...
8 comments:
LM,
Isto da papela neste país põe-me com a cabeça completamente em água!
Na terça-feira fui depositar na Capitania do Porto de Lisboa o requerimento que me foi dito ser necessário para ser concedida autorização para ir até Cascais. Isto deve-se ao facto do Príncipe Perfeito estar ainda registado no tráfego local e, a viagem até Cascais ser conciderada uma viagem Costeira.
Pois bém assim foi, pedi autorização e pedi vistoria aos meios de salvamento. Ontem fui confrontado com um parecer do Exmo. Sr. Vice-Cte do Porto de Lisboa que escrevia, no documento de requerimento entregue, que só autorizaria o navio ir a Cascais se o meu pedido para substituir os 2 marinheiros do tráfego local que constam do certificado mínimo de segurança, para serem substituidos por 1 Piloto de 2ª classe e por 1 Marinheiro de 2ª classe, vosse acompanhado po (2) pareceres de (2) sindicatos da marinha mercante que deveriam dizer que concordavam com a substituição.
Eu nem queria acreditar!!! Até me parecia que o STCW 95 tinha sido revogado pelo Governo.
Realmente, no certificado mínimo de segurança do navio vem escrito que o navio deve ter como tripulantes, 2 marinheiros do tráfego local. Mas pela legislação nacional, estes não podem navegar em águas costeiras. Se o navio necessita de autorização para ir para águas costeiras, então os tripulantes a bordo, têm também de estar certificados para isso, e por isso é necessário substituir no Rol ambos os Marinheiro do TL.
Resposta do Exmo Vice da CPL:
- Mas esta situação nós autorizamos. O Sr é comandante do navio e eles vão só atracar e largar os cabos! Apenas poderá acontecer que eles devido à falta de experiência possam vir a enjoar um pouco.
Depois desta resposta, fiquei alguns segundos sem resposta...
Disse ao Sr Exmo Vice Cte da CPL que como Cte do Príncipe Perfeito, eu não autorizava o embarque dos marinheiros do TL a bordo por não terem certificados para tal e que, se a Capitania se responsabilizasse por isso, pedia-o por escrito, não obstante de eu levar mais um Piloto de 2ª classe e mais um Marinheiro de 2ª Classe. Foi então que ficou a olhar para mim.
Caro LM, neste momento não sei ainda se a viagem a Cascais se irá realizar. Terei de lhe ligar amanhã pela hora de almoço para lhe confirmar. É certo que não-se realizando, irei colocar o Governo em tribunal, no nome da Capitania de Lisboa por prejuízos causados e por contribuir e aconselhar os armadores a infringirem as leis mais básicas de seguraça a nível internacional.
Essa do parecer dos sindicatos é bem a imagem do país que temos...
Quanto aos srs. das Capitanias, padecem do mal de muitas horas de secretária e poucas horas de mar, como tal desconhecem a realidade do mundo em que (ainda) são autoridade.
Surrealismo puro. Tenho estado a falar a Amigos para irem amanhã, neste momento não sei o que dizer...
E AGORA???
O QUE VAI ACONTECER À CAMIONETA CHEIA DE GENTE DA MOITA??? E AO NOSSO PROFESSOR S.O.S.??? E A NÓS?
E ÀS TRINTA E TAL PESSOAS MINHAS AMIGAS QUE FICARAM DE ME CONFIRMAR???
EU POR MIM AVANÇO NA MESMA!
NEM QUE SEJA PARA IR ATÉ À BARRA E VOLTAR!!!
EU TENHO CARTA DE MARINHEIRO!!!
NÃO É SUFICIENTE???
Ainda estou a tentar ver se o problema deixa de o ser. Poderemos ir até ao Parque das Nações e depois até à barra.
Ó QUE MAÇADA!!!!!!!!
Informo os ilustres leitores deste blogue que a situação está resolvida e que podemos embarcar amanhã! Desconsiderem assim o comentário anterior.
Era só o que faltavam obstaculizarem uma iniciativa das Produções Atlântico Azul - Ships & the Sea!!!
Até amanhã!!
Post a Comment