Tuesday, June 12, 2007

A MEMÓRIA DOS NAVIOS PORTUGUESES

Foram-se os Navios e ficou a memória de uma bela frota desaparecida que não soubemos conservar nem substituir. Faltaram as políticas e os Armadores, os marinheiros foram desaparecendo também na desilusão das rotas do Império perdidas.
Quase todos estes navios eram unidades vocacionadas para as ligações com o Ultramar.

De todos eles resta o FUNCHAL, graças a um grande Amigo de Portugal e dos navios Portugueses que veio para Lisboa em 1985 quando comprou o navio FUNCHAL em hasta pública à Comissão Liquidatária da CTM. Falo do armador George Petrus Potamianos, que comprou igualmente o INFANTE DOM HENRIQUE em 1986 e o transformou no navio de cruzeiros VASCO DA GAMA.
Os quatro paquetes que actualmente compõem a frota da CLASSIC INTERNATIONAL CRUISES de George Potamianos têm todos bandeira Portuguesa e tripulações parcialmente portuguesas.
De entre estes navios, destaque para o FUNCHAL, construído em 1961 segundo inspiração do Sr. Vasco Bensaude para a Empresa Insulana. Das memórias passadas, o paquete FUNCHAL é hoje a mais genuína, pois ainda navega orgulhosamente
. (Comentário feito por LMC no blogue Atlântico Azul da Sailor Girl a propósito da discussão acerca da memória da nossa frota mercante perdida. Pintura do paquete INFANTE DOM HENRIQUE da autoria do Mestre Fernando Lemos Gomes - original integrante da colecção particular de Luís Miguel Correia)

Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia

2 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

Aditei entretanto a referência à autoria e propriedade da pintura, que por esquecimento não tinha colocado. Esta obra é um ESPLENDOR.

VitorMRAraújo said...

Os paquetes portugueses... Quem me dera ter vivido para ver a era dourada destes navios... Através do seu blog tive a possibilidade de conhecer uma grande parte dos belos navios de passageiros portugueses de outrora... Mas hoje em dia já não se vêem navios como esses... Vou colocar no meu blog um desenho que fiz no computador, pouco elaborado, mas penso que iria fazer com que essas glórias do passado renascessem para o futuro. Depois gostaria de saber a sua opinião. Continue com o óptimo trabalho,

Vítor Araújo