Friday, February 29, 2008

PRINCESA ISABEL DESMANTELADO


O encalhe para desmantelamento do navio de passageiros LUCKY ocorrido no passado dia 29 de Janeiro de 2008 na India ditou o fim de 46 anos de história do paquete brasileiro PRINCESA ISABEL, primeiro de uma série de quatro construídos em Espanha e na Jugoslávia em 1962 para a Companhia Nacional de Navegação Costeira, do Rio de Janeiro.
Destinado inicialmente à cabotagem na costa leste da América do Sul, entre Manaus e Buenos Aires, juntamente com o seu gémeo PRINCESA LEOPOLDINA e os irmãos ANNA NERY e ROSA da FONSECA, estes de construção jugoslava, o PRINCESA ISABEL teve vida curta e atribulada sob bandeira brasileira. Transferido para o Lloyd Brasileiro em Novembro de 1967, foi retirado do serviço activo em Agosto de 1968 e imobilizado no Rio de Janeiro.
Vendido em 1969, foi reconstruído em Glasgow passando a fazer cruzeiros no Extremo Oriente com o nome MARCO POLO, de 1970 a 1978. Seguiu-se a venda a interesses gregos, tendo-se chamado AQUAMARINE (1978-1988) e ODYSSEUS (1988-2005) e LUCKY STAR (2005-2007). Os últimos anos foram passados no Extremo Oriente como navio-casino, operando inicialmente em Macau e depois em Singapura. Acabou agora vendido para sucateiros indianos, alterando o nome para LUCKY para a viagem de entrega.
Texto /Text copyright L.M.Correia. Photograph by Henrik Johansson. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: