Tuesday, March 18, 2008

CRUISE LINERS THE WORLD and EUROPA in Rio de Janeiro, Brazil

Luxury in Rio de Janeiro with the cruise ships THE WORLD and EUROPA alongside the cruise terminal in December 2003.
Depois de publicar esta referência ao Rio de Janeiro, encontrei um artigo de Guerra Maio sobre o tema publicado no JORNAL DA MARINHA MERCANTE nº 87 de Setembro de 1949, do qual reproduzo algumas passagens:
"RIO DE JANEIRO GRANDE PORTO DE MAR, ADMIRÁVEL CENTRO DE TURÍSMO - Em matéria de urbanismo e de beleza natural eu não conheço nada mais feliz que o Rio de Janeiro. As grandes cidades marítimas, como Lisboa, Havre, Marselha, Barcelona e tantas outras, tiveram que sacrificar, às necessidades comerciais, a sua principal faixa de rio e de mar.
O Rio de Janeiro não; teve até o condão de estender as suas vastas instalações marítimas, na parte feia da cidade, dando-lhe ao mesmo tempo a vida e animação, que não tinha.
Mais ainda, colocaram o cais acostável para os grandes transatlânticos, na Praça Mauá, espécie de ante-câmara da cidade, e no topo da sua principal e movimentada artéria, a Avenida Rio Branco. (...)"
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Luis Daniel Vale said...

E, pelo facto de ter lá os naviozinhos atracados, não deixa de ser a Cidade Maravilhosa...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

A cidade é de facto tão maravilhosa quanto impressionante é o estado de degradação ambiental da baía da Guanabara. Muitas milhas fora da barra o mar muda de cor e torna-se um esgoto cor de chumbo. Parece que não há tratamento de águas residuais e são uns milhões de almas diariamente a pressionar o ambiente...

Anonymous said...

Miguel,

Gostei de teu blogue e prometo visitá-lo mais regularmente. Parabéns!

Sou neto de Português vivendo no Brasil.

Quanto ao estado de poluição da Baía da Guanabara tu estás completamente certo. E mais ainda afirmo, meu patrício, que não se sabe mais o que se fazer... Pois até dinheiro do Japão veio “investido” na esperança de se despoluir a Baía...

Mas parece que em outro cais se aportou o montante financeiro...

Uma vergonha!

Lembro-me que nas últimas Olimpíadas a TV brasileira deu destaque nos comentários quanto à poluição do céu em Pequim, mostrando-nos diversas vezes a cena: Céu cor de chumbo ou cinza escuro. Uma H-I-P-O-C-R-I-S-I-A só!

Digo-te uma coisa: Há diferença de importância entre céu e mar? Creio que não! O meio-ambiente é um todo! E é tudo!

Uma vergonha!

Esqueceste de dizer, caso saibas, que o aterro do flamengo a poucos minutos dessa paisagem (o Aterro do Flamengo), virou um aterro de fezes, tanto humanas quanto de animais.

Aliás o único banheiro público existente no referido aterro (parque do Flamengo) esteve com um cão da raça pitbul amarrado na entrada principal e única deste banheiro único em TODO O PARQUE... Nem preciso dizer-te mais nada...

É esta a cidade que pretende receber os jogos...

Com lamentos do Brasil,
Teu Patrício,
A seu Dispor,

Mausher, A.

Dizem que a Esperança é a última a morrer... Digo-te porém que é a primeira a estar doente!