
O porto de Lisboa integra o grupo de 15 portos Atlânticos fundadores do novo projecto internacional de promoção conjunta de portos de cruzeiro, a Atlantic Alliance.
         O projecto, apresentado publicamente durante o principal evento mundial da indústria dos cruzeiros, a “Seatrade Cruise Shipping Convention”, que decorreu de 10 a 13 de Março em Miami, pretende promover o Atlântico enquanto destino de cruzeiros contrariando o que até aqui vem acontecendo em que esta região serve essencialmente de passagem entre os destinos do Báltico e do Mediterrâneo.
 
 Além do porto de Lisboa, o projecto conta também como membros fundadores com os portos de Vigo, Santander (Espanha), Bordéus, La Rochelle, Nantes, Brest, St. Malo, Cherbourg (França), Antuérpia (Bélgica), Roterdão, Amesterdão Ijmuiden (Holanda), Bremerhaven e Hamburgo (Alemanha). A curto prazo é objectivo do Hamburg Cruise Center, entidade que está a promover esta iniciativa, trazer mais membros para o projecto, nomeadamente os portos ingleses, nacionalidade do principal mercado emissor de passageiros de cruzeiros Europeu.

Tendo como slogan “Europe’s Prime Cruise Destinations”, o projecto pretende promover este “novo” destino de cruzeiros pela excelência das suas cidades, respectiva riqueza histórica e diversidade cultural e gastronómica, que oferecem a oportunidade para desfrutar de experiências únicas e diversificadas numa só viagem. Prevê-se que os resultados deste projecto se comecem a sentir apenas em 2011, pois as companhias de cruzeiro programam os seus itinerários com dois anos de antecedência. 
www.atlanticalliance.euFotografias dos navios NORWEGIAN GEM, BLACK WATCH e PACIFIC PRINCESS fotografados em Lisboa a 26 de Abril de 2008.