Tuesday, April 01, 2008

PORTUGAL LIDERA POLÍTICA MARÍTIMA EUROPEIA

O BLOGUE DOS NAVIOS E DO MAR anuncia em primeira mão que Portugal vai liderar a Política Marítima Europeia, devendo ser proximamente divulgado um acordo entre o Governo e a UE com vista a relançar a Economia do Mar.
Lisboa vai ser declarada CAPITAL MARÍTIMA DA EUROPA sendo aqui sedeada a AME - Agência Marítima Europeia, na sequência da experiência positiva entretanto colhida com um outro organismo europeu instalado em Lisboa.
O Governo de José Sócrates decidiu dar a máxima prioridade às medidas de relançamento marítimo na sequência de um estudo feito por uma consultora de Singapura que revelou um potencial de crescimento muito significativo. Estas medidas vão ao encontro das aspirações de um grupo de individualidades portuguesas que nos últimos anos procuraram despertar a consciência nacional para um conjunto de actividades potenciadoras de riqueza que têm sido descuradas no nosso País.
A nova política vai assentar numa série de medidas de grande alcance:
- Parcerias público privadas para a criação de novas empresas de transportes marítimos e serviços;
- Incentivos fiscais para investimentos no sector;
- Estatuto de Serviço Público associado aos conceitos da continuidade territorial e autoestradas do mar, por forma a melhorar as ligações para as Ilhas;
- Reforço de meios para investigação científica com um Polo de Ciências do Mar a instalar na Escola Náutica Infante D. Henrique;
- Optimização das ligações marítimas de mercadorias face às vantagens ambientais.
Uma fonte ligada ao relançamento da Política do Mar assegurou-nos que o Governo sentiu algum embaraço durante a assinatura do Tratado de Lisboa ao ser interpelado por um Chefe de Governo da UE acerca das razões da não existência de ligações com Ferries de passageiros para os Açores e a Madeira.
Um grande empresário nortenho disponibilizou já recursos ilimitados para a criação de uma primeira PMPP - Parceria Marítima Público Privada com arranque previsto para o segundo semestre de 2008. Uma equipa de gestores alemães foi já contratada para avançar com a iniciativa que numa primeira fase visa o estabelecimento de serviços Ro-Ro-Pax ligando regularmente Portugal às ilhas da Macaronésia (Açores, Madeira - Canárias e Cabo Verde) e o desenvolvimento de carreiras com porta contentores entre a Europa, a África Ocidental e o Brasil.
O crescente congestionamento dos principais portos europeus do norte abre entretanto novas oportunidades ao sector portuário nacional, com a criação de uma nova centralidade marítima europeia que se espera esteja consolidada já a partir de 2015 em coordenação com as futuras linhas ferroviárias TGV.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

19 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

É uma excelente notícia e uma das grandes medidas do Governo Português e da Comissão Europeia. Obrigada por divulgar.

É também com grande alegria e alguma comoção que anuncio em primeira mão que brevemente iniciarei funções na Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar! A minha Paixão pelo Mar foi finalmente reconhecida!!... Estou mesmo muito feliz e emocionada e não podia deixar de vos comunicar!!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Quando a esmola é grande o pobre desconfia... mas de facto parece-me uma verdadeira oportunidade histórica para Portugal emprestar à Europa e ao Mundo Global a sua enorme capacidade de viver o Mar, que infelizmente esteve um pouco arredada dos centros de decisão nas últimas décadas. Não será tarde se todas as boas notícias agora apresentadas tiverem rápida concretização.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,

Muitos parabéns pela sua nomeação para tão elevado cargo. Felicidades e boa sorte na sua nova Missão...

Anonymous said...

Parabéns por este magnífico Blog, do qual sou visitante regular.
Posso confirmar que estão quase terminadas negociações para o arranque da nova PMPP "AUTOESTRADAS DO MAR & SHIPPING S.A."
Estão a decorrer negociações para o afretamento com opção de compra de 4 ferries da última geração construídos recentemente na Alemanha para a companhia Grega Superfast, que terão bandeira comunitária (não está decidido se do Luxemburgo ou Portugal) e se irão chamar ORQUÍDIA DO MAR (em homenagem à Madeira), TESOURO DO MAR (alusão aos Açores), ATLÂNTICO SIMPLEX e NINFA DOS OCEANOS, em homenagem ao Governo de Portugal e a Camões...

Dr. Castro Freitas Heinz
CEO AUTOESTRADAS DO MAR & SHIPPING S.A.

www.portshippingpaxdomar.simplex.com

Paulo Farinha said...

Em referência ao comentário do (Dr. Castro Freitas Heinz)
Na Madeira o Governo Regional até já deliberou o prolongamento e a reformulação do Cais Norte para Leste, e a construção urgente do segundo terminal RO/RO ao lado do existente devido à criação da "AUTOESTRADAS DO MAR & SHIPPING S.A."
Esta empresa concorrera efectivamente para a "Singapura do Atlântico" na Madeira.
Parabéns pelo ressurgimento marítimo em Portugal e o Eng. José Socrates ficará para sempre associado a esta iniciativa que terá um grande impacto económico/social na Macaronésia portuguesa, e no país.

Pirate Girl said...

Sugiro que se lance um concurso de ideias para os nomes. «Ninfa dos Oceanos» é um nome bonito, mas por que não «PRINCESA PERFEITA», em homenagem ao «Principe Perfeito» de outrora?

Luis Daniel Vale said...

Só falta mesmo um Despacho 100 para o April's Fools Day...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Malheiro do Vale,

A coisa já não vai lá com um DESPACHO 100-II...
Há que encarar a sério toda a problemática do Mar desde o plano cultural ao económico. Qual o interesse de Portugal no Mar? Mar para quê?
Depois é reaprender o muito que se perdeu e querer fazer. Só que sem cultura marítima e gosto pelas actividades marítimas não aparece gente interessada nestas coisas e fica tudo como está, nesta desmaritimização aguda quase já sem retorno.
O meu contributo é este blogue, fazer livros e uma vida inteira a divulgar o tema. Espero que sirva para alguma coisa. Pelo menos dá-me um enorme prazer...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Infelizmente a notícia apresentada acima resulta de uma brincadeira associada ao Dia 1 de Abril, a que acrescentei uma pequena dose de pedagogia.
O que escrevi podia perfeitamente corresponder à realidade se houvesse gente com conhecimento e gosto pelo Mar nas esferas de dicisões em Portugal. Não acontece assim...

LMC

Luis Daniel Vale said...

Luís Miguel,

Assisti recentemente a um seminário em que entre os oradores intervenientes estavam representantes de alguns portos espanhóis (Barcelona, Bilbao) e alguns armadores como a italiana Grimaldi. Estavam também alguns representantes portugueses do sector marítimo-portuário (os do costume... afinal são sempre os mesmos...). As diferenças de postura perante os problemas, o empreendedorismo, a coragem de assumir riscos, o planeamento estratégico de futuro e cultura marítima são abismais. Isto apenas para dizer que não é só devido ao Estado que nos encontramos nesta agonizante "desmaritimização" como muito bem lhe chama o Luís Miguel. Os privados também têm aqui muitas responsabilidades, pois ainda não abandonaram a "subsidiodependência", essa doença que grassa na sociedade portuguesa, nomeadamente na maior parte dos empresários.

Raquel Sabino Pereira said...

Também a informação que vos comuniquei não passa, infelizmente, da minha associação ao 1.º de Abril. Estado ao qual, aliás, a própria EMAM é alheia. É que, nos termos da legislação enquadradora da matéria, apenas podem ser «contratados» para a Estrutura de Missão pessoas com vínculo à função pública ou ao sector privado, o que não é o meu caso. Pelo que infelizmente não lhes autorizaram «superiormente» a minha contratação. «Dura lex, sed lex»! (a Lei é dura, mas é Lei)

Daí a etiqueta no Atlântico Azul de «Só servimos para pagar impostos»: Para pagar impostos, sou EXISTENTE, mas a minha folha de remunerações classifica a minha situaçãon como «INEXISTENTE».

Há dez anos que recebo mensalmente um papel que diz «INEXISTENTE». Mas EXISTO (para pagar impostos, claro está).

O que deverei fazer?

Instigar a uma sublevação popular?? «SAILOR GIRL EXISTE!!! SAILOR GIRL É EXISTENTE!!!», ouve-se a população ululante à porta da Assembleia da República, à porta da residência Oficial do Primeiro-Ministro, à porta até do Ministério das Finanças e da Casa Civil do Presidente da República. «RECONHEÇAM A SAILOR GIRL!!!», «SAILOR GIRL É FIXE!!!», clama a população, indignada.

Aceito sugestões.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Malheiro do Vale,

A dependência dos subsídios é um estádio da nossa cultura marítima operacional. Esta está moribunda e não vislumbro melhorias a curto prazo...

A mentalidade é a que você diz...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,

Creio que o seu Estatuto de Inexistente é discriminatório e inconstitucional.

Já apelou ao seu Santo preferido?

Pode-se sempre criar o Movimento Pró-Existencialização da Sailor Girl MPSG. Sugiro uma bandeira azul...

Raquel Sabino Pereira said...

Uhm.

Como dizem os Gato Fedorento no sketch em que imitam luso-africanos a falar: «Nããã!! 'Tá maaaal! Tá errraaaado, man!»

O azul (por ser lindo) não é apelativo (por ser lindo), não atrai votos (por ser lindo), pelo que (por ser lindo) é INEXISTENTE.

O que atrai votos são cores garridas, cores quentes, que contenham o encarnado (por exemplo o rosa ou o laranja).

O azul não, pois não tem sido popular (por INEXISTENTE).

Precisamos de uma campanha baseada antes no encarnado (desde que não seja uma mistura de rosa com laranja, que dá... castanho, cor daquela coisa que nunca muda quando mudam as moscas).

Vou pensar numa bandeira com riscas, alternando o encarnado, com o rosa e o laranja, com os dizeres:
- Sailor Girl existe, logo é existente; ou
- Sailor Girl paga impostos, logo existe; ou
- Sailor Girl ao Poder; ou
- Sailor Girl para o mar JÁ! etc

No centro da bandeira, estou a pensar numa figura importante, sei lá, do género «Jodie Foster», como aquelas bandeiras do PCP que têm o Che Guevara e que fazem furor (recordam-se do meu post referente à Manif de 1 de Março do Chiado?)

Pôr o Snoopy no centro parece-me demasiado infantil, mas recordo-me com saudade dos verões da minha infância em Vilamoura, em que o meu Pai içava uma bandeira com o Snoopy que dizia «Snoopy for Prime-Minister!!» e que representava que eu estava a bordo!

O que hei-de por no Centro? O actual Primeiro-Ministro? O PR? Isso poderia suscitar questões muito complicadas!!! E tornar-me de imediato EXISTENTE no fundo de desemprego, que não é do que efectivamente necessito, pois sou hiperactiva e enerva-me muito.

Que figura actual temos em Portugal que eu possa por no centro? O LMC?? O A Ver Navios? O Malheiro?? O ZÉZITO??? O CREOULA?????? A GIBA???

Vou reflectir sobre a campanha de marketing, mas peço-vos que reflitam também.

É que é mesmo importante para mim ser declarada EXISTENTE.

Paulo Farinha said...

Na Madeira o Governo Regional até já deliberou o prolongamento e a reformulação do Cais Norte para Leste, e a construção urgente do segundo terminal RO/RO ao lado do existente devido à criação da "AUTOESTRADAS DO MAR & SHIPPING S.A."
Também me associei à peta do LMC, sendo falso o texto em cima, e pegando no texto de LMC (A dependência dos subsídios é um estádio da nossa cultura marítima operacional. Esta está moribunda e não vislumbro melhorias a curto prazo) com a entrada do armador canariano ARMAS, na Madeira, que experimentará neste Verão uma extensão da linha até Portimão, o cenário da dependência de subsídios e despachos governamentais diluir-se-á.
A viabilidae do ferry nesta extensão, será sustentada na carga rodada, e nos passageiros Europeus que embarcarão no estratégico Porto de Portimão do Sul da Península Ibérica. Claro que os madeirenses viajarão para este Porto neste Verão, e a linha para o ano de 2009 poderá se manter todo o ano, depende do resultado das viagens do ferry "Volcan de Tijarafe" neste Verão. A ver, vamos!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

SAILOR GIRL,

Acabo de receber uma declaração formal da GIBA corroborando a existência factual da SAILOR GIRL para os devidos efeitos.

Já o sempre presente Capitan Smite alerta para que evite slogans como o que se segue:

SAILOR GIRL AO BANHO JÁ...

Porque a vida às vezes é uma banhada.

Eu continuo a acreditar que o seu Santo Protector Favorito vai ter um papel determinante na revelação da sua EXISTÊNCIA reconhecida em completa plenitude...

Não desespere...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Paulo Farinha,

Em termos de passageiros, a sustentabilidade da linha PORTIMÃO - MACARONÉSIA será difícil para já devido a uma grande sazonalidade que caracteriza os fluxos de passageiros para as Ilhas. Só a existência de carga poderá safar a onça e nesse campo a carga portuguesa está muito mais a Norte, assim como o hinterland de passageiros nacionais... Lisboa seria um porto mais seguro em termos de mercado português. Poderá haver é certo uma tentativa de desvio do mercado espanhol de Sevilha e Cádiz...
Há muitos anos que defendo a racionalização da carreira CONTINENTE - MADEIRA com menos porta-contentores e pelo menos um Ro-Pax...

Paulo Farinha said...

A carga portuguesa?
Muita carga de origem espanhola é descarregada no Porto do Caniçal.
Outro segmento de carga importante, os veículos, naturalmente, transportará que o ferry transportará a maioria dos veículos novos/usados para a Madeira, porque sem dúvida que ficará pela metade do custo do que transportado em Porta Contentores.
Luís M. Correia vocé tem uma ideia de quntas viaturas entram por mês na região?
Centenas!
Portanto a sustentabilidade desta extensão a Portimão, evidentemente que contempla a carga rodada.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Cá para mim vai continuar tudo tão na mesma quanto possível. Um Vulcão carregado de carros e turistas em erupção no terminal do saco da Pontinha será o caos no porto do Funchal.

Uma ideia podia ser levar o tal Vulcão para Porto Novo?
Acha que as forças de bloqueio vão ficar a assistir?

Que a surtida vulcanica sirva de estímulo aos armadores portugueses...