Tuesday, August 19, 2008

Cargueiro MORABEZA em São Vicente


O navio de carga geral caboverdiano MORABEZA atracado no Porto Grande (Mindelo), Ilha de São Vicente, a 1 de Dezembro de 2003.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

Anonymous said...

Bonito “coaster” apesar de mal conservado. No site shipspotting existe uma foto do Mindelo com muitos “coasters” atracados. Há um muito parecido ao antigo Vila Baleira, um cargueiro que durante alguns anos realizou viagens entre o Funchal e o Porto Santo. Não sei se o Luís Miguel recorda-se deste navio. O Vila Baleira esteve imobilzado no porto do Funchal durante anos até que foi rebocado para o porto de abrigo do Porto Santo onde permaneceu também imobilizado durante algum tempo. Finalmente foi vendido e o nome alterado para Mimo. Certo dia o navio “fugiu” do Porto Santo sem ordem das autoridades.
Gostaria de saber o que se passou com este navio. A última notícia que tive dele foi através da Marine News. Consta que o navio teve um problema na máquina perto de Marrocos. Se alguém tiver mais alguma informaçao, agradeço.

Luis Filipe Morazzo said...

Infelizmente este navio já não existe, pois teve o mesmo destino do “Barlavento”, do “Musteru”, do “Dilza” e outros. Todos vítimas recentes de naufrágios naquele arquipélago, em que a incúria das pessoas, talvez seja a principal causa desta sucessão anómala de desastres.

Luis Filipe Morazzo

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Luís Filipe
Tens as datas dos naufrágios destes navios? Também tenho fotografias do DILZA que era mais moderno...
Um abraço

LMCm

Luis Filipe Morazzo said...

Caro LMC

Aqui vão algumas das datas solicitadas sobre os naufrágios em questão:

- “Musteru” (forma crioula de dizer Mosteiros) afundou-se no dia 7 de Maio de 2008, na costa da ilha de S.Tiago, junto ao porto Mosquito. Causas do afundamento, poderá estar na má estiva e no vento forte que se fazia sentir na altura, que obrigou a carga a deslizar fortemente a bombordo.
O navio, do tipo Ferry (RORO), com um deslocamento da ordem das 3000 tons. (comparável ao “Ilha Azul”), transportava na altura 148 passageiros da Praia (Ilha de S.Tiago) para a ilha da Brava. Felizmente todos foram salvos por pescadores locais. Além do navio, perdeu-se muita carga geral, incluindo 5 grandes camiões.
- “ Barlavento”, este já o mencionastes no teu Blogge, naufragou em 3-4-08 nas costas da ilha do Fogo, sem causar vítimas. Só gostaria de acrescentar, que esta empresa, a Polar, ainda tem ao serviço um outro navio com características similares a este, o “Praia da Aguada”, mas até quando? É a pergunta que eu deixo agora no ar.
- “Dilza”, pertencia à companhia “Transmar”, fazia lembrar os antigos navios da ECO LINE, construído na Dinamarca em 1978, com um deslocamento da ordem das 500 toneladas, ia carregado com 120 toneladas de combustível, entre gasolina, gasóleo e gaz, tudo isto acondicionado em simples contentores. No dia 17-1-06, navegava entre S.Vicente e S.Nicolau, mais ou menos por alturas do ilhéu Raso, quando um violento incêndio deflagrou a bordo, obrigando a tripulação a abandonar de imediato o navio numa baleeira, a qual veio mais tarde a ser recolhida por uma embarcação de pesca. O navio afundou-se, uma hora depois de ter sido abandonado.
Em relação ao “Morabeza”, vou indagar melhor a data do seu encalhe, causa da sua perda, e quando tiver dados mais concretos logo te direi.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo