Monday, February 23, 2009

Um couraçado em Lisboa: USS MISSOURI


Imagem do couraçado da Marinha dos EUA USS MISSOURI obtida em Lisboa a 25 de Novembro de 1986 no dia da chegada ao Tejo para uma visita de cortesia.
O couraçado MISSOURI é uma das quatro unidades da classe IOWA do final da segunda guerra mundial, reactivadas nos anos 1980 na fase final da guerra fria (1948-1991), quando os Estados Unidos avançaram com a expansão da esquadra para 600 navios.
Este navio histórico, a bordo do qual em 1945 foi assinada a rendição do Japão, visitou Lisboa duas vezes e encontra-se actualmente preservado na base de Pearl Harbour, Ilhas Hawaii.
Dos muitos navios que já tive oportunidade de fotografar, o MISSOURI foi um dos que mais me marcou, quer pelas suas dimensões e elegância gigantesca, quer por proporcionar uma viagem de regresso ao passado. De facto, o MISSOURI fundeado mesmo em frente do Terreiro do Paço naquela tarde de dol de inverno de há 23 anos possibilitou fotografias inesquecíveis...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Carlos Jorge Gomes said...

Excelentes imagens, Luís. Poucos dias após ter feito 10 anos, a minha mãe saiu de propósito da parte da tarde do Arsenal para irmos ao castelo de Almada ver o Missouri. Ao chegarmos lá nada vimos e a desilusão depressa de apoderou de nós; contudo, no caminho para Cacilhas, deparamo-nos com o gigante Missouri ancorado frente ao Terreiro do Paço. Como a vista de casa era privilegiada, todos os dias pegava nos binóculos para o observar e bastantes desenhos dele fiz.

Já agora, amigo Luís Miguel, o senhor chegou a fotografar os porta-aviões franceses Clémenceau ou Fóch quando estes ancoravam igualmente em frente ao Terreiro do Paço?

Um abraço,
Carlos J. Gomes

www.forum9gs.net