Thursday, March 19, 2009

LIVRO PAQUETES DOS AÇORES


AZORES PASSENGER SHIPS / NAVIOS DE PASSAGEIROS DOS AÇORES é um livro dedicado à navegação de passageiros dos Açores, desde as carreiras regulares por vapores no século XIX, com destaque para a história e legado da antiga Empresa Insulana de Navegação, referindo igualmente a navegação estrangeira e o seu papel na emigração, os cruzeiros turísticos, sector em que os AÇORES estão a renovar uma tradição antiga, e ainda a navegação inter-ilhas de passageiros.
Temas incluídos: Introdução, As Ilhas, o Mar e os Navios. Os Açores nas rotas dos paquetes. Os antigos navios de passageiros. Única ligação ao exterior. Emigração.Os paquetes da INSULANA. Os navios de passageiros inter-ilhas: a Insulana, a AÇORLINE, a TRANSMAÇÔR, a ATLÂNTICO LINE. Os Açores na rota dos cruzeiros turísticos. Os portos. As Portas do Mar.
Características: Título: PAQUETES DOS AÇORES. Colecção PORTUGAL MARÍTIMO. Autor: Luís Miguel Correia. Formato: 210 x 295 mm. Capa dura com sobrecapa, Páginas: 170, Fotos: 252 , textos em português e inglês. ISBN: 978-972-8536-16-9. Preço / Price: €39,90 (IVA 5% incluído) + P&P €5,00. Encomendas / orders pelo / by e-mail to [m.s.funchal@gmail.com]
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

6 comments:

CAP CRÉUS said...

Não se pode ter uma ideia das fotos que lá estão?
Parece-me muito interessante!
Obrigado

Ana Maria Lopes said...

Luís:

Os meus parabéns por toda a sua produção, nomeadamente, pelo seu último livro "Paquetes dos Açores".
Imagino que esteja satisfeito, pois acho que dá imenso prazer acompanhar a feitura de um livro e vê-lo nascer. Continue o seu proveitoso trabalho.
Saudações "maríntimas".

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Cap Créus,

O livro está cheio de fotos, nomeadamente dos navios de passageiros da Insulana e do PONTA DELGADA. Ao todo 250...

Em breve estará em algumas livrarias.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Ana Maria,

Obrigado pelas felicitações. Claro que é um privilégio ver nascer mais um livro. No meu caso é muito mais do que ver, pois sou parte integrante dos vários processos associados à sua feitura. E entretanto já está pronto mais outro, também A4 de capa dura com 170 páginas... E há mais na forja...

amg said...

Para informação adicional, embora tardia, «descobri» este Natal que o Cedros e o Arnel chegaram a Ponta Delgada para iniciar as suas viagens sob a batuta da Insulana em 16/17 Maio de 1955.
A primeira viagem para o Grupo Central, com entrada na Horta, foi em 06 Junho do mesmo ano.
(fonte: pesquisa no jornal Correio da Horta nestas datas)
Misturando um pouco os comentários, só faço votos para que o «Atlântida» se comporte tão bem naqueles mares como estes dois navios.
Cumptos

amg said...

e ... opss!! ... parabéns pela iniciativa!!
«Esse» deverá atracar cá em casa...