Wednesday, May 27, 2009

RECORDANDO O ANDES DE 1939

Um navio e um comandante em foco
Texto publicado em 26 de Maio de 2009 -

por Laire José Giraud *



Remexendo uma pasta contendo recortes de antigas notícias do Porto & Mar de A Tribuna de Santos, deparei com uma notícia, do dia 17 de maio de 1953 (domingo), há exatamente 56 anos, com o título – “Um Navio e Um Comandante em Foco”, escrita pelo criador da famosa seção, Francisco de Azevedo. O transatlântico no caso era o RMS Andes, da Royal Mail Line, muito conhecido na rota da América do Sul, nos anos dourados.
O transatlântico Andes no cartão original da armadora Mala Real
Inglesa. foi lançado em 1939 e media 204 metros de comprimento.
Foi desmantelado em 1971. Acervo: Laire J. Giraud
Nesse ano, era manchete nos jornais e revistas da época, a coroação da Rainha Elizabeth II. Dentre as várias solenidades, uma merecia destaque no mundo marítimo. – A parada naval de Spithead, com a presença de belonaves de várias nações. O Brasil foi representado com muito garbo pelo legendário cruzador Barroso (CL-11), ex-USS Philadelfia. Eis a notícia:
Passou ontem, pelo porto o paquete britânico “ANDES”, em viagem do Prata para a Inglaterra. O navio – capitânea da mala Real Inglesa chegará em 29 do corrente em Southampton fazendo, desta vez, breve parêntesis na sua carreira para a América do Sul.
Cartão postal do transatlântico Alcantara, que media 199,63 metros.
Foi lançado ao mar em 1927. Fazia a linha Southampton - Buenos
Aires. Deixou a linha da América do Sul em 1958. Acervo: Laire Giraud
É que, no dia 13 de junho, deixará o seu ancoradouro inglês para o Cruzeiro da Coroação, do qual faz parte o comparecimento do belo transatlântico á Revista Naval de Spíthead.
Para essa excursão, que durarão três dias, foi tomada toda a capacidade de passageiros do “ANDES” e que, primeiramente, se dirigirá ás 17 horas daquele dia ao sul da Inglaterra, regressando no dia 14 á sua base, afim de, no dia seguinte, depois de passar por entre numerosos navios reunidos em Spithead, ancorar no lugar que lhe foi reservado na Revista Naval da Coroação, terminando terça feira, 16, o referido Cruzeiro.
O transatlântico Highland Brigade, além de transportar passageiros, possuia camaras frigoríficas para transporte de carne argentina.
Fez a viagem inaugural para a América do Sul em 1932. Foi demolido
em 1965 em Kaohsiung. Acervo: Laire J. Giraud
Voltando ao seu serviço normal, o “ANDES” chegará a Santos dia 3 de julho, para aqui tornar a passar, em viagem de volta, em 14 do mesmo mês. Depois dessa viagem se aposentará o comodoro G. A. Bannister, completando 21 travessias no comando do paquete inglês, para o qual passou ao deixar o mesmo posto no “Alcantara”.
Antes da guerra, já viajava o comodoro Bannister para os portos sul-americanos do Atlântico e, desde 1937 como comandante. Está há quarenta anos na Mala Real Inglesa tendo nesse longo período embarcado em 38 navios da centenária empresa armadora e dos quais, em 14, foi comandante.
Cartão-postal mostrando o belíssimo Hall social da primeira
classe do RMS Alcantara. Acervo: Laire J. Giraud
Em março último, o comodoro Bannister foi condecorado pelo governo do seu país com a medalha O. B. E., pelos serviços prestados á Marinha Mercante e pela sua atuação na 2ºa Guerra Mundial, comandando o “Highland Brigade” e o “Almanzora”, que saíram ilesos do conflito. Após a conderação que recebeu, o comodoro Bannister foi convidado para assistir do iate real, a Revista de Spithead. Como também ter a elevada honra de ser apresentado à rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham.
Também o comandante do “ANDES” fez toda 1.a Guerra Mundial declarou á “A Tribuna” que, dessa atuação, e da que teve de 1930 a 1945, vêm as piores recordações da sua longa carreira marítima; e que, das muitas amizades que fez entre viajantes sul-americanos, principalmente brasileiros, são as melhores lembranças guardadas, Deixando a vida do mar, por uma necessidade imprescindível de descanso, aos 60 anos de idade, lamenta o fato de perder de vista a esses amigos.
Essa é uma das passagens do célebre Andes, que merece ser recordada pelos que vivenciaram a época dos transatlânticos, bem como ter sua configuração conhecida pelos mais jovens.
Xerox do jornal A Tribuna de Santos, mostrando o
comodoro Bannister, entre o redator de Porto & Mar,
Franciso de Azevedo, à direita, e os srs. Geo E. Fox,
diretor da Royal Mail Lines, no Brasil e M. C. Barnicoat,
gerente da agência local da mesma empresa.


Texto de imagens /Text and images Laire Giraud. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: