Sunday, August 16, 2009

REVISTA de MARINHA

Uma espreitadela pelo novo sítio da REVISTA de MARINHA na internet (aqui) deu-me a conhecer estar prestes a sair mais uma edição da RM. O seu conteúdo é indicado aqui, e pela minha parte fica o interesse em ler o artigo sobre os navios com o nome CARVALHO ARAÚJO, do Sr. Cte. José Ferreira dos Santos, um investigador sério e preciso no que diz e escreve, que muito estimo.
A REVISTA de MARINHA é um fenómeno muito positivo de sobrevivência em Portugal de uma publicação especializada. Edita-se desde 1937 e tem nova Direcção desde o início do ano, sendo notório um esforço de evolução na continuidade do novo responsável, Sr. Almirante Alexandre Fonseca.
Desde que me desliguei da RM e da ENN - Editora Náutica Nacional em 1995, tenho mantido alguma reserva na emissão de opinião sobre a Revista. Descobri a RM em Julho de 1970, quando passei a ser comprador regular, assim como do JORNAL DA MARINHA MERCANTE, publicação irmã da RM à época. Era então Director de ambos os títulos Maurício de Oliveira, fundador e impulsionador da REVISTA DE MARINHA. Mais tarde, em 1980, conheci o segundo Director da RM, Sr. Cte. Gabriel Lobo Fialho, dando-se início a 15 anos de colaboração durante os quais me empenhei em dar o meu melhor para desenvolver e revitalizar a Revista. Centenas de artigos mais tarde, decidi-me por novos rumos em 1995, mas desde então tive sempre o cuidado de evitar que as minhas actividades colidissem ou prejudicassem os interesses da RM. Vejo agora com muita satisfação o início de novo período da Revista, aproveitando para homenagear o Director anterior, Cte. Fialho, pelo mérito e persistência que possibilitou a sobrevivência da RM todos estes anos, desejando felicidades ao novo responsável.
Ilustração: Capa do nº 1 da REVISTA de MARINHA, publicado em Janeiro de 1937. A imagem gráfica da capa era excelente, com base num original de Stuart Carvalhais...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

paulorenato said...

Espero que esta querida revista volte a ser o que foi na decada de 80/90 em que era um prazer ler e reler.Foi com ela e com os "seus" inesqueciveis artigos em que se falava de navios e companhias de navegacao que eu entao em S.Miguel aprendi mais e melhor sobre este amor da minha vida NAVIOS.Bonito este seu gesto de falar e nao esquecer esta nossa REVISTA de MARINHA que eu gostaria de mais uma vez me deleciar a ler,e que me agradou saber que va voltar com nova vida,so com pena minha sem o meu professor da minha materia preferida.
Saudacoes

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro Paulo Renato,

A REVISTA de MARINHA do período em que estive envolvido (1980-1995)deu-me muitas alegrias mas igualmente dores de cabeça e aborrecimentos. É um passado distante. Entretanto continuo a escrever sobre os navios e companhias de navegação, quer neste nosso blogue, quer nos livros que tenho vindo a publicar ao longo dos anos.
Muito obrigado pelas palavras amáveis aceca do meu trabalho na RM...
Um abraço

LMC