Wednesday, October 28, 2009

Uma despedida e uma estreia



A história de um grande porto como é Lisboa no que toca à navegação de passageiros é feita principalmente pelos próprios protagonistas, isto é, os paquetes.
Ontem foi um dia histórico, com a despedida do SAGA ROSE na última escala no Tejo, e a estreia absoluta do MELODY ex-ATLANTIC na primeira visita a Lisboa desde que foi construído.
Dois paquetes muito diferentes, ambos construídos em França para exportação.
O SAGA ROSE esteve entre nós inúmeras vezes desde que entrou ao serviço da Norwegian American Line em 1965 com o nome SAGAFJORD e chama-se SAGA ROSE desde 1997. Apesar de muito popular, vai ser retirado a 6 de Dezembro próximo por duas razões que se fundem numa: as novas normas SOLAS 2010 e a idade do navio - 44 anos a navegar.
O MELODY é a unidade mais antiga da MSC Cruises mas nunca nos tinha visitado. Encontra-se à venda e seguiu para o Brasil para uma série de cruzeiros a partir de Santos.
Imagens: SAGA ROSE a sair de Lisboa pela última vez pelas 18h10 de 27 de Outubro de 2009 e MELODY a entrar em Lisboa na manhã do mesmo dia, saudado pelo navio de passageiros português TRAFARIA PRAIA
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

5 comments:

Rafael Silva said...

Saga Rose, o navio a navegar que eu gosto mais. Foi impressionante a sua despedida quando deslisava entre o pilor Norte da Ponte e a margem do Tejo. É uma pena!
Soube que foi vendido. Os amigos sabem a quem?

Pedro said...

É uma pena, até porque o "Saga Rose" é um navio bonito. Vai deixar saudades

Pedro

barconauta_ said...

Pois vai deixar de certeza muitas saudades. Infelizmente e por questões de outra natureza não consegui vê-lo descer o Tejo nesta sua última escala, mas ouvi os apitos de uma despedida em grande!

Excelente foto Luís esta da despedida! Se puder colocar mais ou enviar-me por email ficava-lhe bastante grato (já sabe que os direitos de autos são respeitados!)

Quanto ao Melody desconhecia por completo a "novidade" da primeira escala! Já me tinha cruzado com ele algumas vezes noutras paragens, daí que não lhe dei muita atenção ontem, até por quaestões de tempo, infelizmente nos melhores dias estou ocupado...é sempre assim...

Gostei bastante mesmo da foto da saída! Parabéns.

CAP CRÉUS said...

Excelente foto, a nocturna!

paulorenato said...

Mais um que se vai,do meu tempo dos que eu mais gostava,e assim muito rapidamente e brevemente so vao restar as fotos para recordar,recordar atravez de fotos como esta,a mistura de sentimento e arte!!!