Tuesday, June 29, 2010

PORTO DO FUNCHAL

Desde que me conheço, a palavra Funchal tem significados mágicos vários, um dos quais é um porto lindíssimo onde fotografo regularmente desde 1977.
Voltei agora ao Funchal, onde se notam alterações fisionómicas importantes, a mais importante das quais é a nova Gare Marítima para navios de cruzeiros no molhe da Pontinha, que vai proporcionar uma melhor recepção aos passageiros dos muitos navios de turísmo que incluem o Funchal nos seus cruzeiros.
Com a carga centrada no porto do Caniçal, o Funchal dedica-se principalmente aos navios de passageiros - cruzeiros e transbordadores, sendo de realçar igualmente a actividade marítimo-turística local, em que operam diversas embarcações.
Fotografias tiradas a 26 de Junho de 2010, mostrando os navios VOLCAN DE TIJARAFE e SCHULTZ XAVIER, e a nau SANTA MARIA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Paulo Farinha said...

Caro Luís M. Correia.
A palavra Funchal também tem muita carga de vivências e acontecimentos para mim.
Vivo na cidade portuária há 49 anos, desde 1961 ano em que o clássico navio Funchal foi entregue à Imprensa Insulana de Navegação.
Hoje ao consultar a lista de navios de cruzeiro esperados no Porto do Funchal, deparei-me com o veterano e clássico navio "Funchal" no dia 14 de Setembro do corrente ano.
Efectivamente o armador CIC reservou uma escala do navio "Funchal" para o dia 14 de Setembro próximo, à APRAM e agente J.F. Martins, mas na realidade não confirma a escala no Porto do Funchal, porque o fretamento pretendido por uma entidade privada, encontra-se ainda em negociações.
A minha fonte esclareceu que para haver negociações de uma possível viagem em regime de fretamento, naturalmente que o processo se inicia com a reserva no (s) porto (s) de destino, e esta negociação encontra-se numa fase difícil, podendo não surtir efeito.
Bom! há muitos anos que os madeirenses não vêem este navio na cidade que lhe deu o nome e é desejável que este navio efectue a escala reservada na APRAM.
Mas, para o próximo ano em que este navio completará meio século, já sugeri ao Presidente da APRAM que seria muito interessante organizar a vinda do navio ao Funchal de maneira que pernoite pelo menos 1 noite no Porto do Funchal, e fazer disto um evento turístico e para os locais, que acredito, seria uma festa.
Quanto às alterações fisionómicas do Porto do Funchal, há tempos num programa da RTP Madeira que abordava o grande aterro de inertes depositado na Avenida do Mar em consequência do terrível temporal que se abateu sobre a Madeira, telefonei para o programa e concordei com o Secretário da tutela, na construção de um cais para navios de cruzeiro no local (cerca de 370 m).
Desde que a Naviera Armas começou a operar na Madeira no dia 2 de Julho de 2006, passei a conferir uma atenção especial a este tipo de transporte misto no meu Blogue e não só, e apraz-me visualizar o ferry espanhol "Volcan de Tijarafe" neste Blogue.
Cumprimentos
Paulo Farinha

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro Farinha,

Também gostava de ver o FUNCHAL novamente no porto do Funchal em breve. Neste momento o nosso FUNCHAL é o navio clássico maos antigo em actividade e vai continuar. Os anteriores em data de construção foram totalmente reconstruídos...
Era muito bom que se aproveitasse o aterro novo para um novo cais de cruzeiros.

Abraço do

LMC

BLOG DOS NAVIOS E DO MAR

Anonymous said...

... ao moderno,..., "correr sobre a vaga".
http://www.youtube.com/watch?v=4Mdq7zq-glM

A

Rui