Friday, November 25, 2011

50 ANOS do Paquete FUNCHAL comemorados no Funchal

O cinquentenário da entrada em serviço do famoso paquete português FUNCHAL, em Novembro de 1961, vai ser comemorado na cidade do Funchal com uma palestra alusiva à história do navio e uma exposição fotográfica dedicada ao último grande paquete português ainda existente.
Estas iniciativas são promovidas pelo CEN - Clube de Entusiastas de Navios com a colaboração da Câmara Municipal do Funchal e de Luís Miguel Correia, investigador de história marítima contemporânea e autor de 20 livros versando temas associados aos navios e ao mar. 
No próximo Domingo, dia 27 de Novembro de 2011, pelas 11H30 será proferida por Luís Miguel Correia uma palestra sobre os 50 anos de história do paquete FUNCHAL. Na ocasião o palestrante fará uma pequena homenagem a três personalidades fundamentais associadas à existência continuada do FUNCHAL: os Armadores Srs. Vasco Bensaude e George P. Potamianos, e o Sr. Almirante ECN Rogério de Oliveira, responsável pelo projecto do paquete e um dos mais ilustres arquitectos navais europeus do século XX. Será ainda feita uma referência à antiga Empresa Insulana de Navegação que em Dezembro completaria 140 anos se ainda existisse, pois foi constituída nos Açores em Dezembro de 1871. Este evento terá lugar no auditório do Hotel Porto Santa Maria, no Funchal. 
Na próxima Segunda-feira, 28 de Novembro, pelas 17H00, será inaugurada uma exposição alusiva ao paquete FUNCHAL no átrio principal da Câmara Municipal da cidade do Funchal.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: