Friday, November 11, 2011

TRANSPORTE MARÍTIMO E POLÍTICA DO MAR


Integrada nas comemorações do Centenário do Sindicato dos Oficiais e Engenheiros Maquinistas da Marinha Mercante – SOEMMM, e com o apoio do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, realiza-se hoje, dia 11, no Auditório do IPTM em Paço de Arcos, a conferência “O Transporte Marítimo na Política do Mar”.
A Conferência que visa contribuir para o debate sobre o Transporte Marítimo em Portugal, terá como Orador Convidado o Armador Georgios P. Potamianos, proprietário de uma frota de paquetes iniciada com o Navio “Funchal”, e que contará também com importantes personalidades do sector, dirigentes do IPTM, ENIDH e Associação de Armadores da Marinha de Comércio, sendo encerrada pelo Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.
Muito se tem falado do Mar ultimamente. Sempre fomos, dizem muitos, ligados ao mar. Por essa via distinguimo-nos e demos mundos ao mundo. Somos um Pais de marinheiros. Podemos ser tudo isto, mas a realidade é que quase não temos navios, os tripulantes já são uma raridade, os armadores são cada vez menos. Enfim, o negócio está-se a perder. Isto significa que o “saber fazer” que demora séculos a adquirir está a esvair-se sob os nossos olhos.
Sabemos, queremos e podemos alterar esta situação? Esta é uma questão de resposta múltipla que, no mínimo, nos propomos abordar.


A Comissão Comemorações Centenário Sindicato 

No comments: