Monday, March 26, 2012

Exercício INSTREX12

A Marinha de Guerra Portuguesa realizou, entre 14 e 23 de Março último, um exercício naval com o nome de código “INSTREX 12”. Este incluíu uma fase de treino de porto, que decorreu entre os dias 14 e 16 de Março na Base Naval de Lisboa e uma fase de mar na costa oeste de Portugal Continental que teve início no dia 18 com a saída de parte dos navios da Base para fundearem no Mar da Palha por forma a suspenderem e largarem do Tejo na manhã de 19 de Março. 





O exercício INSTREX 12 teve como objectivo a preparação das forças atribuídas ao Comando Naval e decorreu de forma seriada nas áreas oceânicas contíguas ao Continente. Proporcionou treino às unidades participantes por forma a manterem e melhorarem os padrões de prontidão operacional estabelecidos, habilitando-as para o cumprimento das missões específicas e para a sua integração em forças navais. Este exercício visou também exercitar as capacidades da força-tarefa portuguesa e estado-maior embarcado em operações navais, com ênfase na condução de operações de segurança marítima.
Sob o comando do Vice-Almirante Monteiro Montenegro (Comandante Naval), embarcado na Fragata NRP VASCO DA GAMA, participaram neste exercício onze navios de superfície entre os quais as Fragatas VASCO DA GAMA, ÁLVARES CABRAL, BARTOLOMEU DIAS, as Corvetas BAPTISTA DE ANDRADE e  AFONSO CERQUEIRA, dois submarinos (NRP ARPÃO, português, e SPS TRAMONTANA, espanhol), os NRPs BÉRRIO e BACAMARTE, o navio francês TONNERRE, dois tipos diferentes de aeronaves da Força Aérea Portuguesa, forças de mergulhadores e fuzileiros embarcadas, a rede de comando e controlo do Comando Naval, onde se inseriram o Centro de Operações Marítimas (COMAR) e o Centro de Comunicações Dados e Cifra da Marinha (CCDM), e também o comando e estado-maior da força-tarefa portuguesa, envolvendo um total de cerca de 1200 militares. 
Fotografias da largada de Lisboa na manhã de 19 de Março de 2012, dos navios VASCO DA GAMA, BÉRRIO, BAPTISTA DE ANDRADE e AFONSO CERQUEIRA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: