vinha
mantendo carreiras com vapores entre Inglaterra, Portugal e Espanha
desde 1 de Junho de 1834, quando o ROYAL TAR largou de Londres para
Lisboa com escalas em Plymouth e Falmouth, passando esta actividade a
ter carácter regular a partir de Março de 1835 com a utilização
de diversos navios afretados à companhia Dublin & London Steam
Packet Company, de entre os quais o WILLIAM FAWCETT, considerado o
primeiro navio da frota da P&O por depois ter sido comprado e
reconstruído pela Peninsular & Oriental. O porto de destino mais
importante era Lisboa, e os navios incluiam ainda a Corunha, Vigo,
Cádis e Gibraltar nos seus itinerários.

A
ligação da companhia a Portugal permanece até aos dias de hoje,
com a presença frequente de grandes paquetes de cruzeiros da P&O
nos portos do Funchal, Horta, Leixões, Lisboa, Ponta Delgada e
Portimão, trazendo muitos milhares de turistas.
Imagens do vapor WILLIAM FAWCETT e do paquete ARCADIA de 1954.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
1 comment:
Recordo bem,na década de 50 e ainda 60, ali na gare da Rocha, o "Arcadia", o "Orcades" e o "Chusan". Parece-me que, na altura, faziam muito turismo escolar pois "inundavam" Lisboa com jovens estudantes.
Cumprimentos,
João Celorico
Post a Comment