Monday, July 30, 2012

Tripulação do DEUTSCHLAND protesta...

O navio de cruzeiros alemão DEUTSCHLAND vai mudar o registo para Malta, (a 16 de Agosto segundo anunciado recentemente) por conveniência do armador, na eterna procura de custos de exploração mais baixos ou operação menos burocratizada. 
Até aqui nada de especial, todos os outros navios de cruzeiros no mercado alemão há muito que operam sob bandeiras mais convenientes que a alemã, nomeadamente os navios de cruzeiros da Hapag-Lloyd, que há mais de 10 anos estão todos registados nas Bahamas sem que alguém se tenha lembrado de protestar.
Acontece que o DEUTSCHLAND é um navio especial, única unidade de uma pequena empresa constituída em 1972 que se ressentiu nos últimos anos com a morte do armador e fundador da companhia em 2004, o Sr. Peter Deilmann. As suas duas filhas gémeas, Gisa e Hedda Deilmann herdaram a companhia mas as coisas não correram bem, o segmento de cruzeiros fluviais faliu em 2009 e apareceu um novo dono para o DEUTSCHLAND, alemão, mais pragmático, o fundo de investimentos Aurelius.
Um navio ter uma bandeira A ou B ou C faz cada vez menos sentido desde que a navegação e os transportes marítimos se tornaram a primeira grande actividade económica a entrar na era da globalização após a segunda guerra mundial, com o crescimento de armadores independentes com operações sob bandeiras de conveniência. Se eu fosse armador hoje seguia o mesmo caminho ou então optava por um segundo registo nacional, caso do registo da Madeira, desde que não houvesse demasiadas interferências  burocráticas na operação dos navios.
O protesto do Capitão do DEUTSCHLAND é de facto muito atrasado no tempo, embora compreensível atendendo a que o senhor é comandante deste paquete desde o início, isto é 1998, e a ligação sentimental ao seu navio e a um mundo de tradições marítimas cada vez mais coisa do passado não deixa de nos sensibilizar. Muita coisa mudou com a internacionalização global... Agora foi a vez do DEUTSCHLAND perder a sua bandeira de origem.
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1 comment:

Berto Garcia said...

Deberian todos los paises tener el mismo sistema y eso evitaria estas cosas y que nuestros barcos paguen impuestos fuera y aqui mas paro Saludos