Friday, February 15, 2013

N/T SAMEIRO largando de Lisboa

Navio-tanque SAMEIRO (II), da SOPONATA - Sociedade Portuguesa de Navios Tanques, largando de Lisboa em lastro na tarde de 4 de Dezembro de 1991, saindo provavelmente com destino a Sines.
Construído em Itália em 1977, o SAMEIRO era um navio de transporte de produtos refinados - pretos - distinguindo-se do seu irmão gémeo SÃO MAMEDE pela proa.
Atracados à estação marítima de Alcântara podem ver-se os navios de cruzeiros BLACK PRINCE (Fred. Olsen) e MONTEREY (Lauro). O BLACK PRINCE foi o pioneiro da Fred. Olsen Cruise Lines e o MONTEREY foi o segundo navio da companhia italiana Star Lauro, antecessora da actual MSC CRUISES.
Na altura seria impossível prever que 22 anos depois não existiria em Portugal um único navio petroleiro oceânico mercante. Já então se desbravavam os caminhos sinuosos da DESMARITIMIZAÇÃO que contribuíram decididamente para o nosso actual empobrecimento colectivo. Quando olho para trás e para a maneira como se voltaram as costas ao mar e se deu cabo literalmente de tudo, tenho vontade de parafrasear o Capitão Haddock ou pior ainda, chamar tudo e mais alguma coisa a esta corja ignorante e desclassificada que teima em não nos deixar em paz. E ainda por cima, "eles comem tudo, eles comem tudo..."
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: