Wednesday, March 20, 2013

Qual o navio que saiu para Santa Maria a 18 de Março de 1963?

A mensagem electrónica com origem no Canadá pedia o seguinte: "Há anos que tento obter a informação com o nome do navio que saiu de São Miguel no final do dia 18 de Março de 1963 com destino a Santa Maria. Será que nos consegue ajudar?"
Em cinco minutos fui capaz de esclarecer a curiosidade de António Tavares, que em criança embarcou no tal navio com a família a caminho de uma vida melhor no Canadá. Uma consulta a uma série de documentos sobre a história da Empresa Insulana de Navegação (documentos que aguardam oportunidade para fazer um livro sobre esta empresa e os seus navios - isto é, um mecenas que apoie a iniciativa), mostrou que o navio em causa foi o pequeno Paquete PONTA DELGADA, que de facto largou a 18-03-1963 para Santa Maria regressando dessa ilha a 20. Alguns dos passageiros ficaram apenas horas em Santa Maria, pois embarcaram num avião para Montreal e uma nova vida no Canadá. 
António Tavares lembrava-se do mau tempo na viagem e do desembarque difícil em Vila do Porto, ter de saltar para uma lancha de noite, agarrado por um adulto, enfim o ritual da viagem que lhes mudou a vida. Só faltava mesmo era saber a identidade desse navio.
O PONTA DELGADA era na altura um navio de passageiros novo, tinha entrado ao serviço em Janeiro de 1962 e serviu os Açorianos durante mais de vinte anos, tendo ganho um lugar na história dos transportes marítimos entre as Ilhas difícil de substituir. Navegou nos Açores pela última vez em 1984 e depois foi vendido no ano seguinte em Lisboa.
 Família Tavares reunida ontem, dia 19 de Março de 2013, para comemorar os 50 anos da sua chegada ao Canadá. O bolo tem um aspecto delicioso e as três bandeiras dizem tudo: Açores, Portugal, Canadá. E também o PONTA DELGADA, pequeno corsário das Ilhas nessa viagem há exactamente 50 anos.


O paquete português PONTA DELGADA a sair do porto de Ponta Delgada na década de 1960, com as cores originais da Empresa Insulana de Navegação. O PONTA DELGADA operou nos Açores de Janeiro de 1962 a Outubro de 1984. Fez muita falta pois nunca mais houve ligações entre as ilhas durante todo o ano com navios de passageiros nos Açores.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

CAP CRÉUS said...

Muita saudade...
E faz muita falta mesmo!

Anonymous said...

Depois do naufragio do Arnel e do afretamento do Cedros para a ligação Madeira-Porto Santo,só podia ser o Ponta Delgada, que deixou saudades , mas tambem a imagem de um mau navio para o mar, muito roller como dizem os ingleses .