Sai?, Não sai? Mas quando?
O Blogue dos Navios e do Mar garante que vai sair mas não vai desvendar publicamente os segredos da Portuscale, quando muito podemos adiantar que o navio vai deixar a Doca seca após mais de 2 meses de permanência na Navalrocha, este mês de Agosto. E desejamos que o FUNCHAL se vá estrear em Gotemburgo a tempo e horas. Para que isso se concretize há muita gente a trabalhar, a dar o seu melhor esforço, a começar pelo novo armador, que pode ter começado as suas lides com navios há pouco tempo mas tudo indica que já está infectado sem cura possível pelos negócios dos paquetes, que ainda lhe darão muitas dores de cabeça e outras tantas alegrias - desejamos que a segunda qualidade seja prevalecente.
Entretanto a renovação acabada de efectuar no FUNCHAL é notável a todos os títulos. Já aqui referimos e mostrámos que o navio está lindo e é verdade, basta olhar para ali para o estaleiro da Rocha. A renovação do FUNCHAL ultrapassou as minhas expectativas que foram sempre optimistas. Em termos de exteriores, foram agora introduzidos melhoramentos relativamente óbvios acerca dos quais me interroguei durante anos porque ninguém nunca os fazia. Os tombadilhos ou decks estão mais amplos e adequados à vida no mar de passageiros e voltou a haver acesso ao deck de observação junto à chaminé, de forma diferente da original em 1973, mas o que interessa é que agora os passageiros terão mais um local para apreciar o mar e em especial as entradas e saídas nos portos. Em termos de interiores o FUNCHAL agora é um navio novo. Se os espaços públicos principais são os mesmos, a decoração é outra, do novo FUNCHAL. Sobre esta faceta nova do navio precisamos de ver a obra acabada e depois logo diremos qual a interacção com a nova alma do FUNCHAL rejuvenescido.
Agora que o navio mudou uma das suas páginas de história mais tristes substituída por um futuro que se quer promissor, são precisos passageiros, muitos. Vamos todos divulgar e navegar no nosso FUNCHAL de sempre.
A fotografia que apresentamos acima é uma imagem de Luís Miguel Correia registada a 4 de Agosto de 2013 em Lisboa. Nada de piratear e queremos com isto dizer que para o LMC e o BNM é intolerável que entidades utilizem imagens com direitos reservados e legítimos para fins comerciais. Não nos preocupa os entusiastas que descarregam imagens daqui para uso pessoal. Já tem menos graça a utilização do meu trabalho sem autorização ou conhecimento noutros blogues por aí. Pior ainda é a atitude de empresas que se servem e não dão cavaco. Isso não é correcto nem posso permitir. LMC
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
3 comments:
She sure is looking shipshape and Bristol fashion! But they are leaving it late before leaving dry-dock. No time for sea trials after such a big job.
A Abreu vendia o Cruzeiro inaugural Lisboa/Porto-Gotenburgo com partida a 6/7 de Agosto...
Não quero ser desmancha-prazeres, mas não vejo muito futuro com navios pequenos e já muito antigos; aliás, as vendas, pelo que sei, tem sido diminutas e francamente operar barcos com 50-60 anos não tolhe nos dias de hoje. A nostalgia do que era clássico, do navio dos tempos da meninice ou do meu pai que foi oficial no ss Funchal não preenchem camarotes. Vejam as opinioes num site ingles sobre navios e nostalgia.
Post a Comment