Monday, November 25, 2013

PRÍNCIPE PERFEITO e INFANTE DOM HENRIQUE


Postal do paquete PRÍNCIPE PERFEITO, editado pela Companhia Nacional de Navegação, com a particularidade de apresentar o selo dos correios de Angola, com este paquete e o INFANTE DOM HENRIQUE.

O PRÍNCIPE PERFEITO e o INFANTE DOM HENRIQUE foram os dois últimos grandes paquetes construídos propositadamente para a carreira de África, o primeiro para a Companhia Nacional de Navegação e o INFANTE para a  Colonial. Entraram ao serviço em Junho e Outubro de 1961 e vieram reforçar a capacidade de transporte de passageiros entre a Metrópole, Angola e Moçambique, que na década de 1950 registou um grande crescimento na procura, obrigando a viagens especiais a Angola dos paquetes VERA CRUZ e SANTA MARIA e ao transporte de centenas de passageiros nas cobertas em condições francamente más. 
Na realidade o PRÍNCIPE e o INFANTE deviam ter sido construídos logo no início da década de 1950, quando o Governo, leia-se o ministro da Marinha Américo Tomás, deu indicação às empresas nesse sentido. Querendo fugir a um investimento tão elevado, a CNN tentou enganar a situação com a construção do NIASSA, o mesmo fazendo a Colonial com o UIGE, bons navios mistos que prestaram grandes serviços ao País, nomeadamente como transportes de tropas e material de guerra, mas que não deram resposta cabal à procura de passagens para África. 
O PRÍNCIPE e o INFANTE acabaram por fazer a linha de África apenas durante 14 anos, sendo ambos retirados dessa carreira em 1975 e abatidos. Podiam e deviam ter sido convertidos para fazerem cruzeiros, mas os valores da Desmaritimização então no seu inicio levaram a soluções mais fáceis de abate e destruição da nossa frota mercante...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: