Sunday, February 16, 2014

"A Doca da Rocha hoje está muito feia..."

"Senhor Luis Miguel Correia, nos anos 60 a Doca da Rocha tinha muito movimento de cargueiros da CCN, CNN, SG, Insulana de Navegação, Carregadores Açorianos, empresa de Navegação Madeirense alem dos cargueiros destas Companhias de Navegação iam carregar e descarregar carga geral nesta Doca fragatas, varinos, batelões, esta doca era usada por muitos rebocadores. 

Depois do 24 Abril 1974 a Doca da Rocha reduziu os seus navios, em 1985 com o fim da CTM e CNN estes cargueiros destas Companhias deixaram de se ver nesta Doca. Hoje em 2014 a Doca do Espanhol é uma Marina da APL e a Doca da Rocha já não recebe cargueiros: hoje esta Doca está muito feia.
A foto é no inicio dos anos 60 na Doca da Rocha, cheia de movimento e cheia de navios, no cais sul pode-se ver atracado o cargueiro AMBOIM da CCN que está a descarregar carga para terra e está a descarregar carga com paus de carga para o batelão OLIVEIRA da CCN e para fragatas, pode-se ver atracado ao cais o rebocador MUTELA da CCN, e um varino, no cais norte pode-se ver atracado o cargueiro GANDA da CCN, pode-se ver atracado o cargueiro ARRAIOLOS da SG, que está a descarregar carga para terra e também está a descarregar carga com paus de carga para fragatas e varinos. Pode-se ver atracado a este cargueiro da SG um batelão da CCN, na ré deste cargueiro da SG estão atracados várias fragatas e varinos, pode-se ver também um batelão da CCN.
Espero que o Senhor Luís Miguel Correia goste desta foto da Doca da Rocha no inicio dos anos 60. Gostava que no seu Blog de Navios o Senhor Luis Miguel Correia fala-se sobre a Doca da Rocha com cargueiros da CCN e fala-se da Doca da Rocha com cargueiros da CTM de 1974 a 1985.
Atentamente
Nuno Bartolomeu
Recebi esta mensagem de um visitante e leitor habitual aqui dos Blogue dos Navios e do Mar, e para variar um pouco a forma de conteúdos no habitual estílo LMC, resolvi publicar, com os meus agradecimentos a NunoBartolomeu. Observando a imagem, digitalizada de um postal ilustrado de Lisboa - a fotografia data de fins de 1964 ou de 1965, de acordo com o estado de construção da Ponte Sobre o Tejo por cima de Alcântara. O Sr. Bartolomeu esqueceu-se de referir, na sua vivida descrição dos navios e embarcações, o navio-fruteiro FUNCHALENSE (II) do qual se vê a chaminé e a popa. Foi o primeiro navio de carga saído dos Estaleiros de Viana do Castelo, em 1953, construção 14. Curioso também chamar ao local Doca da Rocha, até faz mais sentido que o nome oficial de Doca de Alcântara. Infelizmente tenho de concordar que este espaço já viveu dias mais activos e atraentes numa perspectiva estética. Mas pelo menos não foi destruído na sua totalidade. Se os edifícios construídos pela Companhia Colonial não resistiram à revolução dos contentores, pelo menos a Doca não foi aterrada como chegou a ser considerado. LMC
Copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: