Saturday, February 22, 2014

AFRICAN FERN: um cargueiro no Tejo...


De vez em quando aparece um cargueiro tipo "trampão" no Tejo, fica por cá uns dias, arribado ou em operação comercial e nunca mais volta. 


Parece ter sido o caso deste pequeno graneleiro de 9 124 TDW, construído no Japão em 1981, o AFRICAN FERN, que fotografámos atracado a Alcântara a 29 de Outubro de 2011. Tratava-se de um navio de 135,5 metros de comprimento máximo e 5 222 GT.
Entretanto no início de 2013 este navio passou a  chamar-se S J AFRICAN e navega agora com bandeira do Togo, propriedade registada no Libano e gestão na Roménia: um mar globalizado em todo o esplendor de um trampão em final de vida. "Trampão" aqui com o sentido de errante, navio usado em serviço de "tramping", em regime de fretamentos internacionais, para usar o jargão português.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: