Friday, February 21, 2014

Estaleiro de Cacilhas


estaleiro Naval do Parry & Son começou a trabalhar em Cacilhas em 1899 neste Estaleiro composto por duas Docas Secas a 1 e 2 foram feitas vários tipos de embarcações neste Estaleiro foram no Século passado feitas lanchas da Classe PEDRO ANNAYA a vapor movidas a rodas para os Rios de Moçambique no inicio Século 20 foram feitos vários barcos neste Estaleiro em 1937 foi construído neste Estaleiro o rebocador MARIALVA,este estaleiro fazia reparação a rebocadores, navios guerra, bacalhoeiros e navios de CABO BRANCO, ferries e cacilheiros, em 1975 foi construído neste Estaleiro o rebocador DOKKHAN para o Estaleiro Asry em 1975 os outros 5 rebocadores iguais a este foram feitos para a Asry no Estaleiro de São Jacinto em Aveiro em 1977 este rebocadores foram todos trabalhar para o Estaleiro Asry no Bahrein em 1978 foi construído neste Estaleiro do Parry & Son e o rebocador PORTEL para a Soponata.
A primeira foto data de 1980, pode-se ver o estaleiro Parry & Son em Cacilhas, na Doca Seca 2 está a ser reparado o Arrastão ALTAIR da CCP, na doca Seca 1 pode-se ver em reparação o arrastão ILHA DE SÃO VICENTE da SAPA, pode-se ver atracados a draga ENG SANTOS SILVA da AGPL e cacilheiro ZAGAIA da Transtejo, em 1986 este Estaleiro fechou por falência.
Nota de LMC: Imagem e texto enviados como comentário ao post anterior. Autoria de N. Bartolomeu.

Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: