Friday, February 21, 2014

Mais dois paquetes para os Açores

A companhia de navegação estatal ATLÂNTICO LINE tem vindo a estudar a construção de dois navios de passageiros e viaturas desde há algum tempo, por forma a dispor de navios próprios que possam substituir as duas unidades gregas com que vem assegurando desde há anos os serviços inter-ilhas no arquipélago.
O Governo Regional dos Açores, que tutela a empresa armadora, acaba de aprovar aprovou o próximo lançamento de um concurso público internacional para a construção de dois navios para transporte de  passageiros e viaturas e entre as ilhas do arquipélago com capacidade mínima para 650 pessoas e 150 automóveis.
Uma resolução do Conselho de Governo Regional, publicada no Jornal Oficial da região a 20 de Fevereiro, aprovou "o lançamento, pela Atlânticoline S.A, do procedimento de concurso público, com publicidade internacional, para a formação do contrato de concepção e construção de dois navios monocasco, com capacidade mínima para 650 passageiros e 150 viaturas".
A construção destes dois navios já tinha sido anunciada em Novembro de 2013 pelo presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, durante a cerimónia, na Horta, da inauguração do navio MESTRE SIMÃO, uma unidade com 40 metros de comprimento, construído nos Astilleros Armon, em Espanha, para o transporte de passageiros e viaturas entre as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico e São Jorge).
A ATLÂNTICO LINE freta actualmente os navios de passageiros EXPRESS SANTORINI e HELLENIC WIND à companhia grega Hellenic Seaways por cerca de 6,1 milhões de euros / ano para as ligações entre as ilhas do arquipélago durante os meses de Maio a Outubro. Estes navios têm assegurado as ligações sazonais em substituiçãos dos navios ATLÂNTIDA e ANTICICLONE, encomendados ao estaleiro de Viana do Castelo e entretanto alvo de polémica continuada. Ler mais aqui sobre a empresa e os serviços inter-ilhas nos Açores.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: