Tuesday, February 25, 2014

Paquete LIMA no Funchal

Pormenor do antigo paquete português LIMA, atracado ao porto do Funchal no ano de 1939.
Construído em 1907-08 em Inglaterra para a companhia alemã HAPAG, de Hamburgo, o LIMA ex WESTERWALD refugiou-se no Tejo em Agosto de 1914 e foi requisitado pelo governo português em 1916, tendo operado aos serviço dos Transportes Marítimos do Estado, da Companhia Nacional de Navegação e da Empresa Insulana, à qual pertenceu de 1922 a 1969.
Apesar de substituído pelo FUNCHAL em Novembro de 1961, continuou a navegar até ao final de 1968. Fez centenas de viagens às Ilhas, foi pioneiro dos cruzeiros em Portugal no período que se seguiu à primeira grande guerra e ainda efectuou viagens extraordinárias a Angola, à Palestina e mesmo uma viagem especial Lisboa - Setubal - Lisboa - Setúbal - Lisboa com manifestantes da União Nacional em romagem à Capital em apoio a Salazar em 1963.
Em 1946-1947 foi modernizado em Lisboa, o casario foi aumentado, a chaminé original (que se vê na foto) foi substituída por outra maior, e a máquina adaptada à queima de combustíveis líquidos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: