Tuesday, May 27, 2014

EUROPA 2: um paquete alemão globalizado


Imagens do paquete EUROPA 2, da companhia alemã Hapag-Lloyd, em Lisboa a 26 de Maio de 2014. O mundo dos navios já não é o que era, com todas as bagunças e globalidades deste século XXI. As bandeiras perderam o seu significado e agora são quando muito troféus para a rapaziada dos marquetingues, espécie de feiticeiros futuristas especialistas na venda de quimeras várias, em adoração permanente dos bezerros de oiro actuais, que é como quem diz, é preciso é fazer dinheiro, mais, muito dinheiro.
Este EUROPA século XXI está carregado de toques de marquetingueiros: para começar o nome é pouco feliz, não exactamente o nome , mais o númeral que se lhe segue. Este navio é o quarto EUROPA da companhia Hapag-Lloyd e tive oportunidade de fotografar e visitar todos. Os dois primeiros eram os mais genuínos, registados em Bremen, que os paquetes alemães com o nome EUROPA têm raízes em Bremen, na frota da companhia Norddeutscher Lloyd Bremen (NDL), com destaque para o EUROPA de 1930, mais tarde LIBERTÉ da companhia CGT. Em 1970 a NDL fundiu-se com a Hapag, antiga rival de Hamburgo que entretanto praticamente abdicara de ter navios de passageiros, com excepção dos navios mistos da carreira do Oriente e, por pouco tempo, do navio de cruzeiros ARIADNE ex-PATRICIA. 
Em 1970 os dois paquetes do NDL, o EUROPA de 1965 e o BREMEN de 1959 integraram a frota conjunta, mas a administração dos serviços de passageiros e cruzeiros manteve a sede em Bremen. Só foram instalados no final dos anos 1990 em Hamburgo. Este EUROPA novo devia ser assim o EUROPA 4, pelo menos, pois houve outros homónimos anteriores. Depois, o escudo e a bandeira da cidade de Hamburgo à proa não fazem sentido uma vez que o registo do EUROPA 2 é em Malta, cuja bandeira flutua à poupa. Os navios mercantes alemães, tal como os portugueses, têm por tradição içar a bandeira da cidade do porto de registo à proa. O único paquete verdadeiramente alemão em termos de bandeira e registo é o DEUTSCHLAND, cujo armador está mortinho por o transferir para as Bahamas ou Malta.
Trapalhices formais à parte, o EUROPA2 é um dos melhores navios de passageiros da actualidade, seguindo a tradição do EUROPA de 1999 e dos anteriores. Pena que a bandeira já não seja alemã, mas isso, os próprios QUEENs já deixaram de ser verdadeiramente britânicos, o registo é das Bermudas e quase se não dá pela diferença, acabou-se foi o títulos do QM2 que deixou de ser um "R.M.S" -Royal Mail Ship.) 
Observações à parte, foi bom rever esta belo paquete EUROPA 2...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: